404 O que é a “língua dos anjos”, mencionada em 1 Coríntios 13:1?

respostas escola biblica


O que é a “língua dos anjos”, mencionada por Paulo em 1 Coríntios 13:1?


Se você observar de forma mais completa, o assunto para o qual você está olhando em 1 Coríntios 13:1 começa em 1 Coríntios 12:1 e vai até o capítulo 14. Paulo está falando sobre a importância dos dons: importância que cada um tem em si, que todos são importantes, que um não substitui o outro, mas que existem uns que são mais importantes que os outros.


Analisando o contexto da igreja de Corinto, você vai perceber que eles achavam que o dom de línguas era mais importante que os outros. Por isso, quando Paulo faz a classificação dos dons (não de todos os que existem no Universo, mas dos que ele cita), a partir de 1 Coríntios 12:28, ele põe o dom dos idiomas em último lugar, em um propósito contextual, é claro.


Após colocar o dom que estava sendo classificado de forma equivocada em seu devido lugar, aí então, Paulo se volta aos coríntios para dizer qual é realmente o dom mais importante (capítulo 13). 


Eis a razão porque a passagem do primeiro verso desse capítulo compara o dom do amor com o dom multilinguístico. E para dar ênfase nisso, Paulo hiperboliza a comparação no texto.


Talvez, alguns corintos poderiam pensar: “Mas para qual língua esse dom não é tão importante, Paulo? O dom de falar aramaico, talvez, por já ser parecido com o seu hebraico, seria menos importante? 


Ou seria de menor importância a língua dos povos mais pagãos?” Paulo já refuta isso exagerando a metáfora ao máximo, dizendo que mesmo que fosse a língua dos anjos, essa não seria mais importante que o amor.


Agora, que língua os anjos falam? Nas pouquíssimas vezes que eles se apresentam a alguém, eles conversam na língua daquela pessoa, o que pode ser visto em diversos exemplos bíblicos. 


Isso demonstra que os anjos têm uma capacidade de falar muitos ou todos os idiomas e dialetos, o que aponta que, provavelmente, o idioma deles, quando conversam entre si, seja uma língua diferente da nossa e desconhecida para nós.


Como a diversidade idiomática é uma consequência do pecado, creio que no Céu falaremos a mesma língua, aí então saberemos que língua os anjos falam.


Um abraço,


 

Pr. Valdeci Júnior