395 O que são os sacramentos da igreja católica?

respostas escola biblica


Os sacramentos da Igreja Católica são aplicados a todas as igrejas cristãs? Que sacramentos devemos observar?


Segundo a Igreja Católica, há sete sacramentos: o Batismo, a Confirmação, a Santa Eucaristia, a Penitência, a Unção, as Santas Ordens e o Matrimônio. Dizer que os sacramentos são esses e que são sete não é bíblico. 


A própria Igreja Católica presume isto. Se você perguntar: “Como sabemos que há sete sacramentos e não há mais nem menos?”, a Igreja Católica responderá: “Sabemos que há sete sacramentos e que não há mais nem menos porque a Igreja sempre ensinou a verdade. 


O número de sacramentos é uma questão de fé, e a Igreja não pode estar enganada em questões de fé.” Mas eu questiono: O que deve ser a nossa regra de fé: a Bíblia ou as tradições? Todavia, eles declaram que “a Igreja, porém, pode instituir as cerimônias que são usadas para administrar ou dar sacramentos.” 


Isso não tem fundamento bíblico. A Bíblia deixa claro que a graça é um dom de Deus, ou seja, não é recebida por obras. Mas a tradição afirma que aquele que se recusar a utilizar os sacramentos não receberá a graça de Deus, pois, segundo ela, os sacramentos foram instituídos como meios especiais para podermos receber a graça divina merecida por Cristo para nós. 


Afirma isso porque, para a Igreja Católica, o sacramento é um ato religioso que tem por objetivo a santificação daquele ou daquilo que é objeto desse ato.


O modelo bíblico cristão de crer no recebimento da graça de Cristo não se dá por obras meritórias, mas pela fé: “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8). “O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17).


Portanto, para nós, as cerimônias mudam de significado, pois não trazem mérito em si, em suas substâncias, matéria ou atos. São apenas símbolos da atitude que o cristão já tomou (ou não tomou). 


Mas o que traz a graça de Cristo ao cristão é o ato de Cristo doar. O cristão apenas aceita. Mais nada. O recebimento da graça acontece quando o crente abre o coração para que Jesus possa morar nele. Isso pode acontecer antes, durante ou depois de um ato religioso. 


A idéia sacramental da igreja católica estabelece que a quantidade de graça recebida é proporcional à intensidade dos atos sacramentais. Ora, biblicamente falando, graça é o recebimento, ou a aceitação que o Céu faz pelo ser humano, embora este não mereça, pelos méritos de Cristo. O Céu não recebe um pouquinho de aceitação, pois Deus não tem parcialidade em aceitar. Imagine Deus lhe abraçando pela metade.


A palavra “sacramento”, em si, não é má, pois é um rito sagrado que tem por objetivo aumentar a graça; é um ato religioso que pretende santificar aquele ou aquilo que é objeto desse ato. Entretanto, pelo uso que a Igreja Católica faz da mesma na adaptação de suas crenças, costumamos não usar esta palavra. Por quê? 


Porque: a) a Igreja Católica considera os sacramentos como uma ação feita pelo homem para obter méritos, o que é contrario à justificação pela fé; b) a “graça” recebida pelos sacramentos católicos, segundo sua teologia, é imputada mesmo que contrarie a vontade de quem recebe (um exemplo disso é o batismo de bebezinhos, que não têm consciência do ato), o que contraria o respeito que Deus tem pelo livre-arbítrio; c) determinados sacramentos contrariam a teologia sola scriptura e adotam as tradições da igreja. 


Por exemplo: no pensamento bíblico, o casamento é santo, puro e aprovado por Deus, desde o contexto edênico. Na tradição da Igreja, o sexo é pecado até mesmo dentro do casamento, portanto na celebração do casamento você está recebendo o perdão pelo pecado que irá cometer pelo resto da vida. 


Outro exemplo é a transubstanciação da eucaristia. Dessa forma, para práticas parecidas com os sacramentos católicos, damos os nomes de cerimônias ou ritos. Os principais são o Batismo, a Cerimônia de Lava-Pés e a Santa Ceia.


Esse ato de concerto devia ser ratificado com o sangue de Cristo. E a ministração do sacramento havia de conservar diante dos discípulos o infinito sacrifício feito por cada um deles individualmente, como parte do grande todo da caída humanidade.


Você pode, agora mesmo, orar a Deus e receber Sua graça, ao abrir-lhe o coração. Continuando essa amizade com Ele, poderá passar pelos ritos da igreja para demonstrar publicamente o seu pacto de amor com o Senhor.


Que Ele lhe abençoe,


 

Pr. Valdeci Júnior