391 Israel continue sendo o povo de Deus hoje?

respostas escola biblica


Como podemos identificar o povo de Israel, no sentido bíblico, hoje? Para sermos filhos de Deus, não precisaríamos ter sangue Israelita? 


Nos dias da igreja primitiva, por maiores que fossem os enganos e falhas do Israel antigo, Deus não havia abandonado Seu plano de criar um povo fiel para servi-Lo. 


Na verdade, o Antigo Testamento esperava ansiosamente o momento em que o Senhor criasse um Israel espiritual, um corpo fiel de crentes, judeus e gentios, que continuasse o trabalho de pregar o evangelho ao mundo. 


"Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa" (Gál. 3:26-29). 


A partir destes versos, medite consigo mesmo: sobre que promessa Paulo está falando no verso 29? 


Qual é o elemento-chave que torna uma pessoa herdeira dessas promessas? 


Por que Paulo está derrubando as distinções de sexo, nacionalidade e condição social? 


Você acha que ele está argumentando que essas diferenças não existem, ou que no contexto da salvação (a necessidade da salvação e o meio de obtê-la) essas coisas não têm importância?


Você percebe? Como filho de Abraão, Cristo Se tornou, em sentido especial, herdeiro das promessas do concerto. No batismo adquirimos afinidade com Cristo e por intermédio dEle adquirimos o direito de tomar parte nas promessas feitas a Abraão. 


Assim, tudo o que Deus prometeu a Abraão é achado em Cristo, e as promessas se tornam nossas, não por motivo de nacionalidade, raça ou sexo, mas pela graça, que Deus nos dá pela fé. 


Nenhuma distinção em matéria de nacionalidade ou classe social é reconhecida por Deus. Ele é o Criador de toda a humanidade. Os homens são pela criação membros de uma mesma família, e todos são um pela redenção. 


Cristo veio para desfazer todo muro de separação, para franquear cada compartimento das cortes do templo, a fim de que cada alma pudesse ter livre acesso a Deus. Seu amor é tão amplo, tão profundo, tão pleno, que penetra em toda parte. 


Ele subtrai à influência de Satanás os que foram iludidos por seus enganos, colocando-os dentro dos limites do trono de Deus, o trono circundado pelo arco-íris da promessa. Não há em Cristo judeu ou grego, servo ou livre. 


Leia I Pedro 2:9 e 10 para encontrar os quatro títulos que Pedro aplica à igreja. A maior parte desses títulos foi retirada dos seguintes textos do Antigo Testamento que se referem a Israel: Êxodo 19:6; Isaías 43:20. 


Note o que esses títulos enfatizam sobre a relação da igreja com Deus. Por exemplo, o título "raça eleita" enfatiza que Deus escolheu a igreja e tinha um objetivo específico para ela. 


O verdadeiro povo de Israel (antes ou depois da cruz) é o Israel da fé, gente que vive em uma relação espiritual de concerto com Ele. Eles funcionam como Seus representantes, preservando perante o mundo o evangelho de Sua graça salvadora..


Que Deus o abençoe,

 

Valdeci Júnior

Pastor e Conselheiro

“A Voz da Profecia” e “Está Escrito”