330 Existe mau-olhado ou, como dizem, olho gordo?

respostas escola biblica


Existe mau-olhado ou, como dizem, olho gordo? Porque algumas pessoas ao admirarem um animal, uma planta, ou mesmo uma criança, esses podem adoecer e até morrer? (E.J.O, Santa Luz – BA, por carta)


De acordo com a Bíblia, uma maldição pronunciada por um inimigo maligno ou mesmo um sentimento ruim que alguém tenha por outra pessoa ou por seus pertences, não deveriam perturbar os inocentes e retos, porque eles estão sob a proteção de Deus: 


Provérbios 26:2: Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre.


O provérbio diz: a maldição sem causa, ou seja, imerecida, não se cumpre. Os filhos de Deus não precisam e nem devem temer feitiços ou agouros. Deus condenou enfaticamente as práticas de magia e adivinhação em geral, por se tratarem de obras de Satanás (Deut. 18:10; Jer. 27:9; Eze. 13:6; Ose. 4:12; Zac. 10:2). 


Portanto, se não nos envolvermos com tais práticas e dessa forma não entrarmos no terreno do inimigo, elas não terão nenhum poder sobre a nossa vida. 


Salmos 118:6: O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?


Pessoa alguma nesse mundo tem poder em si mesma para conseguir prejudicar os outros de maneira sobrenatural. Apenas se uma pessoa estiver afastada de Deus, Satanás poderá prejudicá-la através da feitiçaria. 


Ele pode, inclusive, fazer de maneira com que uma pessoa, planta ou animal seja prejudicado supostamente por um mau-olhado de alguém, para que as pessoas acreditem mais nessas crendices populares do que na Palavra de Deus.  


Salmos 31:14-15: Quanto a mim, confio em ti, SENHOR. Eu disse: tu és o meu Deus. Nas tuas mãos, estão os meus dias; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos meus perseguidores.


Deus não permitirá que os inimigos humanos ou sobre-humanos provoquem dificuldades a seus filhos além do que possam suportar (Jo 1:9-12; 2:4-6; 1 Cor. 10:13). 


Rm 8:38-39: Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.


Podemos descansar tranqüilos nos braços desse Deus de amor, que nos protege e nos guarda do mal, permitindo que aconteça apenas aquilo que é necessário para o nosso crescimento espiritual, nem mais, nem menos.


Ana Paula Accioly Shirai - ana.shirai@novotempo.org.br


Consultora Bíblica

A Voz da Profecia e “Está Escrito”