328 A Biblia proibe o rebatismo?

respostas escola biblica

A Bíblia diz que há “um só batismo”. Então, por que os adventistas costumam rebatizar as pessoas? 


Essa é uma pergunta muito importante!


Antes de dar-lhe a resposta sobre o assunto, é preciso explicar o real sentido do texto de Efésios 4:5. Quando a Bíblia fala que “há um só batismo”, não está se referindo à QUANTIDADE, mas ao TIPO DE BATISMO. Assim, Efésios está dizendo o seguinte: “há um só tipo de fé verdadeira, uma só espécie de batismo verdadeiro: por imersão”. 


Se Efésios 4:5 estivesse ensinando que há apenas “um batismo” no sentido de QUANTIDADE, então haveria também apenas UMA FÉ no sentido de QUANTIDADE. Isso porque o mesmo texto afirma que há apenas “uma só fé”. Se apenas uma pessoa possuísse fé, então as demais estariam perdidas.


Outra evidência de que Efésios 4:5 se refere ao TIPO de batismo encontramos em Atos 19:1-5 onde vemos o próprio Paulo fazendo parte do REBATISMO de pessoas que ainda não tinham um pleno conhecimento da verdade (aqueles discípulos não sabiam da existência do Espírito Santo).


Vamos ao assunto do rebatismo de pessoas de outras denominações religiosas. Como vimos anteriormente, a Bíblia menciona uma ocasião em que pessoas, que não tinham pleno conhecimento da verdade, foram rebatizadas (Atos 19:1-9). Elas fizeram novamente um compromisso público com Deus. 


A Palavra de Deus não proíbe e também não obriga que uma pessoa batizada por imersão o faça novamente (se a pessoa foi batizada por “aspersão”, deve, obrigatoriamente, ser “rebatizada”). Se a denominação de onde a pessoa veio for cristã e ela tenha mergulhado nas águas pode optar pela profissão de fé, se assim o desejar.


Por isso, recomendo que estude bem [com espírito de oração] as instruções a seguir da escritora cristã Ellen White no livro Evangelismo, págs. 373 a 375 (grifos meus):


"A questão do rebatismo deve ser tratada com o máximo cuidado. Depois de ser apresentada a questão do sábado e outros pontos importantes de nossa fé, e de as almas manifestarem coragem moral para se colocarem ao lado da verdade, verão esta questão à luz da Bíblia, uma vez que estejam plenamente convertidas. Mas alguns têm tratado desavisadamente desses assuntos, e Deus tem enviado repetidas reprovações. 


Os que colocam na frente o assunto do rebatismo, fazendo-o de tanta importância como o do sábado, não estão causando a devida impressão na mente das pessoas, nem apresentando corretamente a questão. Requer grande discriminação introduzir verdades afins com o sábado, manejando bem a Palavra, dando a cada um no devido tempo, sua porção de alimento.


"Os que tomam sobre si a cruz do sábado, têm tremenda batalha a combater com o próprio eu e os interesses egoístas que se querem interpor entre sua alma e Deus. Então, ao darem este grande passo e firmarem os pés na plataforma da verdade eterna, precisam ter tempo para se habituarem a essa nova posição, sem que os apressem na questão do rebatismo. Ninguém deve tornar-se consciência para outro ou insistir e fazer pressão quanto ao rebatismo.


"Isto é um assunto em que cada indivíduo precisa conscienciosamente tomar sua atitude no temor de Deus. Deve ser cuidadosamente apresentado no espírito de benignidade e de amor. Portanto, o dever de insistir não pertence a ninguém senão a Deus; dai-Lhe oportunidade de atuar por meio de Seu Espírito Santo na mente, de modo que o indivíduo seja perfeitamente convencido e satisfeito no que respeita a esse passo avançado. 


Nunca se deve permitir que se introduza e prevaleça nesse assunto o espírito de debate e contenda. Não tomeis a obra do Senhor das Suas para as vossas próprias mãos. Os que têm tomado conscienciosamente uma atitude quanto aos mandamentos de Deus, uma vez que se lide com eles devidamente, hão de aceitar toda verdade essencial. 


Exige, porém, sabedoria o lidar com a mente humana. Alguns serão mais tardios em ver e compreender algumas verdades correlacionadas do que outros, especialmente no que respeita ao rebatismo; porém há mão divina a guiá-los - um espírito divino impressionando-lhes o coração, e eles saberão o que lhes cumpre fazer, e o farão. Nenhum de nossos zelosos irmãos faça mais que o necessário nessa questão. 


Estarão em risco de ir adiante do Senhor, e criar para outros provas que Ele os não solicitou a criar. Não é a tarefa de nenhum de nossos instrutores insistir no rebatismo de ninguém. Cumpre-lhes assentar os grandes princípios das verdades bíblicas; isto especialmente no que diz respeito ao rebatismo. Deixai então a Deus a obra de convencer a mente e o coração...


"Toda alma sincera que aceita o sábado do quarto mandamento, verá e compreenderá a seu tempo o dever que lhe cabe. Mas isto levará tempo da parte de alguns. Não é um assunto a ser impelido ou forçado quanto aos que chegaram recentemente à verdade, porém esse assunto atuará como o fermento; o processo será lento e quieto, mas fará sua obra, caso nossos irmãos que ministram não sejam demasiado apressados e malogrem o desígnio de Deus.


"Os que atentaram por muito tempo para esse assunto, vêem-no bem claramente, e pensam que todos os outros deviam ver tal como eles vêem. Não consideram que, para alguns dos recém-chegados à fé, isso parece como negar toda a sua vida religiosa passada. 


A seu tempo, porém, chegarão a ver e considerar o assunto diferentemente. Como a verdade esteja constantemente se desenvolvendo no seu espírito, verão os passos avançados que devem dar; nova luz irradiará em seu caminho; o Espírito de Deus lhes atuará na mente, uma vez que homens não interfiram e os procurem impelir às atitudes que julgam ser a verdade.


"Ora, fique claramente compreendido, de tempos a tempos, em toda a nossa experiência, Deus me tem dado testemunhos de advertência para nossos irmãos relativamente ao tratar do rebatismo. 


Nosso bom irmão e vários outros de nossos pastores, foi-me mostrado, estavam cometendo um erro em determinado ponto de sua vida em acentuar o rebatismo e fazer dele uma prova de discipulado. 


Esta não é a maneira por que a questão deve ser tratada. É assunto para ser lidado como um grande privilégio e bênção, e todos quantos são rebatizados, caso tenham a justa idéia acerca dessa questão, assim hão de considerá-la. 


Esses bons irmãos não estavam levando os recém-chegados à fé passo a passo, cautelosamente, e o resultado é que alguns se desviaram da verdade, quando um pouco de tempo e um trato benigno e cuidadoso com eles haveriam impedido todos esses tristes resultados. Carta 56, 1886".


No Manual da Igreja há esta instrução de Ellen White. É dito que devemos deixar que o Espírito Santo coloque o desejo do rebatismo no coração do crente. Se o cristão preferir a Profissão de Fé (na frente da congregação a pessoa reafirma sua crença nas principais doutrinas e é recebida como membro), sua decisão deve ser respeitada. Caso se sinta melhor reafirmando o seu compromisso e “casamento público” com Jesus por meio do rebatismo, não deverá ser impedido.


Portanto, ore ao Senhor e siga aquilo que Ele colocar em seu coração. 

Um grande abraço,


Leandro Soares de Quadros

Consultor e conselheiro

Jornalista