326 Posso trocar minha escala para não trabalhar no sábado?

respostas escola biblica


Às vezes sou escalado para trabalhar no sábado; por isso, faço trocas com outros colegas para que eles trabalhem no sábado e eu em outro dia da semana (muitas vezes no domingo). Gostaria de saber se há algum problema em realizar essa troca.


Parabenizo-lhe por participar da aliança de Deus com seu povo (Ezequiel 20:12) sendo um observador do sábado. É importante que você desfrute das bênçãos que essa atitude traz (Isaías 58:13 e 14). 


Imagino que sua dúvida seja oriunda de uma leitura das palavras de Êxodo 20:10: “nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro”.


Se observássemos essa citação ao pé da letra, consideraríamos que seus colegas de trabalho não são nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; logo, não estariam no “grupo proibido por Deus de trabalhar no sábado”. 


Poderíamos considerar realmente assim? Analise: por que Deus não incluiu em Suas palavras: “nem o teu patrão, nem os teus superiores, nem o teu vizinho, etc.?”. É porque não está sob sua autoridade de decisão determinar se eles trabalharão ou não no sábado. 


Este é o sentido do que o texto quer dizer: “O controle das atividades dos personagens que não estão sob a nossa autoridade, está fora” da ordenança do mandamento (Ferro, Ivano & Olavo)”. 


Entretanto, pensando sob uma ótica ética-cristã, parece-nos pesar a consciência saber que alguém está transgredindo a ordem divina em nosso lugar enquanto adoramos a Deus. 


Mas pense comigo: será que você poderia tomar a decisão de que seus colegas de trabalho iriam guardar o sábado? Será que eles querem guardar o sábado? Se você não existisse no caminho deles como um trocador de escala para guardar o sábado, será que eles chegariam a conhecer o sábado? 


O contato entre vocês não abre as portas para que você pregue para eles, direta e indiretamente, sobre a verdade presente? E se todos eles decidissem guardar o sábado, não seria uma bênção ver a repartição de trabalho fechando as portas, por uma ordem divina? 


Ah, mas e se for um trabalho indispensável, que não pode parar? Jesus responde: “É licito fazer o bem no Sábado” (Mateus 12:12). “Simples não é? Com isso o Senhor Jesus soluciona o problema... bem como está reafirmanda a santidade deste dia. Nenhum Hospital Adventista no mundo fecha suas portas no pôr do sol da sexta-feira. 


Mas, as Escolas, as Fábricas de Alimentos, as Indústrias Panificadoras, sim. Se toda a humanidade resolvesse guardar o sábado não haveria um único idólatra, nem um só ateu” (Lourenço Gonzalez, Toda a Verdade Sobre o Sábado, 2a edição (Niterói, RJ: Editora Ados, 2000), 120). 


Concluindo, o que Deus pede é que você guarde o sábado e faça todos os seus esforços para que outros também o guardem, ou pelo menos saibam que deveriam guardá-lo. Essa é a razão pela qual não existe nenhum amparo bíblico para dizer que a sua troca de escala é pecaminosa.


Que Deus o abençoe.

Pastor Valdeci