322 Não creio em profecias fora da Bíblia

respostas escola biblica


Não creio em profecias fora da Bíblia, muito menos em Ellen G. White. Mateus 11:13 diz que “os profetas profetizaram até João”.


O texto de Mateus 11:13 não pode estar se referindo ao fim do dom profético; se o tivesse, a Lei também teria perdido seu significado. 


O que Mateus está dizendo é que a Lei e os profetas “profetizaram até João”, ou seja, até João Batista a Palavra de Deus cumpriu o seu papel de pregar sobre o advento do Messias e do reino de Deus. Com João, iniciou-se o cumprimento deste tempo. 


Que o dom profético continuou (e continuaria) após João Batista podemos ver nos seguintes textos (entre outros): 


“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;  até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.” Atos 2:17-18. 


“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.” Atos 19:6. 


“Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam.Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo” Atos 21:9-10. 


“Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.” 1 Coríntios 14:1.


“Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.” 1 Coríntios 14:29. 


“Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas” 1 Coríntios 14:32. 


Veja que os escritos destes profetas não se encontram na Bíblia. Nem por isto iremos dizer que eles são falsos, pois uma pessoa para ser profeta não precisa necessariamente ter seus escritos no cânon sagrado ( I Crônicas 29:29, II Crônicas 9:29, 20:34, etc). 


Este fato de maneira alguma pode levar-nos a pensar que a obra realizada por eles não foi importante ou que tais servos de Deus não eram profetas. Afinal, todos foram usados pelo mesmo Espírito Santo. Tal se dá com Ellen G. White. 


A qualidade da inspiração não é diferente em cada profeta porque o mesmo Espírito atua em todos eles; já a função e o propósito da inspiração podem diferenciar, o que nos leva a crer que os escritos de Ellen White não cumprem função de regra ou norma de doutrina; a Bíblia sim. 


O propósito do Espírito de Profecia manifesto nestes últimos dias é “testemunhar de Jesus” (Apocalipse 19:10), instruir o povo de Deus e guiá-lo de volta à Bíblia Sagrada (I Coríntios 14:1 e 5; Atos 2:17-18; Provérbios 29:18). De modo algum este dom profético pode acrescentar algo à Bíblia; seu propósito é guiar as pessoas de volta à Palavra de Deus. 


É maravilhoso o fato de a  igreja de Deus ter este dom nos dias atuais, pois nos ajuda em meio à confusão religiosa predominante. É através deste dom que Deus instrui seu povo a seguir a Sua Palavra, a Bíblia, como única regra de fé e prática. Sobre isto disse a própria Ellen G. White: “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. 


Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos "últimos dias"; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios.”  


Vejo o dom profético como algo muito positivo. Cada vez que leio um livro da Sra. White meu amor por Jesus aumenta ainda mais e o desejo de servi-lo inunda o meu ser. 


Não creio que possamos desconsiderar os benefícios de tal dom para nós hoje ou pensar que tudo aquilo que recebemos de Deus com o auxílio do dom dado a Sra. White (além da organização da igreja, muitas instruções na área de saúde, evangelismo, etc) tenha vindo do acaso.



Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual