319 O que ocorrerá com os ímpios quando Jesus voltar?

respostas escola biblica


Sua pergunta é muito importante e demonstra o seu interesse no plano da salvação.


A Bíblia ensina que quando Jesus voltar (João 14:1-3; Hebreus 9:28), os ímpios serão mortos pelo resplendor da Sua glória e pelas montanhas que cairão sobre eles: “...então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.” 


2 Tessalonicenses 2:8.  “...e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.  


Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes  e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,  porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” Apocalipse 6:14-17. 


Por terem rejeitado insistentemente aos muitos apelos que o Espírito Santo fez aos seus corações, ficarão eternamente perdidos, pois Deus não obriga as pessoas a serem salvas (ver Apocalipse 22:17).


Após esse grande evento (segunda vinda de Cristo), os justos serão levados ao Céu para estar com o Senhor para sempre (1 Tessalonicenses 4:13-18) e os ímpios permanecerão mortos aqui na Terra, desolada e destruída (Apocalipse 20:5; Jeremias 4:23-28). 


Após, se iniciará um período de 1000 anos nos quais os justos estarão “de férias no Céu”. Lá, eles irão entender muitas coisas, inclusive o porquê de muitos não terem sido salvos, pois terão acesso aos livros do Céu que contêm o registro da vida de todos os seres humanos. Desse modo, farão parte do juízo dos homens ímpios e dos anjos caídos (ler 1 Coríntios 6:2 e 3).


Quando completar-se esse período de 1000 anos, a Cidade Santa onde Deus está, juntamente com todos os salvos, descerá do Céu (Apocalipse 21:1-3) em cima do “Monte das Oliveiras” (Zacarias 14:4); assim, a morada de Deus será com os homens no planeta Terra (Apocalipse 21:2 e 3), que terá sido “recriado” (Isaías 65:17). 


Tudo será belo como no princípio, sem a mancha do pecado (Isaías 11:6-9, 65:21, 25, 66:22 e 23, etc). Nesse mesmo momento em que a Cidade Santa, chamada de “Nova Jerusalém” (Apocalipse 21:2), descer do Céu, os ímpios serão ressuscitados para receber o castigo final “segundo as suas obras” (Apocalipse 20:11; Lucas 12:47 e 48 e Mateus 16:27). Depois serão definitivamente destruídos (Salmo 37:20; Miquéias 4:1-3). 


Todo o sofrimento terminará e toda lágrima será enxugada. O mal não se levantará pela segunda vez (Naum 1:9), pois todos já terão tido evidências suficientes de que desobedecer a Deus não traz felicidade. Consequentemente, ficará comprovado diante de todo o universo que Deus é amor: 


“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. Daquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e gozo, declaram que Deus é amor.” 


Logo Jesus voltará para dar fim ao grande conflito entre o bem e o mal. Não podemos ficar neutros quanto a isso: aceitamos a Cristo ou O rejeitamos. 


Ele aconselha você: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” Provérbios 23:26. “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Mateus 24:42. “Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.” Mateus 24:44.


Quem você irá escolher? De que lado ficará? Meu desejo é que hoje mesmo você decida-se por Jesus e comece a preparar-se para a Sua volta. “Certamente venho logo!” Apocalipse 22:20.


Um abraço,


Leandro Soares de Quadros

Consultor Bíblico – Conselheiro Espiritual