309 Se houvesse uma enchente no sábado?

respostas escola biblica


“Se houver uma enchente numa noite de sexta-feira e a casa da pessoa desmoronar? Como ficaria a guarda do Sábado?...”


Enquanto esteve neste mundo o Senhor Jesus Cristo tratou por diversas vezes com os fariseus a respeito da MANEIRA como deveria ser guardado o Sábado. Dos muitos princípios expostos por Ele, creio que o exposto em Lucas 6:9 e Mateus 12:12 responderá sua pergunta. Vejamos:


“Então, disse Jesus a eles: Que vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer?”


“Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.”


Nesse caso Jesus havia curado num dia de Sábado um homem que tinha uma mão ressequida. Os líderes religiosos da época, que haviam estabelecido por conta própria diversas regras em torno do mandamento, ficaram revoltados com o ocorrido. 


Com o intuito de levá-los à reflexão, Cristo perguntou-lhes se "no sábado era lícito fazer o bem ou o mal". Deste modo, vemos que um dos princípios ensinados por Cristo é o de que devemos salvar vidas também no dia de Sábado, pois isso não constitui em transgressão ao quarto mandamento, de acordo com a lei de Deus.


Em Mateus 12:12 o evangelista registra outro aspecto da discussão de Cristo com os fariseus e acrescenta: "É lícito fazer o bem aos Sábados", ou seja, devemos ajudar aos outros em qualquer dia da semana. O Sábado, além de ser um dia próprio para a pregação do evangelho, constitui em uma ótima oportunidade para o alívio do sofrimento humano.


Deste modo, cremos que se ocorresse uma enchente (ou qualquer outro tipo de emergência) em uma noite de sexta-feira (Sábado), com a consciência tranquila poderíamos ajudar nosso semelhante que passa por dificuldades, pois tal atividade não é proibida na Palavra de Deus. 


Isso também é feito pela Agencia Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) que atua poderosamente em todo o mundo no auxílio aos desabrigados.


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico - Conselheiro Espiritual