306 Posso guardar o sábado e continuar em minha igreja?

respostas escola biblica

Poderia eu guardar o sábado e permanecer em minha congregação? Caso freqüentasse uma Igreja Adventista, teria de ser batizado novamente?


Todos os filhos de Deus crescem espiritualmente a cada dia. De muitas bênçãos irás desfrutar ao guardar o sábado. 


Em especial do companheirismo integral com o Senhor Jesus, mantendo viva em sua mente a lembrança de que um dia Ele o criou e o salvou, poderá desfrutar do descanso físico e mental juntamente com a família, fortalecendo assim os laços de amizade e amor do lar. Deus está muito feliz com sua decisão!


Sobre guardar o sábado estando em sua igreja atual. Não é errado fazer isso, pois poderás mesmo assim servir a Deus e ser uma luz a iluminar outras pessoas com o conhecimento pleno de Suas verdades; mas você poderá enfrentar algumas dificuldades no presente, em especial no futuro.


Há a grande possibilidade de que os irmãos de sua igreja não aceitem sua crença na santidade do sábado e passem a criticá-lo ou dizer: “este foi enganado”, o que traria grande desconforto. 


Desse modo, você não encontraria prazer em estar lá ou sentir-se-ia tenso toda vez que tivesse de encará-los com tal visão que eles têm a respeito de sua pessoa e de visão teológica. Porém, o maior obstáculo seria num futuro breve, quando os fieis filhos de Deus, que “guardam Seus mandamentos e têm o testemunho de Jesus” (Apocalipse 14:12) forem perseguidos ( Apocalipse 12:17; 13:16, 17). 


Logo a igreja e o estado unir-se-ão novamente com o intuito de estabelecer um dia de guarda – o domingo – a fim de que todos sejam obrigados a guardá-lo e quem não acatar, será punido. Isso é profetizado em Apocalipse 13 e mencionado em Daniel 7:25. 


Pergunto-lhe: naqueles dias em que os obedientes serão perseguidos, como irias estar seguro estando entre aqueles que observam o domingo como sendo o dia santificado? Não seria arriscado?


As igrejas que preferiram abandonar a lei de Deus e seguir a vontade dos homens são representadas por “babilônia” (significa ‘confusão’) no livro de Apocalipse; sabendo que em todas as denominações há filhos de Deus espalhados, Jesus faz em especial dois convites a todos eles, a fim de que não sofram ainda mais nos momentos de perseguição ou tomem parte no castigo que sobrevirá aos abertos transgressores: 


“Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Apocalipse 18:4). 


“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas (ou seja, adore a Deus no Sábado! Leia Êxodo 20:8-11 e verás que este texto de Apocalipse 14 faz menção ao quarto mandamento; a razão pela qual devemos adorar a Deus e guardar o Sábado é apresentada em ambos os textos: porque Ele é o nosso Criador). (Apocalipse 14:6-7)

 

Vá aos braços de Jesus e encontrarás segurança! Mesmo que o critiquem por seguir a verdade, lembre-se que Deus está contente por você e creia que irá sustê-lo nesta vida e prepará-lo para a eternidade; Ele está reunindo um povo para tal. Ore ao Senhor e peça-lhe para que o dirija em sua decisão.


Se você já foi batizado nas águas, certamente expressou sua fé no Senhor Jesus e testificou que o aceita como Salvador pessoal; sendo assim, tenha certeza de que seu batismo é válido para Deus; neste caso, uma profissão de fé realizada na igreja Adventista seria o bastante para que você pudesse segui-la. 


Entretanto, há pessoas que sentem o desejo de reassumir e renovar a sua aliança espiritual com Cristo através do rebatismo por acharem que pelo fato de terem continuado desobedecendo a Deus quebrando Sua lei, viveram em pecado; por terem tido um novo conhecimento, decidem-se por recomeçar pedindo o rebatismo, pois lhes proporciona uma agradável sensação de perdão e purificação.


Ore a Deus; se Ele colocar em seu coração o desejo de renovar seu voto de fidelidade e amor a Jesus, faça-o; se não sentires tal necessidade, creia no perdão de Deus e adore-o com maior intensidade que antes!


Deus te abençoe,


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico e Conselheiro Espiritual