304 Quando ocorrerá o fechamento da “porta da graça?”

respostas escola biblica


O que vem a ser a “porta da graça?” Quando ocorrerá o fechamento dela?


“Porta da Graça” é uma expressão usada pelos Adventistas para se referir ao encerramento do tempo de graça dado à humanidade para que se arrependa dos seus pecados e volte-se para Deus. 


Este "fechamento da porta das oportunidades" ocorrerá no futuro quando Jesus terminar Sua obra no Santuário Celestial e sair de lá a fim de nos buscar (ver Daniel 12:1, 2). Assim, a porta do Santuário Celestial – onde Cristo intercede - será fechada. 


O período de fechamento da porta da graça está registrado em Apocalipse 22:11, onde Deus diz que o injusto poderá continuar sendo injusto e o justo sendo justo, pois, o tempo acabou: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.” 


O fato de que Cristo virá para “dar a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27, 24:30-31, Apocalipse 1:7, 6:14-17, etc.) indica que Ele já terá decidido todos os casos, ou seja, quando voltar para buscar os justos, certamente a oportunidade de salvação terá terminado; cada ser humano terá feito sua escolha.


Um exemplo bíblico que ilustra muito bem este acontecimento do “fechamento da porta da graça” encontramos nos dias de Noé no período do dilúvio. Durante 120 anos Noé pregou ao povo para que se arrependesse e, infelizmente, não aceitaram. 


Da mesma forma que as pessoas que não aceitaram a pregação “ficaram de fora” depois de a porta da arca ter sido fechada, acontecerá quando Jesus voltar; alguns vão querer “entrar pela porta” da salvação e não poderão, pois o tempo já terá encerrado.


“Não haverá um tempo de graça depois da vinda do Senhor. Os que dizem que haverá, estão enganados e iludidos. Antes que Cristo venha, a situação será semelhante à que existiu antes do Dilúvio. E depois que o Salvador aparecer nas nuvens do Céu, ninguém terá outra oportunidade de obter a salvação. Todos terão feito suas decisões.”  


HOJE (Hebreus 3:13; 4:7), todos têm a oportunidade de ir a Cristo, nosso Salvador e Sumo Sacerdote (Hebreus 8:1, 2), a fim de receber perdão dos pecados (1 João 1:9). 


Cristo sente muita alegria em perdoar Seus filhos e em dar-lhes poder para que sejam obedientes (Isaías 1:18; Filipenses 2:13). Vá a Jesus do jeito que está (1 João 2:1) e comungue com Ele por meio do estudo da Bíblia (João 5:39) e da oração (João 15:16, 17). 


Dessa maneira, você sentirá a maravilhosa transformação realizada por Ele em seu interior (2 Coríntios 5:17) e irá iluminar a vida de muitas pessoas por meio da sua conduta (Mateus 5:13-16).


Que Deus lhe abençoe ricamente,



Leandro Soares de Quadros

Consultor e conselheiro

Jornalista