293 A Guarda do Sábado implica em Salvação?

respostas escola biblica


A Guarda do Sábado e a Salvação


“As pessoas que não conhecem a doutrina do Sábado e morrem (ou já morreram), sendo que não souberam dessa verdade, serão salvas ou irão se perder?”


Vamos começar nosso estudo lendo Mateus 16:27:


“Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras”. 


Um ponto importantíssimo a se analisar no julgamento que Deus realizará (esse julgamento iniciou-se em 1844) da humanidade é o fato de Ele “julgar a cada um segundo as suas obras”. 


Nisto está o princípio de que o Senhor avaliará a cada um conforme a luz que recebeu da verdade. Esse princípio é bem claro em Lucas 12:47, 48, que mostra que o castigo é proporcional às obras de cada um: “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites. 


Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.” 


Se um fiel cristão, filho de Deus, morreu sem ter conhecido as verdades bíblicas na plenitude (como por exemplo, a guarda do Sábado – entre muitas outras), por não ter tido a oportunidade, certamente Deus levará isso em conta. Deus sabe se esse cristão guardaria o Sábado ou não, caso descobrisse o mandamento na Bíblia!


Como exemplo há os reformadores. Grandes homens como Martinho Lutero, João Wesley entre outros, foram usados por Deus para trazerem à luz verdades bíblicas que haviam sido esquecidas, mas, não guardaram o sétimo dia. Viveram conforme aquilo que sabiam, criam em Jesus e O amavam.


Devemos também levar com conta que a Salvação é pela graça (Efésios 2:8, 9). Nossos bons atos são frutos, resultado de nossa salvação (leia Efésios 2:10). Isso não quer dizer que um aberto transgressor da lei de Deus, que conhece a Palavra de Deus (e não pratica) será salvo (confira Provérbios 28:9 e Mateus 7: 21-23). 


Destaco que o sangue de Jesus pode cobrir o que faltou na vida cristã daqueles que O aceitam como Salvador e viveram conforme a iluminação que tiveram em consequência da atuação do Espírito Santo no interior. 


Muitos hoje se colocam em um caminho perigosíssimo achando que pelo fato de a salvação vir pela graça, as obras não têm valor na vida do cristão. 


A estes cabem as instruções e advertências de Paulo e do profeta Isaías: “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei” Romanos 3:31. “E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!” Romanos 6:15. 


“Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.” Hebreus 10:26-27. 


“Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.” Isaías 48:18.


Concluindo: se sabemos que devemos guardar um mandamento de Deus e não o fazemos, estamos pecando (Tiago 4:17), teremos de dar contas a Deus (Apocalipse 22:12) e perderemos a Salvação (Tiago 2:10).


Nosso Deus é maravilhoso e levará em conta no dia do juízo muitas coisas! Louvado seja Ele por sua misericórdia, amor e justiça! (Gênesis 18:25).


Leandro Soares de Quadros

Jornalista