290 Que significa `Ter fé em Deus`?

respostas escola biblica


A fé.


A fé é o meio pelo qual tomamos posse das promessas de Deus. Vejamos o que é a fé e qual a sua importância:


“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. Hebreus 11:1.


Fé é crer em algo que não se vê. Ter fé é fundamental para recebermos as bênçãos que precisamos e principalmente para alcançarmos a salvação.


“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11:6.


É tendo fé que agradamos a Deus e tomamos posse de suas bênçãos e da salvação. A fé é um “pré-requisito”, um dom, um presente de Deus: “porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Efésios 2:8.


É Deus Quem nos dá a fé para crermos nEle; mas temos de fazer nossa parte em desenvolver esta fé. Como? Vejamos:


“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. Romanos 10:17.


Muitos dizem que não têm fé e que não conseguem crer. Isto se dá porque a fé não foi alimentada. Para termos mais fé, é necessário que ouçamos a palavra de Cristo. Temos de estudar diariamente a Bíblia, para que a confiança em Deus aumente.


Outro meio muito eficaz de desenvolver a fé é estudar a natureza. Quando analisamos as coisas criadas, as estrelas por exemplo, vemos que todas essas obras nos ensinam que há um Deus Criador, Onipotente e Onisciente:


“Mas pergunta agora às alimárias, e cada uma delas to ensinará; e às aves dos céus, e elas to farão saber. Ou fala com a terra, e ela te instruirá; até os peixes do mar to contarão. Qual entre todos estes não sabe que a mão do SENHOR fez isto?” Jó 12:7-9.


“Porventura, não está Deus nas alturas do céu? Olha para as estrelas mais altas. Que altura!” Jó 22:12.


“Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste” Salmo 8:3.


“Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar”.  Isaías 40:26.


Vemos por estes versos que, além da natureza nos convidar para ver a Deus, as estrelas também o fazem. Por isso, estudando a astronomia, as estrelas, o espaço sideral (não confundir com astrologia que é condenada por Deus) vemos que toda essa organização não pode existir por acaso. “Onde há um plano perfeito, há um projetista perfeito”. 


Esta é a lei das CAUSAS e EFEITOS (defendida por muitos cientistas de renome, inclusive Albert Einstein), de que os EFEITOS são manifestações condicionadas de uma CAUSA; e a CAUSA sempre, em quaisquer escalas, supera em níveis de importância aos EFEITOS – sejam eles quais forem .


Isto quer dizer que, se há o universo (EFEITO), tem de haver um Criador (a CAUSA).


Vejamos algo mais sobre as estrelas – o que elas nos mostram sobre a existência de Deus: Cada estrela, para manter-se em ignição e fornecer o calor e a energia sem os quais a vida seria impossível, gasta dezenas de toneladas de sua própria massa em cada segundo. Isto é lógico no sentido de que tudo que queima consome combustível.


De acordo com análises feitas por astrônomos e cientistas, se as estrelas consomem energia de si mesmas, elas não são eternas, pois a quantidade de massa que elas consomem – sua própria massa – (mais especificamente o sol) faria com que elas durassem apenas duzentos ou trezentos anos!


Além de nos mostrar que as estrelas não são eternas – foram “criadas”, esta evidência nos mostra que Alguém está fornecendo esta massa para as estrelas consumirem, pois se isso não acontecesse, elas não mais existiriam, pois elas consomem sua própria massa. E este Alguém é Deus!


Veja o quanto as estrelas nos falam sobre Deus! De acordo com o astrônomo William Herschell: “Louco é o astrônomo que não crê em Deus”.


Para desenvolvermos nossa fé também é fundamental orar e estar atento às providências de Deus (ver o modo como Ele age na nossa vida). A Bíblia nos orienta que oremos no mínimo três vezes por dia (Salmo 55:17; Daniel 6:10).


“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Romanos 10:9.


“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”. Marcos 16:16.


“Olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”.  Hebreus 12:2.


Jesus é o “autor e consumador de nossa fé” (Hebreus 12:2); sendo assim, qualquer um de nós terá uma fé viva e dinâmica na carreira cristã. Sendo autor e consumador da fé, Jesus pode nos dar toda a confiança nEle em qualquer momento; basta pedirmos. Basta fazermos a nossa parte em buscar.