274 Existem “Plágios” de Ellen White?

respostas escola biblica


Há uma diferença entre plágio desonesto e usar bons materiais de outros escritores.


Em nossos dias, a fim de mencionar outra fonte, deve ser citada a origem da mesma; mas este requerimento legal é algo recente.


Nos dias de Ellen White não havia a exigência de se mencionar de onde fora tirado uma informação. Por isso nos livros dela iremos encontrar o uso de porções escritas por outros autores sem a menção dos mesmos. 


Eram na maioria livros de sua Biblioteca, que podemos até identificar quais são. Por que ela não mencionou as fontes? Por que não era exigido nos dias dela; não fazia parte de sua cultura. Ela mesma reconhecia isto. Cremos que Deus a inspirou na seleção de materiais importantes para adicionar em seus livros.


Encontramos o uso de informações históricas principalmente no livro “O Grande Conflito” e também informações sobre a vida de Jesus utilizadas no livro “O Desejado de Todas as Nações”.


Não podemos julgar uma pessoa que escreveu a mais de cem anos atrás, com base nas leis de hoje!


Outro ponto muito importante é que os escritores bíblicos também se utilizaram de fontes extra-inspiradas. Usaram materiais dos registros dos reis, de livros contemporâneos e também da sabedoria popular. 


O Espírito Santo guiou a seleção do material que poderia ser usado para revelar as coisas de Deus e do material que deveria ser deixado de fora. Temos um exemplo disto no livro de Judas. Veja:


“Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”. Judas 1:14-15.


Enoque nunca mencionou isto na Bíblia. Os estudiosos Bíblicos em geral concordam que o livro pseudígrafo chamado I Enoque estava em circulação entre os Judeus por volta da metade do I século antes de Cristo. Foi deste livro, que nem está na Bíblia, que Judas tirou esta declaração. Iremos acusar Judas de plagiador?


Se Judas estava fazendo uma citação de I Enoque, o fez por que o Espírito Santo o conduziu para agir assim. E com Ellen White aconteceu o mesmo. 


Em todos os escritos de Ellen White não encontramos uma só citação que esteja em desarmonia com a Bíblia. Esta é a maior prova de que seus escritos foram inspirados por Deus.


Muitas pessoas, inclusive reis de outros países traduzem os escritos de Ellen White devido às importantes orientações que trazem. 


Ela é a terceira escritora mais traduzida no mundo, inclusive acima de “Shakespeare”. Escreveu mais de 100.000 páginas, nas quais existem inclusive profecias que se cumpriram e orientações na área de saúde, educação, família, entre outras, aceitas pela ciência moderna.


Aliado a isto está o fato de sua vida de dedicação a Deus e amor ao próximo serem testemunhos de que ela era uma profetisa verdadeira: “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:20.