270 Os Católicos que guardam o Sábado

respostas escola biblica


Os Católicos e o Sábado


Enquanto muitos autores defendem a santidade do domingo e a observância do mesmo como dia de repouso, há pessoas sinceras no meio Católico (e evangélico) que aceitam unicamente a autoridade das Escrituras em sua vida e que afirmam ser o sábado o dia do Senhor.  


As declarações a seguir são valiosas para análise e reflexão:


“Foi a igreja católica... que transferiu este descanso para o domingo... Dessa forma, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que os mesmos prestam, a despeito de si mesmos, à autoridade da igreja [Católica]” .


“Podeis ler a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do Sábado, dia que jamais santificamos”. 


“Estais certos disto, vossos amigos Adventistas do 7o Dia vos estão dizendo a verdade quando dizem que foi a Igreja católica que mudou o dia de adoração do sábado judaico para o domingo cristão. Se os protestantes seguissem a Bíblia, adorariam a Deus no 7o dia. Guardando o domingo estão seguindo uma lei da igreja católica...” .


“Em resposta à vossa carta de interrogação onde perguntais 1. se o Sábado é o 7o dia, segundo a Bíblia e os 10 mandamentos,  respondo sim. 2. O domingo é o primeiro dia da semana – a igreja mudou o 7o dia, o Sábado – para o domingo, o 1o dia? Respondo sim”. 3. Cristo mudou o dia? Respondo não! Sinceramente, Cardeal Gibbons” .


“Em nenhum lugar da Bíblia, encontramos que Cristo ou os apóstolos ordenaram que o Sábado fosse mudado para o Domingo. Temos o mandamento de Deus dado a Moisés para guardar o santo dia de Sábado, que é o sétimo dia da semana, o Sábado. Hoje muitos cristãos observam o Domingo porque este nos tem revelado, digo, nos tem sido revelado pela igreja (romana) fora da Bíblia”  .  


Os próprios autores católicos reconhecem que a Igreja teve grande influência na mudança do dia de guarda. Meditem os sinceros...


Há versos nas Escrituras que condenam esta atitude da Igreja. Eis alguns, ditos pelo próprio Senhor Jesus:


“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 


Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus”. Mateus 5:17-19.


“E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”. Mateus 15:9.


“Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso”. Provérbios 30:5-6.


“Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele”. Eclesiastes 3:14.


“Quanto às tuas prescrições, há muito sei que as estabeleceste para sempre”. Salmos 119:152.


Se deixarmos de obedecer a Deus para obedecer ao homem, nossa condenação será certa. Qual autoridade iremos aceitar em nossa vida? A Divina ou a humana? 


Que possamos seguir o exemplo de Pedro e os demais apóstolos: “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. Atos 5:29.


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico