265 Os Patriarcas não guardavam o Sábado?

respostas escola biblica


Por que os patriarcas não fazem nenhum comentário sobre o sábado?


Na época dos patriarcas, o sábado era guardado corretamente entre eles; todo o povo possuía um claro conhecimento sobre a observância do sétimo dia, pois o mesmo havia sido dado “no início do mundo, antes mesmo do Sinai”:


“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”. (Gênesis 2:1-3).


Este preceito consta também no decálogo, observado pelos patriarcas:


“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:8-11)


Outro fator que podemos levar em consideração em nossos estudos sobre este assunto é o de serem encontradas várias referências na Bíblia sobre a semana de sete dias (Gênesis 8:10 e 12; Gênesis 29:27-28; Juízes 14:12; Êxodo 15:5, etc). 


Isso quer dizer que eles conheciam bem o ciclo semanal, do qual o sábado era a referência. “... a própria alusão ao ciclo semanal é uma evidência da observância do sábado nos primórdios da história humana” .


Portanto, os patriarcas não fizeram muita menção do mandamento por que não havia necessidade; era bem conhecido e praticado. Diversas vezes podemos ler nas Escrituras que os patriarcas guardaram os mandamentos de Deus, sendo o sábado parte integrante deles. Um exemplo disso é Abraão:


“porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis”. (Gênesis 26:5)


Fazia parte da vida dos servos de Deus dar um bom testemunho através de sua obediência. Que possamos como cristãos seguir esse exemplo maravilhoso.