259 Por que os Adventistas dão mais ênfase ao sábado?

respostas escola biblica


Nossa ênfase ao sábado se dá pelo fato de este mandamento de Deus ter sido esquecido pelo mundo. Deus, ao criar o preceito, sabia que o mesmo seria esquecido; por isso, usa a expressão “LEMBRA-TE...” (Êxodo 20:8) no momento em que ordena a observância do sábado como dia de repouso e adoração.


Outro fator se dá pelo fato de Deus ter feito um chamado à humanidade para que o adore como Criador; esta mensagem está em Apocalipse 14:7 (compare o texto com Êxodo 20:8-11 a fim de perceber as semelhanças entre eles; falam do mesmo assunto). 


A mesma é um convite a todos para que guardem o sábado, que lembrem do seu Criador através do “memorial da criação” estabelecido por Ele. Como igreja, temos de pregar essa mensagem de Deus, pois Ele incumbiu-nos disto.


Isso não quer dizer que a doutrina Adventista centralize-se apenas no sábado. Cristo é o centro das Escrituras; “um fio de sangue passa por todas as páginas da Bíblia” (o sacrifício de Jesus em favor da humanidade é o tema predominante).


Certo é que não devemos falar de Jesus sem falar da Sua doutrina, pois a mesma é dEle. A doutrina é importante para nosso fortalecimento e solidificação na fé. Pouco antes de ascender aos céus, o Senhor Jesus instrui os discípulos a ensinarem “todas as coisas...” (Mateus 28:20). 


Sendo que o Sábado foi criado por Jesus Cristo (João 1:1-3 é claro em afirmar que Jesus é Deus. Em Gênesis 1:26-27 vemos a presença de Cristo com o Pai e o Espírito Santo ao dizer: “Façamos o homem...”), devemos ensiná-lo também.


O Centro do Sábado é Jesus, pois Ele é o criador. Não há como falar do sábado sem falar de Jesus, pois a santificação desse dia faz parte da adoração a Ele (Cristo).


Cremos como igreja que a fé cristã é composta de vários “pilares”; o sábado é apenas um deles e não o todo. Mas esse todo sem o sábado é incompleto.


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico