257 A Bíblia não ensina que há um inferno?

respostas escola biblica


O fato do lago de fogo ser mencionado após a promessa de Apocalipse 21:4, em Apocalipse 21:7 e 8 não indica que o inferno existirá eternamente? A Bíblia não ensina que há um inferno?


“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”. (Apocalipse 21:4 RA).


“O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. (Apocalipse 21:7-8 RA).


A respeito da sequência de Apocalipse 21:4 (v. 7 e 8):


O verso de Apocalipse 21:4 irá se cumprir em sua plenitude após a total destruição dos ímpios e de todo o pecado. Isto porque, caso um justo tenha parentes que não sejam salvos e que sejam lançados no lago de fogo, não será feliz ao saber que os mesmos estão sendo atormentados. 


O texto de Apocalipse 21:4 diz também que não haverá “dor”, o que nos leva à real conclusão de que realmente um dia Deus irá terminar com “toda a espécie de sofrimento” e “dor”, inclusive do lago de fogo e enxofre.


O fato de Deus mencionar o lago de fogo “após” a maravilhosa promessa de que todo mal terminará, não indica que o lago de fogo existirá após a mesma; isto porque o Apocalipse nem sempre segue uma ordem cronológica ao expor as profecias (em alguns casos).


O que a Bíblia ensina acerca do inferno.


As Escrituras não ensinam que há um inferno de fogo, mas sim que haverá.


Um dia Deus lançará o diabo e seus seguidores em um lago de fogo. No sentido literal, o lago de fogo só existirá após o período dos mil anos. Isto é muito claro nas Escrituras:


“Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo”. (Apocalipse 20:14 RA).


Leia o contexto da passagem e verá que tal lago de fogo será “após o período dos mil anos” que passaremos no céu, e não antes disto. Quando a Bíblia usa a palavra inferno no sentido de fogo, o faz referindo-se ao lago de fogo no fim; e este lago, não será eterno.


O sofrimento de alguns pecadores ao queimarem, sem dúvida durará um período de vários dias e noites, porque cada pessoa ímpia será recompensada “conforme as suas obras” (Mateus 16:27). 


Sendo assim, o diabo demorará no fogo mais tempo do que os outros, pois seus pecados foram em maior proporção do que os pecados de qualquer outro (além de ser o originador do mesmo tentador dos seres humanos); mas a Bíblia não diz que ele será atormentado pela eternidade, pois o livro sagrado afirma:


“... os ímpios serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo... Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos”. (Malaquias 4:1-3 RA).


“E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco”. (Romanos 16:20 RA).


O fogo será eterno nas consequências (a pessoa ímpia nunca mais será ressuscitada) e não na duração.


Quando cada ímpio tiver pagado por sua rejeição a Deus (o último será o diabo, que queimará por mais tempo), aí sim o sofrimento acabará por total.


Aceite a Jesus como seu salvador pessoal. Um dos maiores sonhos que Ele tem é vê-lo no Céu ao lado dEle. Basta você querer e permitir que o Senhor trabalhe em seu coração. 


por Leandro Soares.


Ao estudarmos sobre este assunto, primeiramente seria correto esquecermos a palavra ‘inferno’, pois a mesma não existe no original grego ou hebraico – línguas em que a bíblia foi escrita; na realidade, esta palavra não deveria existir. 


A mesma é usada em nossas bíblias por tradutores influenciados pela crença pagã da existência de um inferno. As palavras hades, tártaros, sheol, geena, deveriam ser traduzidas por outras palavras e não por inferno.