253 O sábado pode ser qualquer dia da semana?

respostas escola biblica


“Jesus disse que devemos “trabalhar enquanto é dia”. Logo, é lícito trabalhar no sábado...”


“É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”. (João 9:4 RA).


Este verso da Bíblia também é tirado de seu contexto por muitos teólogos. Pegam a declaração de Jesus em que ele diz: “trabalhai enquanto é dia, pois vem a noite em que ninguém pode trabalhar” e dizem que ele estava mandando trabalhar no Sábado. 


Não existe base Bíblica para aprovar essa tese, sendo que Jesus guardou o sábado e jamais realizou obras ilícitas nesse dia (ver Lucas 4:16; João 15:10, etc.).


O Senhor está pedindo para eles trabalharem em prol do evangelho e em favor das pessoas enquanto há oportunidade. Jesus nem mencionou o Sábado nesse verso. Lembremos que “Jesus Cristo ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8). 


Seu caráter é perfeito e imutável. Ele não iria criar uma Lei e depois pensar consigo mesmo: “arrependi-me de ter estabelecido o Sábado com dia de guarda, vou mudá-lo”. Ele não erra.    


QUALQUER DIA DA SEMANA?


“Não há razão linguística pela qual a palavra Sábado não possa ser aplicada a um dia de descanso no princípio da semana...” 


Quando se quer achar desculpas para transgredir os mandamentos de Deus, procura-se justificativas até para o adultério (“adulterei porque estava longe da minha esposa...”); para desobedecer ao mandamento do sábado, ocorre o mesmo.


Realmente não há uma razão linguística pela qual a palavra não possa ser aplicada a outro dia; muito menos há razão linguística ou teológica que apoie seu uso para outro dia da semana como sendo um dia santo.


A guarda do sábado não é uma questão linguística, mas sim uma questão moral , de adoração e de aceitação do Senhorio de Deus em nossa vida. Guardando o sábado demonstramos que aceitamos o senhorio de Deus e não do homem; mostramos que seguimos o padrão moral de adoração estabelecido pelo Criador e não o padrão moral e de adoração estabelecido pelo ser humano.


As Escrituras dizem que “bem aventurado é aquele que se guarda de profanar o sábado...” (Isaías 56:2) e não “bem- aventurado é aquele que se guarda de profanar o ‘domingo’...”.


O mandamento do sábado faz parte da lei moral de Deus, consubstanciada nos dez mandamentos; a mesma possui validade eterna (Êxodo 20; Salmos 119:152; Mateus 5:17-19, etc.), pois eternamente o homem deve possuir um padrão moral.


Jesus, virgem Maria e os apóstolos guardaram única e exclusivamente o sábado (Lucas 4:16; 23:54-56; Atos 16:13; 17:2; 18:3-4, etc); nós, como seguidores de Cristo, temos de seguir o Seu exemplo (João 13:15; I João 2:6). 


Por Leandro Soares.