251 O arrebatamento nunca foi secreto

respostas escola biblica


O que vocês podem dizer sobre a crença popular do arrebatamento secreto?


Simplesmente não está na Bíblia. O verso que fala de maneira mais vívida sobre os santos sendo levados ao Céu está no capítulo 4 de 1 Tessalonicenses:


“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”. 1 Tessalonicenses 4:16, 17.


Aqui temos um chamado, a voz do Arcanjo, e a trombeta de Deus. Nenhuma dessas coisas indicaria uma vinda secreta. Não é por acaso que esse texto é chamado de “o verso mais barulhento da Bíblia”. 


O arrebatamento secreto foi baseado num processo da teologia conhecida como dispensacionalismo, ensinado em muitas escolas de Bíblia que preparavam ministros para os púlpitos norte-americanos. A ordem dos eventos ensinada por este sistema é:


1º: O arrebatamento (ressurreição dos justos, santos sendo levados ao céu);


2º: A grande tribulação;


3º: A segunda vinda (na realidade, a terceira) em poder e glória;


4º: O milênio.


Esta ordem difere da ordem apresentada nas Escrituras. Eis os eventos na ordem como estão na Bíblia:


Mateus 24


1º: A grande tribulação (verso 29);

2º: O escurecimento do Sol e da lua, a queda de estrelas (verso 29);

3º: A vinda gloriosa do Salvador em poder e majestade (verso 30);

4º: O arrebatamento visível dos justos (verso 31).


Marcos 13

1º: A tribulação (verso 24);

2º: O escurecimento do Sol e da Lua, a queda das estrelas (versos 24,25);

3º: Segunda vinda de Cristo em poder e glória (verso 26);

4º: Os santos são levados para o céu (verso 31).


Lucas 21

1º: Os eventos da tribulação (versos 25,26);

2º: Sinais no Sol, na Lua, e nas estrelas (verso 25);

3º: Segunda vinda de Cristo em poder e glória (verso 27).


1 Tessalonicenses 4

1º: Segunda vinda de Jesus em poder e glória (verso 16);

2º: A ressurreição dos justos (verso 16);

3º: Os santos são levados para o céu de maneira visível (verso 17).


Apocalipse 6

1º: Terremoto, escurecimento do Sol, a Lua se torna sangue e a queda das estrelas - meteoros (versos 12, 13);

2º: Segunda vinda de Jesus com poder e muita glória (versos 14-17).


Joel 2

1º: Escurecimento do Sol e da Lua (verso 31);

2º: Segunda vinda de Jesus em glória e majestade (verso 32);


Não é surpreendente que nenhuma das referências bíblicas dê a ordem dispensacionalista dos eventos? 


Se o arrebatamento secreto não é bíblico, por que tantos pregadores cristãos sinceros falam sobre ele?


Cada vez mais os pregadores cristãos sinceros estão descobrindo que não é bíblico e estão abandonando esse ensinamento. Como um escritor afirma:


“O afastamento magnético do Arrebatamento pode ser descrito como uma rua de mão única sem ninguém na contramão – e já se pensa em aumentar a largura para suportar mais tráfego” (Dave McPherson, The Great Rapture Hoax, pág. 13).


O Dr. Roland V. Bingham, editor de Evangelical Christian (Cristão Evangélico), conta como sua esposa chegou a ele uma noite: - Tenho que ensinar sobre a segunda vinda na minha classe da escola dominical amanhã. Tenho procurado provas do arrebatamento secreto, mas parece que não consigo encontrá-las na Bíblia. Você poderia, por favor, me ajudar a encontrar os textos?”


- Ah, isso é fácil - ele respondeu desembaraçadamente. Leia 1 Tessalonicenses 4:16.


- Mas eu já li, e é o verso mais ruidoso (barulhento) da Bíblia!


O Dr. Bingham deu início a uma profunda pesquisa das Escrituras. Mais tarde ele escreveu:


“As semanas que se seguiram àquela inocente pergunta e o problema em que me colocou, é uma outra história. Se você aceita a teoria de um arrebatamento secreto da igreja, tente fazer esta pergunta para você mesmo” (H. A. Ironside, The Great Parenthesis, pág. 23).


Um tempo depois, um amigo seu, G. Campbell Morgan, escreveu uma carta ao Sr. Bingham dizendo: “Suponho que posso dizer que, através dos anos, passei por uma experiência muito parecida com a sua em relação a estas questões proféticas. A frase ‘arrebatamento secreto’ foi para mim, por logo tempo, muito questionável, e absolutamente sem garantias, e sem base nas Escrituras” (Ibidem, pág. 13).


W. J. Eerdman, um dos maiores expositores da teoria do arrebatamento secreto, e um dos editores consultores da Scofield Reference Bible, escreveu:


“Se alguém menosprezasse a crença de que Jesus virá a qualquer momento, como se isso tirasse o seu sossego, seria suficiente responder com as palavras do ditado: ‘Melhor a decepção da verdade do que a falsa promessa do erro’” (Ibidem, pág. 35).


Outros importantes líderes cristãos que mudaram seu ponto de vista são: Charles R. Eerdman, A. J. Gordon, Henry W. Frost, Dr. Harold Ockenga, Phillip Mauro, George Ladd, e muitos outros.


Existem alguns pregadores e teólogos que não recusam a teoria do arrebatamento, mas que têm expressado dúvidas quanto à sua validade. Harry Ironside, um dos maiores promotores da teoria, confessou a R. Stanley Payne, da estação de rádio de Moody WMBI: “Eu sei que o processo que ensino é cheio de falhas, mas estou muito velho e já escrevi muitos outros livros para fazer qualquer mudança” (Dave McPherson,The Great Rapture Hoax, pág. 86).


Mesmo aqueles que ensinaram ou ainda ensinam a teoria do arrebatamento admitem que ela não está na Bíblia. C.I. Scofield, autor da Bíblia de Referência Scofield, retratou o arrebatamento como algo completamente novo, algo que não foi mencionado pelos profetas bíblicos. [C. I. Scofield, “The Return of Christi in Relation to the Church” (A Volta de Cristo em Relação à Igreja), Bibliotheca Sacra CIX, 1952, pág. 5].


John Walvoord diz: “A partida da igreja da Terra obviamente causará um grande alvoroço, embora a Bíblia nunca pareça referir-se diretamente a isto” (John Walvoord, “Christ´s Olivet Discourse on the End oh the Age”, Bibliotheca Sacra CXXVIII, 1971, p. 114).


William Herrison diz:


“O fato de que em lugar algum o Novo Testamento declara expressamente que o arrebatamento precede ou não a tribulação, leva à conclusão mais profunda de que o tempo do arrebatamento em relação à grande tribulação deve ser deduzido de uma análise cuidadosa das passagens que são relevantes”. (William K. Harrison, “The Time of the Rapture as Indicated in Certain Scriptures” [A Época do Arrebatamento Indicada em Algumas Escrituras]. Bibliotheca Sacra CXIV, 1957, pág. 318). 


Em Mateus 24:40, 41, lemos: “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; estando duas moendo no moinho será levada uma, e deixada outra”. Isso não prova que haverá um arrebatamento secreto da igreja?


Existem três razões por que esta passagem não se refere a um arrebatamento secreto:


1. No contexto de Mateus, vemos uma aparição literal e visível de Cristo:


“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem” (verso 27);


“... todas as tribos da terra” verão Sua chegada (verso 30);


Sua vinda será “sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (verso 30);


Seus anjos vão reunir os eleitos com um “clamor de trombetas” (verso 31).


2. Tudo que está relacionado à natureza de uma vinda secreta é atribuído a “falsos cristos”. (versos 24-26);


3. Os que são deixados para trás não podem continuar em seus afazeres normais como a teoria do arrebatamento secreto ensina. Seu destino é descrito no verso 51:“e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes”.


Os teólogos dispensacionalistas não ensinam que o arrebatamento é encontrado em Mateus 24. John Darby, um dos criadores do ensino do arrebatamento secreto, e John Walvoord, um importante teólogo dispensacionalista, dizem:


“É importante ter em mente, no estudo de Mateus 24 e 25, que o arrebatamento não é mencionado nesses capítulos”. (Ver Kelly, The Writings of J. N. Darby, volume IV, págs. 52, 53)


“... o arrebatamento não é encontrado em lugar nenhum em Mateus, Marcos, ou Lucas (ou em qualquer outra parte do Sermão da Montanha). (Ver John Walvoord, “Christ’s Olivet Discourse on the End of the Age”, Biblioteca Sacra CXXVIII, 1971, pág. 114).


Paulo diz em 1 Tessalonicenses 5:2 que a vinda de Cristo será como um “ladrão de noite”. Um ladrão vem sem fazer barulho, e esta é minha razão para acreditar no arrebatamento secreto.


A ilustração de um “ladrão” que vem à noite é usada três vezes na Bíblia: por Cristo, em Mateus 24:43; Paulo. em 1 Tessalonicenses 5:2 e por João, em Apocalipse 3:3. Existem duas perguntas que precisam se respondidas em relação a estas passagens:


Qual o propósito da ilustração? Seria inconcebível assumir que a vinda de Cristo seria como um ladrão em todos os aspectos. Ele é desonesto quanto um ladrão? Ele é digno de desprezo quanto um ladrão?


Também poderia ser comentado que nem todos os ladrões fazem seu trabalho em silêncio. Alguns deles são bem violentos. Geralmente, seus arrombamentos vêm acompanhados de muito barulho e confusão.


1 Tessalonicenses 5 começa com o assunto “dos tempos e das estações” (verso 1). Os versos 3 e 4 falam sobre a repentina destruição que virá. Paulo está falando claramente que a segunda vinda de Cristo será tão repentina quanto a do ladrão que chega à noite. 


Ele não está falando sobre nenhum outro aspecto de um ladrão, e não há nenhum fundamento para fazer alguma comparação entre Cristo e um ladrão, além da que foi proposta pelo próprio texto.


A ilustração do ladrão em Mateus 24 é usada exatamente da mesma maneira. Os versos 36-44 falam sobre a natureza inesperada da vinda de Cristo. Ele introduz o assunto com as palavras: “Porém, daquele dia e hora ninguém sabe”, (verso 36) e termina com as palavras: “Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (verso 44).


Apocalipse 3:3 diz: “E, se não vigiardes, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”. Mais uma vez, a analogia do ladrão ilustra Seu aparecimento repentino. Nenhum dos textos refere-se ao evento como sendo secreto.


Qual o contexto das passagens? Todas as três falam sobre uma aparição pública. O livro do Apocalipse diz: “Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá”. Apocalipse 1:7.


1 Tessalonicenses 5:3 completa: “Pois, que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição”. Já a teoria do arrebatamento ensina que a repentina destruição não virá sobe eles, mas que continuarão numa tribulação de sete anos. Algo totalmente o contrário do que acabamos de ler em 1 Tessalonicenses 5:3.


Nenhuma das ilustrações do “ladrão de noite” sugere uma vinda secreta. Apenas se tiradas de seu contexto...


Qual é o erro em crer que Jesus “já veio” ou que “virá secretamente?”


Primeiro: isto não é ensinado pelas Escrituras. Segundo: todo aquele que pratica ou aceita algo que não é verdade, ficará fora do reino dos céus (Apocalipse 22:15). 


Terceiro: crer que Cristo já veio ou que “arrebatará a igreja secretamente” trará consequencias muito sérias às pessoas que advogam tal crença, pois estarão totalmente despreparadas quando Jesus vier em glória (Mateus 24:30, 31). Assim, elas ficarão apavoradas ao ver o Senhor, pois não acreditavam na Sua vinda visível. Tais pessoas farão parte daquela classe mencionada em Apocalipse 6:14-17:


“E o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar. Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,  porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” 


Ao ver Jesus no céu sem ter acreditado que Ele viria em glória a pessoa será pega de surpresa. Veja o quão é importante acreditarmos na volta gloriosa do Senhor Jesus Cristo conforme é ensinada na Bíblia!


Logo Ele voltará em glória e majestade para nos buscar:


“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”. Mateus 24:30.


“Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória”. Lucas 21:27.


“Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória” Mateus 25:31.


Portanto, aceite o verdadeiro ensino bíblico sobre o assunto e siga o conselho do Senhor:


“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”. Mateus 24:42, 44.


Vigie e Prepare-se! Jesus está voltando! 


“Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20.


Henry Feyerabend, “Um Evangelista Responde as 101 Perguntas mais Freqüentes”, pág. 59. Artur Nogueira, SP: União Central Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Adaptado por Leandro Quadros.