240 O Dom Profético é desnecessário hoje?

respostas escola biblica


Há a necessidade de um dom profético nos dias de hoje, sendo que Jesus é o único que pode nos guiar à salvação? 


Realmente, é apenas Cristo quem pode nos salvar (Atos 4:12). Entretanto, Ele continua utilizando o dom profético, porém, nunca como um “substituto” dEle ou da própria Bíblia. 


Tal dom é considerado o “testemunho de Jesus” (Apocalipse 19:10) porque nos leva até a Bíblia e ao Personagem Central: o Salvador morto e crucificado em nosso lugar. Sem as profecias ficamos muito vulneráveis aos enganos dos falsos profetas: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” Mateus 24:24. “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz” Provérbios 29:18.


Devemos estar conscientes de que o dom profético no mundo atual é bíblico. Veja: “Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.” 1 Coríntios 14:1. 


Deus usará o “testemunho de Jesus” (dom de profecia) nos últimos dias: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.” Atos 2:17-18.

 

Compreendendo Lucas 16:16


Alguns cristãos sinceros usam Lucas 16:16 para afirmar que o dom de profecia não é mais necessário, sendo que “a Bíblia já está completa”: “A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.”


Quando analisamos o contexto da declaração, percebemos que Lucas 16:16 não está falando do fim da lei e nem do fim do dom de profecia. Eis alguns pontos que merecem análise:


1) O ponto de partida para a boa compreensão desse verso é sabermos que as palavras duraram ou vigoraram, que aparecem em algumas versões, não se encontram no original;


2) Na tradução bíblica “Almeida Revista e Corrigida” encontra-se o termo “duraram” grifado, indicando que o mesmo não se encontra no original grego. Foi um acréscimo do tradutor para a complementação do sentido do verso;


3) Para que a passagem de Lucas 16:16 seja corretamente compreendida, precisamos analisar o texto paralelo que trata do mesmo assunto: Mateus 11:13, que diz a mesma coisa só que com palavras mais claras: "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João".


Percebeu? Lucas nunca pretendeu afirmar que a lei de Deus foi abolida depois de João. A mensagem é de Lucas 16:16, levando-se em conta o original e o texto paralelo, é esta: “a lei e os profetas [todos os escritos do Antigo Testamento] profetizaram a respeito do Messias até João. Dali em diante, quem iria dar testemunho de Si mesmo seria Jesus [fazendo uso das Escrituras, sem aboli-las – ver Lucas 24:27; 44, 45).


4) O estudo do contexto é muito útil para melhor compreensão do assunto, pois nos indica que nem Mateus nem Lucas estão discutindo os Dez Mandamentos. O assunto em foco nos esclarece que muitos dos judeus eram descrentes da missão e do caráter de Cristo e do seu precursor (João Batista). 


Afirmavam sua crença em Moisés e em todos os profetas. Cristo procurou insistentemente provar-lhes que Ele era aquele de quem os profetas falavam e que o reino de Deus estava sendo pregado através de João Batista. Ele iniciou seu ministério declarando: "É chegado o reino dos céus." Mateus 3:3. Cristo começou o ministério público dEle declarando: "O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo ..." Marcos 1:15.


As profecias ensinadas pelos profetas com referência a Cristo, quando Ele veio, deixaram de ser profecias e passaram a ser fatos históricos consumados.


5) “A palavra "até" no grego não indica, como o que sugerem alguns expositores superficiais das Escrituras, que a lei e os profetas - isto é, os escritos do Antigo Testamento - perderam sua força ou seu valor quando João começou a pregar. O que Jesus ensinou com essas palavras foi que "até" o ministério de João os homens só haviam tido "a lei e os profetas". 


O Evangelho não veio para substituir ou anular o que Moisés e os profetas haviam escrito, senão para complementar tais escritos, reforçá-los e confirmá-los (ver Mateus 5: 17-19). O Evangelho não ocupa o lugar do Antigo Testamento, e sim se soma a ele... 


O Novo Testamento nunca diminui o valor dos Escritos antigos, pelo contrário: no Velho Testamento os crentes encontraram a mais firme confirmação da fé. O Antigo Testamento era, em verdade, a única Bíblia que os crentes do Novo Testamento tinham! (ver Atos 17:11 e João 5: 39)” . 


Provas bíblicas de que existiram profetas depois de João Batista


Nos dias de Paulo: Atos 19:6 - “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas [no grego, “idiomas”] como profetizavam.”


Nos dias dos demais apóstolos: Atos 21:8,9 - “No dia seguinte partimos e chegamos à cidade de Cesaréia. Ali fomos para a casa do evangelista Filipe e ficamos com ele. Filipe era um dos sete homens que haviam sido escolhidos em Jerusalém. Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam.” 


Na Igreja de Corinto: 1 Coríntios 14:29 - “Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.” 


Nos últimos dias: Atos 2:17 e 18 (visto anteriormente). O texto anuncia que o dom seria dado nos últimos dias, ou seja, muito depois de João Batista! Portanto, o dom ainda é válido para nós!


Provas bíblicas de que a Lei de Deus continua em vigor depois de João Batista


Antes de apresentar tais textos, convém destacar que irmãos de outras denominações se contradizem quanto ao tempo de validade da Lei:

a) Alguns afirmam que a Lei durou até João Batista, precursor de Cristo;

b) Outros que a Lei vigorou até a 1ª vinda de Cristo;

c) E há os que defendem taxativamente a ideia de que a Lei se findou na cruz.

Perceba que confusão e incoerência!

Se Lucas 16:16 estivesse dizendo que a Lei (e o dom profético) haviam sido abolidos, como entender os seguintes textos?

Mateus 5:17-19;

Mateus 19:17; (observar a Lei como expressão de amor [João 14:15] e não como meio de salvação. Ler Efésios 2:8, 9 .)

Romanos 3:31;

Romanos 7 e 8 (ler ambos os capítulos);

Apocalipse 14:12 – aqui são mencionadas as “características” dos “santos”, ou seja, crentes dos últimos dias!


Portanto, é uma interpretação perigosa concluir que Lucas 16:16 ensina que Moisés e os profetas estavam abolidos, ou que os Dez Mandamentos não precisam mais ser guardados.


São oportunas e claras as palavras do comentarista evangélico Moody: "A Lei dada no Sinai nada perdeu de sua solenidade... O povo precisa ser levado a compreender que os Dez Mandamentos estão ainda em vigor, e que há uma penalidade a cada violação... O sermão do monte não cancelou os Dez Mandamentos".


Conclusão:


A mensagem de Lucas 16:16 é de que “a lei e os profetas [todos os escritos do Antigo Testamento] profetizariam a respeito do Messias até João. Dali em diante, Jesus é quem daria testemunho de Si.  [fazendo usando das Escrituras, sem aboli-las – ver Lucas 24:27; 44, 45).


Deixo-lhe um texto bíblico de Paulo para reflexão: “Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação”. 1 Coríntios 14:5.


Um abraço,


Leandro Soares de Quadros

 Jornalista – Consultor Bíblico