233 “Jesus guardava o sábado pelo fato de ser judeu...”

respostas escola biblica

Ao estudarmos detidamente sobre o tema do sábado, veremos que o objetivo de Jesus guardar este dia era o fato deste "ser um mandamento de Deus", dado no princípio, antes de haver o pecado (ver João 15:10; Gênesis 2:1-3). O Sábado é uma das únicas instituições (a outra é o casamento) que ainda possuímos de um mundo sem pecado.


Ao terminar o mundo em seis dias, Deus estabeleceu um dia - e este é o sábado - para que o ser humano parasse com suas atividades e repousasse nesse dia e para que este lembrasse do Deus Criador: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”. (Gênesis 1:31). 


“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”. (Gênesis 2:1-3).


Deus instituiu o sábado para que este fosse um “memorial do Criador” e um “memorial da Criação”. É também um “memorial da redenção” (ver Deuteronômio 5:12-15). 


Quando guardamos o sábado, estamos lembrando de que há um Deus Criador, e que não estamos no mundo por acaso; estamos dizendo que cremos no Eterno e que admiramos os seus feitos na criação e na redenção do homem.


O sábado é um momento em que podemos ter “um lindo encontro com o Senhor Jesus Cristo”. A cada final de semana podemos desfrutar deste maravilhoso companheirismo com o Senhor Jesus, Deus o Pai e com o Espírito Santo. É um dia que podemos também estar na companhia da família. Durante a semana pouco falamos com nosso cônjuge ou filhos e o sábado é uma oportunidade para estabelecermos os laços familiares, na companhia destes e do Senhor Jesus.


Este é um mandamento que faz parte do decálogo e, assim, como os outros nove não poderiam ser observados por Jesus simplesmente ‘pelo fato de que era judeu', este também não o poderia, pois faz parte, assim como os outros (não matarás, não adulterarás, etc) da lei moral escrita por Deus com seu dedo (Êxodo 31:18).


O objetivo do Senhor ao guardar o sábado era o amor a Deus; o mesmo devemos fazer (João 14:15).


Em Atos 16:13 vemos um episódio em que Paulo guardou o sábado em território Macedônico; isso é uma prova fortíssima de que Paulo não guardou o sábado nesta cidade para agradar aos judeus; o fez porque fazia parte do mandamento de Deus. Se Paulo não guardou o sábado para agradar aos judeus, mas sim porque este era parte do decálogo, o mesmo fez o Senhor Jesus. Billy Graham, grande pregador Batista, é sincero em afirmar que este texto (Atos 16:13) é um dos "pontos fortes em favor do sábado".


Outro fator que leva-nos a crer que Jesus não guardou o sábado para agradar aos judeus é o fato de o Sábado existir "antes dos judeus". Quando Deus estabeleceu o sábado, não havia judeus na face da terra, mas apenas Adão e Eva, e eles não eram judeus (Gênesis 2:1-3). Isso indica que o sábado é "do Senhor" (Êxodo 20:10) e não "dos judeus".


Jesus guardou o sábado a fim de obedecer ao mandamento divino; o fez a fim de celebrar a criação de Deus, pois sabia que este é um memorial do Criador. Ele ensinou enquanto esteve na terra a guardá-lo do modo correto e não da maneira fanática e extremista dos fariseus.


Dizermos que Jesus guardava o sábado porque era Judeu é um contrassenso, sendo que muitas de suas discussões com os fariseus giravam em torno da maneira como o dia era observado. Se Cristo tivesse o intuito de agradar os judeus, teria cedido às pressões farisaicas para que observasse o sábado a seu modo. 


“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” João 15:10



Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual