212 Deus castiga os filhos pelos pecados de seus pais?

respostas escola biblica

 

Deus castiga os filhos pelos pecados cometidos por seus pais no passado? É isto que entendo ao ler Êxodo 20:5-6 e Jeremias 32:18.



“Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. Êxodo 20:5-6.

 

“Tu usas de misericórdia para com milhares e retribuis a iniqüidade dos pais nos filhos; tu és o grande, o poderoso Deus, cujo nome é o SENHOR dos Exércitos” Jeremias 32:18.


Jeremias 32:18, ao relatar que Deus “usou de misericórdia para com milhares, e retribuiu a iniqüidade dos pais nos filhos”, refere-se à Lei da Hereditariedade.


Infelizmente, por causa dos erros dos pais, os filhos herdam as “conseqüências” dos abusos que os pais fizeram de sua saúde; felizmente, não herdam a “culpa” de tal transgressão das leis da natureza.


No livro de Êxodo cap. 20 versos 5,6 está escrito que “...Deus visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que o aborrecem e faz misericórdia até mil gerações daqueles que o amam e guardam seus mandamentos”. Este texto nos mostra a bondade de Deus. 


Podemos ver que Deus não permite que “maus traços” de caráter herdados de um pai ou mãe por um filho se estendam por mais de quatro gerações. Já os “bons traços” Deus permite que se estendam por mil gerações. (hereditariedade).     


Este assunto fica mais claro quando lemos Deuteronômio 24:16 diz que “os pais não são mortos em lugar dos filhos”. Aqui, está se referindo à responsabilidade individual de uma pessoa pelos pecados que cometeu. Deus não pune alguém por um pecado cometido por um de seus pais.   


Veja este outro verso:


“Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma (pessoa) que pecar, essa morrerá”. (Ezequiel 18:4 – grifos meu).


Com este texto podemos concluir que, ao dizer que “visita a iniqüidade dos pais nos filhos” Deus está se referindo à “Lei da Hereditariedade”; nada mais.


Seria estranho ao caráter de Deus permitir que venha um castigo a alguém sendo que não teve parte no ato pecaminoso. Seria uma desfiguração da justiça de Deus. O Senhor é chamado de “SENHOR, Justiça Nossa”. (Jeremias 33:16).


Ao estudarmos os versos em seu contexto, podemos perceber seu correto significado; devemos sempre, ao estudar as Escrituras, usar de tal princípio, para que nossa compreensão dos variados temas e versos seja correta.


Leandro Soares de Quadros

Consultor Bíblico