183 Religião não salva ninguém?

respostas escola biblica


A salvação é um relacionamento pessoal de amizade entre o pecador e Deus. Existe até um livro circulando por aí com o seguinte título: "Como ser Cristão sem ser Religioso". 


Mas é preciso termos bem claro uma coisa: a religião é oposta ao Cristianismo? NÃO. Ser um cristão é algo muito mais profundo, mais exigente e significativo do que simplesmente ser adepto de uma religião.


Seguir uma religião é fácil. Quando lhe perguntam sobre algo, você apenas diz: meus líderes me disseram para seguir a tradição.


Seguir a Jesus é mais difícil. Faz com que constantemente olhemos ao redor nos perguntando: "o que Deus quer de mim?", "onde está a verdade?".  


João 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.


Em todas as religiões existem pessoas que seguem a Cristo bem de perto e pessoas que O seguem bem de longe. Muitos também O negam na pessoa dos pobres e excluídos.


Jesus contou a história do Bom Samaritano para ilustrar que a bondade de coração muitas vezes está ausente de certas pessoas religiosas. Mas o convívio com outras pessoas que também querem seguir e servir a Deus é bom e proveitoso.


Hebreus 10:25 - Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.


Aqui encontramos um equilíbrio muito bom. Somos salvos individualmente, mas somos chamados a servir coletivamente. Quando vou a uma reunião religiosa, muitas vezes o maior benefício não está nas palavras que ouço ou nas atividades de que participo. Minha presença é um toque curador para muitos companheiros de jornada rumo à comunhão Deus. Ali estão presentes pessoas que precisam de um abraço, um aperto de mão, um incentivo, ou mesmo um auxílio material.


Jesus mencionou que um componente importante entre os seus seguidores deveria ser o amor existente de uns para com os outros.


João 13:35 - Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.


Vale a pena pertencer a uma religião:


que exalte a salvação unicamente através de Jesus;

em que a Bíblia seja exaltada como a única regra de norma e prática;

em que as pessoas sejam aceitas pelo que são e não pelo que deveriam parecer;

em que possamos nos unir para ajudar nosso semelhante de variadas maneiras.


Alguns dizem que todos os caminhos levam a Deus. Isto não é verdade.


Provérbios 16:25  - Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.


Na verdade, Satanás, o inimigo de Cristo e da verdade, tem semeado muitas mentiras. Existem religiões falsas e falsos mestres. Jesus nos advertiu quanto a eles. Mas a existência do que é falso não deve nos levar a desprezar o que é verdadeiro.


Deus sempre teve no mundo um movimento que esteve bem próximo do seu ideal para a humanidade. São chamados de remanescentes. Pessoas que andam contra a correnteza da vida, incompreendidos pela cultura de seus dias, mas amados e apreciados por Deus.


Recomendo que você busque ser um remanescente de Deus em nossos dias. Estude a Bíblia e siga a Jesus o mais próximo que você puder. Muito provavelmente você encontrará muitos companheiros de caminhada.