180 CAT5381 - Quando Ocorrerá a Tribulação Final?

respostas escola biblica

A Grande Tribulação


Vamos começar pelo que é seguro e certo:


Jesus prometeu e irá voltar ao nosso mundo - João 14:1-3; Hebreus 9:28;

Ele virá com todos os Seus anjos - Mateus 24:30, 31; 

E todas as pessoas verão Cristo ao mesmo tempo - Apocalipse 1:7.


Assim, podemos afirmar com segurança: Jesus não irá arrebatar a igreja secretamente. É o que diz o texto a seguir, que compara o retorno do Senhor a um relâmpago (algo bem visível!)


“Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis.  Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.  Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.  


Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.  Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.  


E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus”. Mateus 24:26-31.


Alguns textos que falam da Grande Tribulação


“Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá”. Marcos 13:19.


“Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade” Marcos 13:24.


A Tribulação


Em toda a história o povo de Deus passou por tribulações: 


“Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2:10.


E a Palavra de Deus afirma que nos últimos dias, um pouco antes da volta gloriosa de Cristo, todos – justos e injustos – estarão no Planeta durante a maior de todas as tribulações: a perseguição que os fiéis enfrentarão por escolher o Sábado como dia de guarda (Ezequiel 20:12, 20) no lugar do domingo (Apocalipse 13). 


Isso é chamado de “Grande Tribulação”, pois o povo de Deus será provado ao máximo para que os anjos vejam quem realmente é fiel a Deus e quem não o é, lá no íntimo. “Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” Apocalipse 7:13-14.


Mas, os filhos de Deus não precisam ficar preocupados: se estiverem com Cristo, passarão pela tribulação, mas, serão protegidos durante tal período (Apocalipse 3:10). Apesar do sofrimento físico e emocional, os que seguem a Deus não serão abandonados. Seria bom desde já memorizarmos passagens bíblicas como as que se seguem: Salmo 46, Salmo 91, Isaías 33:15-17; Isaías 26:20 e 21; Isaías 41:18; Isaías 51:14.


Quando ocorrerá a Grande Tribulação


Estudando Daniel 12:1 juntamente com a sequência dos eventos que antecedem o fim, podemos concluir (biblicamente) que a tribulação ocorrerá um pouco antes do retorno de Cristo, mesmo que não saibamos a data específica. Vamos analisar Daniel 12:1 e depois a sequência bíblica dos eventos finais:


Daniel 12:1 -“Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro”. Daniel 12:1.


Miguel é um dos “nomes de honra” do Senhor Jesus, que é Deus no mais pleno sentido da Palavra (Colossenses 2:9) , e aqui é dito que depois de se levantar, ou seja, sair do Lugar Santíssimo do Santuário Celestial, e após a conclusão da Sua obra de julgamento (Daniel 7:9, 10), começará a tribulação, pois nosso intercessor (1 Timóteo 2:5) terá saído do Santuário, Templo Celestial, para nos buscar e “dar a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27). É a presença dEle no Templo Celestial que garante a nossa paz.


Sequência dos eventos finais - ao estudarmos os evangelhos (e outros capítulos da Bíblia), observamos uma sequência de acontecimentos que nos impedem de aceitar que a Grande Tribulação ocorrerá depois que a igreja for arrebatada . Veja:


Mateus 24

1º: A grande tribulação (verso 29);

2º: O escurecimento do Sol e da lua, a queda de estrelas (verso 29);

3º: A vinda gloriosa do Salvador em poder e majestade (verso 30);

4º: O arrebatamento visível dos justos (verso 31).


Marcos 13

1º: A tribulação (verso 24);

2º: O escurecimento do Sol e da Lua, a queda das estrelas (versos 24,25);

3º: Segunda vinda de Cristo em poder e glória (verso 26);

4º: Os santos são levados para o céu (verso 31).


Lucas 21

1º: Os eventos da tribulação (versos 25,26);

2º: Sinais no Sol, na Lua, e nas estrelas (verso 25);

3º: Segunda vinda de Cristo em poder e glória (verso 27).


1 Tessalonicenses 4

1º: Segunda vinda de Jesus em poder e glória (verso 16);

2º: A ressurreição dos justos (verso 16);

3º: Os santos são levados para o céu de maneira visível (verso 17).


Apocalipse 6

1º: Terremoto, escurecimento do Sol, a Lua se torna sangue e a a queda das estrelas - meteoros (versos 12, 13);

2º: Segunda vinda de Jesus com poder e muita glória (versos 14-17).


Joel 2

1º: Escurecimento do Sol e da Lua (verso 31);

2º: Segunda vinda de Jesus em glória e majestade (verso 32);

Não é surpreendente que nenhuma das referências bíblicas dê a ordem dispensacionalista dos eventos? 


Como se preparar para a Grande Tribulação

1) Aceitar a Jesus como Salvador e Senhor. Isso envolve fé (Atos 16:30,31) e obediência (Mateus 7:21-23);


2) Não se iludir crendo na doutrina do arrebatamento secreto, pois do contrário a pessoa será pega de surpresa, como alerta Apocalipse 6:14-17!


3) Vigiar ficando atendo aos sinais da volta gloriosa de Cristo (Mateus 24:42, 44)


4) Ler 2 Pedro: 3 e seguir as orientações do apóstolo, atentando para os versos 12 e 14: “Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.” (verso 12).“Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis” (verso 14).

Deus lhe abençoe em sua caminhada cristã e que na “hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro” (Apocalipse 3:10) você esteja em pé diante de Jesus Cristo: 

“Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda.” 1 João 2:28.

Quando Jesus voltar, sejam suas as palavras de Isaías 25:9:

“Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9.



Leandro Soares de Quadros

Consultor bíblico e conselheiro

Jornalista