167 Provas da inspiração divina da Bíblia

respostas escola biblica

A Bíblia é a coleção de livros mais antiga que existe. Os primeiros cinco livros, chamados de Pentateuco, foram escritos por Moisés, cerca de 1.500 anos antes de Cristo, e o último, o Apocalipse, foi escrito pelo apóstolo João, perto do ano 100 depois de Cristo, perfazendo aproximadamente 1.600 anos, durante os quais a coleção foi escrita.


Colaboraram na sua produção cerca de 40 autores. Entre estes: reis, pescadores, legisladores, estadistas, filósofos, pastores, médicos, coletores de impostos. Tais homens escreveram sobre praticamente todo tipo de assunto: histórias, biografias, poesia, provérbios, profecias, parábolas, salmos, sermões, etc. 


Apesar dessa diversidade de autores e de assuntos, o livro tem unidade. Um autor não contradiz outro. O segredo? O apóstolo Paulo escreveu: “Toda escritura é inspirada por Deus”. Timóteo 3:16. “Sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca, jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito santo.” II Pedro 1:20 e 21.


O Espírito Santo comunicou as mensagens de Deus a homens piedosos e moveu-os a transmitir essas mensagens pela palavra falada ou escrita. Cerca de 1.300 vezes encontramos nas escrituras as expressões: “Ouvi a palavra do Senhor”, “ouvi a voz do Senhor”, “dizendo, veio a mim a palavra do Senhor”, seguidas de mensagens ao homem.


Dividam-se as escrituras em velho e novo testamento. O velho testamento contém 39 livros, e foi escrito em hebraico; o Novo Testamento, em grego, e tem 27 livros. Para facilitar sua leitura, os tradutores dividiram os livros em capítulos e estes, em versículos.


PROVAS DA DIVINA INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA


a) Unidade: Embora produzidas por muitos autores que viveram em diferentes épocas e sob variadas influências, nas escrituras existe unidade.


b) Harmonia com a Ciência: As escrituras não são um tratado de ciências naturais, mas nos pontos em que os seus ensinos penetram a área da ciência, elas estão em harmonia com os fatos. Por exemplo, as escrituras afirmam que houve um dilúvio universal. E quanto mais a ciência acumula conhecimentos sobre a crosta terrestre, tanto mais evidente se torna que houve um dilúvio. Com efeito, a verdadeira ciência e as escrituras devem estar sempre de acordo.


c) Profecias: Só Deus conhece o futuro. Nas profecias das escrituras acha-se revelado o futuro do mundo. 


d) Poder Transformador: Onde quer que a bíblia seja lida e sua mensagem recebida, ela opera transformação. Os maiores criminosos tornam-se cidadãos pacíficos e ordeiros. As sociedades mais corruptas são elevadas e enobrecidas. Tribos antropófagas se transformam em ordeiras e pacíficas.


e) Autoridade: Foi o próprio Senhor Jesus que declarou: “A Tua palavra é a verdade” (João 17:17). Jesus baseou os seus ensinos nas escrituras. Citava-as constantemente. Por vezes fazia a pergunta: “Que está escrito na lei?” (Lucas 10:26). “Não provém o vosso erro de não conhecerdes as escrituras?” (Marcos 12:24).


Muitos temas são tratados nas escrituras, mas a obra de Cristo em favor do homem se sobrepõe a todos. O objetivo específico da Bíblia é anunciar o amor de Deus, a manifestação do Seu Filho e tudo o que Ele se propõe a fazer pelo pecador: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna”. (João 3:16).


Não ha posição na vida, nem fase na experiência humana, para as quais as escrituras não tenham valiosa instrução. O homem, criado para encontrar em Deus suas mais altas alegrias, em nada mais poderá achar aquilo que satisfaça os desejos do coração. Vivemos em um mundo enfermo e clamamos a Deus. 


O amável Salvador nos responde de forma maravilhosa: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobre carregados e eu vos aliviarei... e achareis descanso para vossas almas” (Mateus 11:28 a 30). “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século” (Mateus 28:20).


As palavras das Escrituras são palavras de Cristo. Crendo e praticando os ensinos deste Sagrado livro nós nos firmamos no Senhor. Dessa forma seremos levados ao contato do nosso amado Salvador e poderemos sentir o quanto Ele deseja que nos preparemos para viver eternamente com Ele.