165 Qual a verdadeira forma de batismo?

respostas escola biblica


Quando compreendemos o verdadeiro significado do batismo não temos dificuldade de reconhecer a verdadeira forma de sermos batizados.


A mais profunda e detalhada explicação do significado do batismo está em Romanos 6:3-5, que diz: “Ou, porventura, ignorais que todos fomos batizados em Cristo Jesus, fomos, pois batizados na sua morte? 


Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque se fomos unidos com Ele na semelhança de sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.”


De acordo com esses versos, o batismo evidencia a nossa crença:


a) Na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus;


b) E, espiritualmente falando, ele simboliza também a morte, sepultamento e ressurreição daquele que aceita a Jesus como seu Salvador. Que maravilhoso simbolismo! O que se consagra a Jesus deve morrer para a velha vida de pecado. “Considerai-vos mortos para o pecado.” Romanos 6: 11. Ao sair da água, o batismo ressuscita, simbolicamente, para uma nova vida com Cristo (2 Coríntios 5:17).


c) O batismo simboliza também a lavagem dos pecados efetuada pelo sangue de Jesus.  Evidencia o nosso arrependimento pelos erros que cometemos ao longo da vida: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado para a remissão dos pecados.” Atos 2:38.


Existem três passos que precedem o batismo: 


O arrependimento dos erros cometidos e mudança de vida (Atos 3:19);

Confissão desses pecados em oração a Deus (Salmo 32:5; 1 João 1:9);

Confissão da fé em Cristo (Romanos 10:9).


A graça de Cristo é que transforma a pessoa. Separado de Cristo, o batismo é uma cerimônia sem valor.


A palavra batismo vem do grego “baptizo” que significa imergir, mergulhar, afundar. Isso explica o porquê de nosso Salvador não ter sido batizado por aspersão (como querem insinuar alguns filmes), isto é, com algumas gotas de água. 


Ele foi batizado no rio Jordão, por imersão, mergulhado nas águas. Em Mateus 3:16, lemos: “Batizado Jesus, saiu logo da água” e ainda em João 3:23: “João estava batizando em Enon... porque havia ali muitas águas.” Se o batismo não fosse por imersão, não haveria necessidade de batizar em local onde a água fosse abundante.


Durante os primeiros doze séculos da nossa era, o batismo por imersão foi a prática quase que universal da cristandade. Ainda hoje podem ser vistos na Itália os antigos batistérios, como o da igreja de Santa Constança. Esses batistérios, ricamente ornamentados e de grande porte, eram geralmente edifícios separados do templo e neles o batismo dos conversos era feito por imersão, como orienta a Bíblia.


A enciclopédia católica diz: “a mais antiga forma (de batismo) usualmente empregada foi inquestionavelmente a imersão.”


O batismo de recém-nascidos


Alguns aspectos precisar ser analisados para chegarmos a uma conclusão equilibrada e bíblica do assunto:


1) Quanto ao fato de batizarmos apenas pessoas adultas (ou crianças que cumpram os pré-requisitos para o batismo) ao invés de bebês, é porque batismo de infantes não é necessário, uma vez que ninguém será condenado por ter nascido peca¬dor. Só seremos condenados se não aceitarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e continuarmos sendo “pecadeiros” (que fazem do pecado um “estilo de vida” – ler 1 João 3:6);


2) A Bíblia diz em 1 João 5:12: “Aquele que tem o Filho, tem a vida; Aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” Uma pessoa deve ser batizada quando tiver consciência suficiente para arrepender-se de seus pecados e aceitar Jesus como seu Salvador e Deus (Atos 4:12; João 1:1-3; 14). Isso dependerá do tempo de vida, mas também da maturidade de cada um. Por exemplo: alguns estão aptos a serem batizados aos oito anos de idade; outros, não. O pastor deverá avaliar com cuidado cada caso;


3) A ordem de Cristo foi: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado.” Mateus 28:19 e 20. E um recém-nascido não tem condições de ser ensinado como orienta o Mestre. 


Isso não deve ser motivo de preocupação para os pais de bebês, pois Deus tem uma perspectiva eterna para as criancinhas! “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.” Mateus 19:14.


É sempre seguro seguir os passos de Cristo. Se descermos às águas batismais, lá O encontraremos. Receberemos a bênção tríplice, isto é, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Seremos criaturas felizes, pois tivemos um maravilhoso encontro com Jesus: “E agora não espere mais. Levante-se, peça a ajuda do Senhor e seja batizado, e os seus pecados serão perdoados.” Atos 22:16.