163 Os adventistas são exclusivistas?

respostas escola biblica


Adventistas Frente a Outras Religiões


Embora haja entre os Adventistas do Sétimo Dia e outras religiões evangélicas algumas diferenças doutrinárias, nós partilhamos de muitos pontos comuns com a maioria da Cristandade.


1º) Somos todos criados pelo mesmo Deus, o que nos torna irmãos da grande família humana;


2º) Igualmente somos salvos através do sacrifício de Cristo na cruz do calvário, o que nos torna irmãos em Cristo Jesus;


3º) Todos queremos encher o mundo com o amor de Deus, para fazer da Terra um lugar melhor para se viver;


4º) Temos responsabilidades idênticas na área de assistência social; é o nosso compromisso com os irmãos carentes;


5º) Temos a mesma esperança da vida eterna;


6º) Adoramos um mesmo Deus;


7º) Cremos juntamente que Deus é a fonte de toda verdadeira felicidade, e que real liberdade é encontrada somente em Cristo Jesus.


Por outro lado, temos algumas convicções baseadas na Bíblia que não são partilhadas pela maioria das denominações cristãs, o que nos torna distintos destas. Estas convicções são fruto de muita pesquisa bíblica e de um sincero desejo de fazer toda a vontade de Deus revelada em sua palavra. 


Veja abaixo algumas das crenças singulares mantidas pelos Adventistas do Sétimo Dia: 


1) Deus não é culpado pelo mal que existe no mundo. O Diabo é o responsável (Mateus 13:28). Pelo engano astucioso, no começo da história, o diabo levou a família humana a unir-se a ele em sua rebelião contra Deus (Gênesis 3:1-6). Quando o tempo apropriado chegar, Deus irá destruir o diabo e erradicar o mal (Romanos 16:20; II Pedro 3:13).


2) Deus projetou um plano para reconquistar a família humana. O plano envolvia a dádiva de seu filho, Jesus Cristo, para morrer por eles (João 3:16; Romanos 5:8). Este plano foi necessário não somente para tornar possível a redenção da raça humana, mas também para refutar as falsas acusações de Satanás de que Deus era arbitrário e injusto.


3) Deus intervirá na história humana para erradicar o mal e aqueles que persistem nele. Ele irá recriar a terra e introduzir a sociedade perfeita. Farão parte desta sociedade somente aqueles que voluntariamente aceitaram o plano de Deus e viveram pelos princípios de Seu reino (Apocalipse 21:1-4). 


A intervenção de Deus envolve, primeiro, o retorno pessoal de Jesus Cristo a esta terra para levar Seu povo para o céu, então, 1.000 anos mais tarde, trazê-los de volta para viver numa terra recriada.  Todo traço de pecado e todos os que participam do mal terão sido eliminados (Apocalipse 20 e 21; I Tessalonissense 4:13-17).


4) A Bíblia contém previsões que indicam o quanto a intervenção de Deus na história humana está próxima (Apocalipse 1:3). Devido à brevidade do tempo Deus está mandando hoje uma mensagem urgente para que homens e mulheres se preparem para este evento. Todos podem fazer parte da sociedade perfeita, mas ninguém será forçado a se unir a ela (João 3:16; cf. Josué 24:15). 


Deus usa somente o amor e a persuasão, mas o Seu coração se enternece por aqueles que Ele criou. Seus apelos hoje, são especialmente urgentes porque Ele quer que todos escapem da breve erradicação do mal. Ele deseja que pessoas de todas as partes saibam que a hora do Seu julgamento chegou. Aqueles que estão mortos serão trazidos de volta à vida para tomar parte na sociedade perfeita, se durante seu tempo de vida aceitaram o plano de Deus. 


5) A Bíblia apresenta a morte como um sono do qual todos irão ressuscitar (I Tessalonicenses 4: 13-18; I Coríntios 15:51-54).


6) O símbolo que mostra que uma pessoa escolheu a Deus e quer ser um membro daquela futura sociedade perfeita é o batismo, um ato de imersão em água, significando um sepultamento da velha vida e ressurreição para uma nova vida ( Marcos 16:16; Romanos 6:1-4).


7) Durante este período de espera Deus planejou viver com seu povo através de Seu representante, chamado Espírito Santo. O Espírito Santo é um ajudador que torna possível ao povo que aceitou o plano de Deus viver acima da contaminação deste mundo mau, e guardar os mandamentos da santa Lei de Deus, incluindo o Santo Sábado. (Êxodo 20; Gálatas 5:16; 16, 22, 23) 


Se você desejar conhecer mais profundamente aquilo que cremos e o que ensinamos, pode obter estas informações no livro “Nisto Cremos” de 505 páginas. (Editora Casa Publicadora Brasileira. Fone: 0800- 979 0606)