94 Qual à opinião das outras igrejas sobre a guarda do sábado?

respostas escola biblica


Existem diferentes teorias. Uma delas é a de que o sábado foi abolido na cruz quando Jesus morreu; outra ensina que a santidade do sábado foi “transferida” para o domingo, pelo fato de que nesse dia Jesus ressuscitou.


Certo é que Jesus não apoia qualquer dessas hipóteses. Quanto a isto Ele não deixa dúvidas: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. 


Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus”. (Mateus 5:17-19).


A lei moral de Deus é eterna, pois é uma transcrição de seu caráter eterno e imutável (Hebreus 13:8; Tiago 1:17). Todo aquele que a guarda em seu coração é feliz: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz”. (Provérbios 29:18). Os mandamentos do Senhor servem para nos proteger das consequências do pecado.


Mesmo sendo salvos pela graça de Jesus (Efésios 2:8), Ele nos convida a demonstrarmos nossa conversão e amor por Ele através da obediência a todos os Seus mandamentos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”(João 14:15). 


“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tiago 2:10) Qual será sua decisão? Que sejam suas as palavras de Davi: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Salmos 119:97).