104 O que a Bíblia diz sobre um segundo batismo

respostas escola biblica


O batismo é uma declaração pública da nossa fé em Cristo, quando O aceitamos de acordo com os ensinamentos de uma igreja. 


A Igreja tem o compromisso de restaurar toda verdade da Palavra de Deus, e isto tem sido feito de forma gradual e progressiva através da igreja verdadeira. "Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:18). 


Quando Cristo fala de um só batismo, Ele está falando de uma única forma de se batizar, que é o batismo por imersão. Ele não está dizendo que só devemos nos batizar uma única vez.


O batismo pode ser comparado com o casamento, quando você sela sua união com a pessoa amada. A cerimônia do casamento em si, não faz com que duas pessoas se amem, apenas é uma demonstração de que elas já se amam. 


Da mesma forma, a cerimônia do batismo em si não tem poder algum para transformar a vida da pessoa, pois isto só é possível através de um relacionamento com Cristo, do qual o batismo é um símbolo.


Num casamento, com o passar dos anos, você celebra bodas de prata, de ouro, etc., que são um símbolo de seu companheirismo com a pessoa que você mais ama. Estas celebrações não anulam o seu compromisso inicial com ela, apenas o confirmam, pois o casamento é o mesmo, somente a cerimônia é repetida. 


Seguindo essa ilustração, quando celebrou a cerimônia do seu casamento pela primeira vez, você fez um compromisso com seu esposo com base no que você conhecia dele naquela época. Com o passar dos anos, você renova este compromisso, com base num conhecimento mais profundo da pessoa com quem se casou.  


O mesmo se dá com nossa experiência religiosa. Quando você se batizou pela primeira vez, possuía um conhecimento parcial de Cristo, agora com um segundo batismo você vai renovar sua aliança com Ele tendo um conhecimento mais completo da vontade dEle para sua vida.


Em Éfeso, algumas pessoas aceitaram a Cristo com um conhecimento incompleto da verdade, e assim foram batizadas. Quando o apóstolo Paulo chegou e lhes ensinou toda a verdade, foram batizadas novamente. Leia isso em Atos 19:1-5. Ao decidir-se por Cristo na Igreja verdadeira, com certeza você vai querer ser batizada de novo.

Que Deus ilumine sua decisão e todos os seus caminhos para que você alcance uma vida de plena felicidade em Cristo Jesus.