40 Como ajudar a alguém que perdeu o interesse no cônjuge?

tira duvidas biblia


Nunca é por acaso que alguém perde interesse no cônjuge. Sempre existe um motivo para esta perda, e talvez a melhor coisa que se possa fazer para ajudar alguém que perdeu o interesse no cônjuge, seja ajuda-lo a descobrir o motivo. 


Geralmente quando alguém perde o interesse no cônjuge, pensa em algum de defeito ou deficiência do outro, como problemas com a aparência física, problemas de relacionamento ou outro qualquer. E quando começa a pensar nestes defeitos, sente que o amor diminui.


Mas em outros casos, o desinteresse surge por uma falta de compreensão da dinâmica do sentimento na relação conjugal. O sentimento dentro do casamento nunca vai ser igual ao sentimento que alguém teve nos primeiros dias de namoro. 


O primeiro beijo, sempre terá sido mais emocionante do que a rotina da vida conjugal. Mas é a rotina que traz a estabilidade e a segurança da vida. Ninguém teria saúde nem energia para suportar continuamente o stress físico daquelas sensações maravilhosas dos primeiros dias. 


É por isso, que com o passar dos anos, os sentimentos migram de um arroubo de emoções para sensações mais amenas e estáveis. É neste ponto muitos se confundem, e pensam que o amor acabou. Sim, aquele amor imaturo da adolescência tinha mesmo que acabar para dar lugar a um amor mais seguro, mais estável, durável. 


Mas quando isto acontece muitos pensam em buscar de novo aquele sentimento da adolescência, e partem em busca de novas experiências. Com o passar dos anos, o vigor físico desaparece, as emoções amenizam, a maturidade chega, e estas pessoas ainda não conseguiram ancorar seu coração em um porto seguro, onde podem encontrar afeto, uma sopa quentinha à noite, e olhares compreensivos. 


Mas existe ainda um outro aspecto. A Bíblia nos mostra que, como pecadores, não temos a habilidade de amar. Normalmente, pensamos mais nas nossas necessidades e direitos que nas necessidade e direitos dos outros. E o que é amor? De acordo com Deus, amar é pensar nos outros, querer o bem-estar do outro, desejar o sucesso do outro. 


Na primeira Carta de João 3:14, o apóstolo faz uma afirmação muito séria. Ele diz que a maneira de saber se já passei da morte para a vida, isto é, o sinal de um correto relacionamento com Deus, é o amor, porque “aquele que não ama, permanece na morte”. Sem rodeios, a Bíblia nos diz que aquele que diz ou pensa que não ama mais, está na verdade é com um problema espiritual. 


Esta pessoa precisa não de novas experiências, de uma viagem, de acabar com a rotina, mas de Deus. Precisa confessar a Ele o pecado do egoísmo, que é uma doentia preocupação com as próprias necessidades, e um desprezo quase total pelas necessidades e sentimentos do outro. João ainda diz no cap. 4:8 que “aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor”. 


E como conhecer a Deus? Quase do mesmo jeito que se conhece uma pessoa, isto é, passando tempo com Ele. Perda de interesse no cônjuge, revela que antes disso aconteceu uma perda de interesse em Deus, ainda que a pessoa não esteja pronta a reconhecer. Provavelmente parou de orar, de ler a Bíblia diariamente, de meditar, de confessar seus pecados a Deus e muito provavelmente não existe mais culto familiar naquela casa. 


Agora,, como falar tudo isto? Bem, de maneira geral nossas opiniões devem ser dadas apenas se fomos chamados a dá-las, a não ser que o Espírito Santo nos impressione fortemente ao contrário. 


E quando falar, devemos mostrar que a questão do interesse no cônjuge, não é uma questão matrimonial, mas um assunto de salvação!! Não é o casamento que está em jogo, mas a vida eterna. Está em jogo em primeiro lugar a salvação daquele que acha que perdeu o interesse. Mas, se for convidado falar, deixe que a Bíblia fale, e não você. Com você pode haver preconceitos…