198 Fica Conosco Senhor

acervo de sermões extra


ASSUNTO: A companhia de Jesus.


OBJETIVO: Mostrar a importância de caminhar com Jesus.


TEXTO: Lucas 24:13-35.


INTRODUÇÃO - Mesmo que não venhamos a perceber, Cristo está sempre conosco. Se em algum momento da vida você se sentir triste, sentir os seus sonhos se desmoronando, saiba que na hora mais difícil, quando você pensar que está só, Cristo estará aí perto de você.


I. Quando Tudo Parece Perdido.


1- Tudo parecia perdido, a esperança de um reino invencível tinha se desfeito em pedaços, para os discípulos (V. 21).

a) Conversa de fracasso. Dois dos discípulos iam comentado entre si tudo o que havia sucedido (v. 14).

b) Voltando para casa. A morte de Jesus na cruz do calvário, para aqueles discípulos, era um sinal de que tudo estava perdido. Por isso voltaram tristes para casa.

c) Mas Ele estava ali.


II. No Momento da Dificuldade.


1- Jesus tinha ressuscitado, mas os discípulos não haviam percebido. Por isso eles estavam tristes no caminho de Emaús.

Um General estava em uma batalha comandando um exército. No confronto com o inimigo, o General foi atingido. Os seus soldados ao verem o General ferido começaram a fracassar. O comandante que estava ferido levantou-se e disse: “Levantem! Lutem! Eu ainda não morri!” Os soldados levantaram e ganharam a batalha.

a) A visão humana não percebe a presença de cristo, em meio a tristeza no caminho de Emaús os discípulos não perceberam que Jesus estava caminhando al lado deles (vs. 15-16).

b) Jesus faria o que o General da ilustração fez: “Lutem! Eu estou vivo!” No momento da dificuldade Cristo sempre estará presente.


ILUSTRAÇÃO - Eu estava dirigindo uma série de conferências, numa cidade do interior de Pernambuco. No meio da conferência fomos surpreendidos por falta de alimento. Sem dinheiro para comprar algum alimento, eu e dois obreiros ficamos sem comer, por quase três dias. Um dos obreiros resolveu ir embora. Não sei como faria, pois não tinha um centavo no bolso. Na madrugada desta mesma noite levantei para orar e disse: Senhor eu não estou te vendo, mas sei que você está aí. E levantei a mão no escuro para que pudesse sentir o toque da mão de Jesus, e comecei a chorar baixinho para não acordar os obreiros. De manhã estávamos conversando na calçada, quando um amigo que estava trabalhando naquela cidade, nos encontrou, e perguntou: como vão vocês? E com um sorriso no coração disse para mim mesmo: “Deus está aqui”. Conversamos e ele disse: “Não passei aqui por acaso, foi Ele”.

Então fomos ao supermercado e o irmão comprou alimento para uma semana. Com este ato Jesus estava dizendo: “Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. (Mt. 28:20)


III. Cristo Se Revela.


1- Abrindo nossos olhos

a) Cristo o pão da vida (v. 30). Os olhos dos discípulos foram abertos depois que receberam o pão. Acredito que aqui fica uma lição muito importante. Precisamos como Daniel e seus amigos, que na hora da provação sentiram a presença de Cristo. Sem um alimento espiritual, não seremos capazes de perceber a presença divina.

Uma coisa é certa, precisamos imitar os discípulos quando disseram, fica conosco. Só assim seremos, alimentados.


CONCLUSÃO - A companhia de Jesus tem poder para abrir nossos olhos. Se quisermos senti-Lo nos momentos de perda, de solidão e de sofrimento, precisamos convidá-Lo para estar conosco. E isto deve ser uma atitude diária.

ILUSTRAÇÃO - Aconteceu nos Estados Unidos, no inverno de 1864, uma velhinha, crente, dirigiu-se à Casa Branca para falar com Abram Lincoln. Segurou a mão do grande presidente e apertou-o fortemente. Queria contar-lhe um segredo!

“Amigo Abram, não estás só, estamos todos orando por ti. Não podes fraquejar, pois o coração de todo o povo está contigo. O Senhor mesmo foi quem te colocou neste lugar. És amado pelo povo como nunca antes outro homem foi. Deus está contigo e o povo atrás de ti”.


APELO - Convidemos Jesus para estar conosco todos os dias. Quantos gostariam de juntos dizermos: “Senhor Jesus fica conosco!” Oremos.