190 A Melhor Escolha

acervo de sermões extra

ASSUNTO: Prioridades.


OBJETIVO: Valorizar a presença de Jesus na vida do cristão.


TEXTO: Lucas 10: 38-42


INTRODUÇÃO - Jesus atraía as pessoas. E Ele satisfazia as pessoas com sua presença. Quando esteve aqui conseguia atrair os corações, criando vínculos de amizade. Mas o desejo de Cristo era muito mais do que fazer um amigo, era transformar a pessoa em um seguidor (discípulo), transmitindo assim à vontade de Deus para ela. Vejamos qual o processo que leva uma pessoa a sentir-se satisfeita com Jesus.


I. Recebendo Cristo no Coração.


1- Como um amigo íntimo

a) Era costume de Jesus ao passar na aldeia de Betânia se hospedar na casa de Marta e Maria. Essa família tinha criado um vínculo de amizade com Jesus tão íntimo que o Salvador preferia ir a sua casa para ali descansar.

2- Como um convidado especial

a) Além de amigo aquela família tinha Jesus como um convidado especial. Isso é tão claro que quando Jesus chega à casa, Marta se preocupa em preparar algo especial para Jesus. Mas, os afazeres de Marta fizeram com que ela valorizasse mais as coisas seculares do que a presença do Mestre. “Marta anelava proporcionar-lhe conforto e, em sua ansiedade, esqueceu a gentileza devida ao hóspede”.


II. Estando aos Seus Pés.


1- Sendo submisso.

a) Enquanto a preocupação de Marta era agradar a Jesus com uma boa refeição, o objetivo de Maria era estar aos pés de Jesus. “Ao dar Cristo suas admiráveis lições, Maria sentava-se-lhe aos pés, ouvindo atenta e reverente”. “Maria simplesmente se assentava como qualquer discípulo costuma sentar-se aos pés de seus mestres”.

2- Ouvindo as suas palavras

a) Maria estava desejosa de ouvir o que Jesus tinha a dizer-lhes. “Maria estava enriquecendo o espírito com as preciosas palavras caídas dos lábios do salvador, palavras mais valiosas para ela do que as mais magníficas jóias da terra”. “A palavra de Deus, saída dos lábios de Jesus, é o pão do céu, e esse pão é mais importante do que a preparação de qualquer alimento terreno”.


III. Fazendo a Sua Vontade


1- Escolhendo o melhor

a) O próprio Jesus com suas palavras confessa que Maria fez a melhor escolha. Para Jesus, a mais importante foi a atitude de Maria; ela valorizou a presença de Jesus; para ela, era mais importante entregar seu coração ao divino Salvador, do que, tentar agradá-Lo com coisas materiais.

2- Servindo-o de outra forma

a) Não havia nada de errado na atitude de Marta em querer agradar ao Senhor. Explica Russel Normam Champlim, “assim sendo, Jesus não condena aqui a atitude, a negligência, quer de natureza religiosa ou não; mas meramente condenou aquela atitude que “furta” o devido lugar da devoção e do desenvolvimento espiritual”.

b) Os afazeres da vida muitas vezes nos impedem de enxergar o privilégio da presença de Jesus, e como Marta, tomamos como prioridade os afazeres seculares.


ILUSTRAÇÃO - Disse Lutero: “Eu correria para os braços de Jesus, mesmo se Ele se achasse com uma espada desembainhada nas mãos”. João Butterwort, lendo essa frase, resolveu seguir o exemplo de Lutero e encontrou, como se dá com todos os pecadores que assim procedem, não uma espada nas mãos de Cristo, mas braços abertos e cordiais boas-vindas. A proclamação soa através dos tempos e dirige-se a todo coração opresso: “Vinde a mim todos os que estais cansados...”; “Ele demonstrou essa maravilhosa compaixão, morrendo por nós; não será agora que Ele repulsará o pecador que Dele se aproxime”.


CONCLUSÃO - Nesta vida, muitas prioridades ocupam nosso dia a dia, mas quando se trata das coisas espirituais devemos dar primeiro lugar em nosso coração. Devemos parar e se colocar aos pés de Cristo e dizer: Senhor, que queres que eu faça? E como na ilustração acima, Jesus colocará você em seus braços e lhe dará descanso.


APELO - Em meio à agitação dessa vida, não gostaria você de assim como Maria, escolher estar aos pés de Cristo, ouvindo seus conselhos e seguir suas orientações. Amém!O Chamado Divino