40 ESTUDO SOBRE O SALMO 119

PEROLAS DA BIBLIA EXPLICADAS


Não sabemos quem escreveu este salmo, embora os estudiosos insistam que seja Davi. 


É de nosso conhecimento que aparecem mencionados na coleção dos salmos sete autores, destacando-se inegavelmente a figura ímpar de Davi, com 73 salmos, ou sejam os de número 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 68, 69, 70, 86, 101, 103, 108, 109, 110, 122, 124, 131, 133, 138, 139, 140, 141, 142, 143, 144, 145. 


Doze salmos foram escritos por Asafe: 50, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83. 


Nove salmos têm como autores os filhos de Coré: 42, 44, 45, 47, 48, 49, 84, 85, 87. 


Dois pertencem ao rei Salomão: 72, 127. 

Heman – o Esraíta compôs o salmo 88. 

Etã – o Esraíta aparece como autor do salmo 89. 

Moisés, o homem de Deus, redigiu o de número 90. 

Se os autores aqui arrolados são responsáveis por 99 salmos é evidente que 51 são anônimos. 

O Salmo 119 é classificado juntamente com mais 8, os de número 9, 10 , 25, 34, 37, 96, 111, 112 como acróstico. 

Classificação um tanto imprópria, desde que o vocábulo significa: composição poética na qual o conjunto das letras iniciais dos versos compõe verticalmente uma palavra ou frase. 

Este salmo consiste de 22 grupos de oito versos. Os oito versos de cada grupo começam com uma das letras do alfabeto hebraico, isto é, os primeiros oito versos começam com a letra alefe; os oito do segundo grupo, com a letra Bete e assim sucessivamente até o Tau. 

Sendo que o número de palavras freqüentemente repetidas no salmo 119 têm sido diversamente enumeradas pelos comentaristas, o caminho mais seguro é apresentá-las de acordo com a autoridade da Massora. Uma anotação no verso 122 diz o seguinte: através de todo o salmo alfabético (119) há em cada verso uma das seguintes 10 expressões, com exceção do 122. 

1 - Dereb              = caminho  

2 - Eduth              = testemunho 

3 - Pikkudim        = preceitos 

4 - Mizvah           = mandamentos 

5 – Imrah             = dito, promessa, palavra 

6 - Torah              = lei 

7 - Mishpat          = juízos 

8 - Zedeb, Zadib  = justiça 

9 - Hukab             = estatutos 

10 - Dabar             = palavras. 

A seguinte lista inclui o número de vezes que estas dez palavras ocorrem no salmo 119, juntamente com a primeira ocorrência bíblica de cada uma delas. 

I – Caminho (dereb) de dareb - seguir com os pés, denotando o ato de caminhar. 

A primeira ocorrência se encontra em Gên. 3:24 - Deus colocou o refulgir de uma espada para guardar o caminho da árvore da vida. 

Aparece neste salmo 13 vezes. 


II – Testemunho (eduth). Derivado de ud = voltar outra vez, passar novamente, renovar. Gênesis 21:30 é a primeira passagem bíblica que a emprega. "Respondeu Abraão: Receberás de minhas mãos as sete cordeiras, para que me sirvam de testemunho de que eu cavei este poço." 

Foi usada neste salmo 23 vezes. 


III – Preceitos (pikkudim). É derivada de pakad: aceitar, mudar. 

Apenas os salmistas a empregaram, sendo a primeira no Salmo 19:8 -"Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração." 

O autor do Salmo 119 a empregou 21 vezes. 


IV – Mandamentos (mizvah), procedente de Zavah - levantar, erguer, constituir. Daí o sentido de mandamentos constitucionais. 

Aparece 22 vezes neste salmo e sua primeira incidência está em Gênesis 26:5 - "Porque Abraão obedeceu à minha palavra, e guardou os meus mandamentos". 


V – Promessa (imrah) - do verbo amar - trazer à luz, dizer. Significa palavra, mas não com o mesmo sentido de dabar, que se refere à sua pronúncia articulada. Quem primeiro a empregou foi Moisés em Gênesis 4:23 - "E disse Lameque ... escutai o que passo a dizer-vos." 

Aparece no salmo em estudo 19 vezes. 


VI – Lei (torah) - palavra derivada de yarah projetar, planejar, mostrar. Daí instruir, ensinar. A torah contém as instruções de Deus a seu povo, apontando-lhes o seu caminho. 

A primeira ocorrência está em Gên. 26:5 Abraão guardou as minhas leis. 

No salmo 119 aparece 25 vezes, sempre no singular. 


VII - Juízos (mishpat), de shaphat - estabelecer direito, instituir. Mishpat significa o que deve ser observado. 

Empregada pela primeira vez para descrever o procedimento de Abraão: "Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor, e pratiquem a justiça e o juízo." Gên. 18:19. 

No salmo 119 aparece 23 vezes. 


VIII – Justiça (zedeb), de zadab - ser reto, direito, justo. Pela comparação da primeira ocorrência em Levítico 19:15, com a segunda (Lev. 19:36) deduzimos que a palavra tem referência especial a equilibrar igualmente. É do conhecimento de todos que a balança é o símbolo da justiça. 

O salmista a emprega 15 vezes neste salmo. 


IX – Estatuto (hukka), de hakab - imprimir, decretar, ordenar. Primeira ocorrência está em Gên. 26:5 - "Abraão guardou os meus preceitos (estatutos). 

No salmo 119 ocorre 22 vezes. 


X – Palavras (dabar) - arranjar em uma fila, daí relatar no falar. Refere-se à forma articulada do que é dito, quer falando ou escrevendo. 

Foi usada pela primeira vez em Gên. 11:1 - "Ora em toda a terra havia uma linguagem e uma só maneira de falar (de usar as palavras)." 

No Salmo 119 aparece 24 vezes.