9 VITÓRIA DE APARENTES DERROTAS

SERMOES MORDOMIA IASD


Texto: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria irmão de Tiago, José Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” Marcos 6:3.


Objetivo: Mostrar duas ocasiões em que Jesus foi aparentemente “derrotado” porém foi a base para Seu triunfo.


Assunto: Vitória nas adversidades.


INTRODUÇÃO


Uma das mais aflitivas experiências pelas quais Jesus passou foi a rejeição de Seu messiado, de sua mensagem e de sua missão pelo povo de sua cidadezinha. Se aplicarmos o que aconteceu com Ele à luz de como isso O habilitou a satisfazer as necessidades humanas  hoje em dia, pode haver aí alguma animação para aqueles dentre nós que temos sido rejeitados pelos que nos deviam conhecer. 


Esta experiência também pode conter uma advertência para nós acerca da maneira como tratamos as pessoas que conhecemos durante os seus anos de formação.

O que parecia ser o maior fracasso não desalentava a Jesus, antes se tornava a base para a vitória e triunfo embora nem sempre fosse reconhecido como tal pelos seus contemporâneos.


I. JESUS SOFREU REJEIÇÃO EM NAZARÉ


Perto do fim de um ano de ministério na Galiléia e arredores o Senhor retornou a sua terra, e novamente ensinou algo a seus vizinhos e parentes no dia de sábado.

Os nazarenos manifestaram uma estranha combinação de atitudes. Reconheceram a veracidade das palavras de Cristo. E o poder de seus milagres, porém o seu nacionalismo e orgulho impediram que aceitassem a Jesus. Como conseqüência, Ele não pôde realizar tanta coisa em favor dessa gente como gostaria de fazer. Isto não constitui uma solene advertência para nós na atualidade? 

Embora ficasse pesaroso com a descrença dos habitantes de sua própria cidade, nosso Senhor não deixou de deter pelo fracasso ele empreendeu um ministério mais amplo. Após este incidente ele enviou os discípulos para uma grande obra evangelística, iniciando assim a disseminação do evangelho por todo o mundo.


II. SOFREU COM O MARTÍRIO DE JOÂO BATISTA


O verdadeiro drama desse relato não é o fato de João ter sido decapitado por ordem de um monarca embriagado manipulado por uma mulher vingativa e sanguinária. O verdadeiro drama está no silencio e na não- intervenção de Cristo em favor de seu leal e dedicado precursor, e na abnegada fé de João Batista na segurança do reino que ele teve a honra de anunciar. 

“Convém que Ele cresça e que eu diminua.” Jo 3:30.  Sinta estas palavras. Prove-as. Medite sobre elas. Essa é uma das expressões mais inspiradoras de verdadeira grandeza humana. De nenhum homem Cristo proferiu elogios do que de João. 

“Deus nunca dirige Seus filhos de maneira diversa daquela por que eles próprios haveriam de preferir ser guiados, se pudessem ver o fim desde o princípio, e perscrutar a glória do desígnio que estão realizando como colaboradores Seus. Nem Enoque, que foi trasladado ao Céu, nem Elias, que ascendeu num carro de fogo, foi maior ou mais honrado do que João Batista, que pereceu sozinho na prisão. "A vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nEle, como também padecer por Ele." Filip. 1:29. E de todos os dons que o Céu pode conceder aos homens, a participação com Cristo em Seus sofrimentos é o mais importante depósito e a mais elevada honra.” O Desejado de Todas as nações, 224-225.


CONCLUSÃO


Acompanhamos a aceitação e a rejeição da mensagem do evangelho e da missão de Cristo através de duas situações que mostram que apesar das adversidades Ele foi vitorioso, não gostaria você de pedir que Ele lhe desses força e sabedoria para enfrentas as dificuldades que sobrevêm até você?