9 Deus purificou todos os alimentos?

tira duvidas biblia

Muitas pessoas acham que podemos comer todos os tipos de animais porque foi dito a Pedro: “Mata e Come.”

Deus purificou todos os alimentos?


Veja o que a Bíblia fala sobre a visão que Pedro recebeu: “No qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu. E uma voz lhe disse: Levanta-te Pedro, mata e come. 


Mas Pedro respondeu: De modo nenhum Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou. Sucedeu isto por três vezes; e logo foi isto recolhido aos céus.” Atos 10:12-15


O contexto apresenta ser esta uma visão simbólica para representar que todas as nações e raças são iguais perante Deus, e que os preconceitos entre judeus e gentios deveriam ser derrubados. 


Pedro ficou perplexo com aquela visão, e enquanto pensava, foi procurado por alguns homens enviados por Cornélio, que no decorrer da história do capítulo 10 de Atos, verso 28, traz a razão da visão:  “Vós bem sabeis, (disse Pedro) que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros, mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo.” 


Note que o próprio Pedro, diz o que queria dizer a visão, ele mesmo dá sua interpretação que não se refere a uma sanção divina para comer alimentos imundos, mas sim, que todos os povos, nações e pessoas, são iguais diante de Deus indistintamente de suas raças. 


Vale salientar também que no texto referido, Pedro diz que nunca comeu alimentos imundos, note que ele conviveu com Jesus por mais de três anos e meio, e um discípulo faz o que seu líder faz também, concluindo que as regras de alimentos imundos estavam vigentes e claras para Pedro.


Pedro andou com Jesus, viu sua morte, sentiu as repercussões de Sua ressurreição, encontrou com Jesus após a ressurreição, quando Jesus disse: “Ide por todo o mundo, fazei discípulos de todas as nações”, e ainda Pedro não entendia que deveria pregar aos gentios e estrangeiros, foi para tal, que Deus lhe deu uma visão chocante, a fim de entender que todas as pessoas, de todas as nações, são dignas de serem salvas por Cristo. 


O próprio Cornélio recebeu um representante celestial para orientar seu encontro com Pedro, o que como estrangeiro lhe parecia impossível no contexto de sua época. 


Deus atuou de maneira sobrenatural e de maneiras diferentes com ambos, para que os preconceitos raciais da época fossem derrubados e a pregação do evangelho não se restringisse ao povo judeu. 


Este é o sentido da visão de Pedro, fugir disto, será ir contra os princípios lógicos de interpretação Bíblica.