7 LAR, UMA IGREJA EM MINIATURA

SERMOES MORDOMIA IASD



Texto: “Maridos, amai vossas mulheres, co também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5:25


Objetivo: Mostrar que a felicidade da igreja depende em certo grau do que acontece no lar.


Assunto: Família.


INTRODUÇÃO


Em grande medida, a unidade da igreja depende da unidade do lar. Visto que a igreja é um conjunto dos lares que representa, o nível da espiritualidade dentro da igreja reflete o nível de espiritualidade dentro dos lares individuais. 


Aquilo que acontece dentro dos limites do lar embora talvez não seja notado por pessoa alguma fora desse ambiente, tem efeitos observáveis sobre a igreja e seus programas, e sobre a eficácia de sua missão. Tudo que contribui para edificar e fortalecer o lar também fortalece a igreja.


O lar ode ser encardo como um laboratório em que está sendo realizada a experiência do amor. Amigos, parentes, as pessoas na vizinhança, os colegas e os membros da igreja observam para ver o resultado da experiência. 


A verdadeira natureza do amor está sendo posto à prova para ver se realmente é um amor que só ocorre como um dom que não pode ser comprado nem vendido; um amor que pode curar todos os fermentos; um amor que une, e não divide; um amor que  vê o bem nos outros, e não o mal; um amor que requer abnegação e evita a defesa pessoal; u amor que provém de Cristo e conduz a Cristo; um amor que é divino.


I. OBRIGAÇÕS DAS ESPOSAS

O casamento deverá ser mantido por ambos os cônjuges, cada um tendo obrigações que contribuirão para seu bom andamento, a esposa deverá ter:


1. Submissão

Paulo recomenda que as esposas sejam submissas aos maridos. Submissão significa inferioridade? Certamente que não. Paulo reconhece que em Cristo não desigualdade baseada em diferenças de raça, sexo, ou posição social. “Dessarte não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gl 3:28.

Para compreender devidamente os conselhos de Paulo em Efésios 5 precisamos considerar outras declarações  do Novo Testamento sobre o papel das mulheres. Ao interpretar a Escritura, às vezes é difícil separar aquilo que tem aplicação local e temporária daquilo que tem aplicação permanente e universal. 

Em Efésios 5:22 não devemos interpretar como se dissesse que as mulheres precisam se submeter aos maridos do mesmo modo que se submetem a Deus os maridos  não devem agir como se fossem Deus  nos reclamos que talvez venham a fazer a sua esposa. Ao chamar seu marido de “senhor”, Sara estava usando o título de respeito admitido, e não considerando seu marido como se fosse Deus para ela. O que Paulo está dizendo em Efésios 5:22 é que a submissão da esposa deve ser moldada ou determinada pelo que apropriado ou conveniente para uma pessoa que está “no Senhor”, isto é, em Cristo.


2. Respeito

Em Efésios 5:33 a palavra “reverenciar” significa “respeitar”. O respeito não ocorre automaticamente; ele precisa ser conquistado. Constitui o resultado de uma relação. M dos frutos do amor genuíno é, portanto, o respeito.

O homem é a cabeça da mulher, porém, um homem só está qualificado para se a cabeça de sua família se ele se submeteu primeiro a Cristo como a sua cabeça.

“Todos os membros da família se centralizam no pai. Ele é o legislador, ilustrando em sua própria varonilidade as severas virtudes: energia, integridade, honestidade, paciência, coragem, diligência e prestatividade. O pai é em certo sentido o sacerdote da família, apresentando ante o altar de Deus o sacrifício da manhã e da tarde. A esposa e os filhos devem ser encorajados a unir-se nesta oferenda e também a participar dos cânticos de louvor.” O Lar Adventista, 212.

A esposa cristã cujo o marido não é cristão ainda tem o dever, em virtude de sua dedicação a Cristo, de manifesta respeito cristão, bondade e mesmo obediência a seu esposo, conquanto os reclamos não sejam uma violação de algum principio bíblico.


II. Obrigações dos maridos 

Os maridos, assim como as esposas tem suas obrigações para o bom andamento do casamento, são elas:o

1. Amar a Esposa

O marido deve amar a  esposa com a mesma qualidade de amor que Cristo tem dispensado a sua igreja. 

“Deve-se procurar seja o lar tudo quanto está implícito nessa palavra. Deve ser um pequeno Céu na Terra, um lugar onde se cultivem as afeições em vez de serem estudadamente reprimidas. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da simpatia e da verdadeira cortesia de uns para com outros. 

O mais agradável símbolo do Céu é um lar presidido pelo Espírito do Senhor. Se a vontade de Deus é cumprida, o marido e a esposa se respeitarão mutuamente e cultivarão amor e confiança. O Lar Adventista, 15.


2. Cuidar da esposa

Um dos característicos das pessoas que cuidam de sua própria carne é que elas zelam de sua saúde. Se permitirmos que nossa saúde deteriore constantemente, isso pode indicar que o senso do nosso valor pessoal está começando a declinar. Também pode ser um sinal de que o nosso amor a Cristo está esfriando. Seu sacrifício no Calvário pagou o preço para resgatar nosso corpo e alma. Paulo retrata o cristão como um atleta. Os cristãos que cuidam que sua saúde tomarão providências para que a saúde de sua companheira ou companheira na vida seja devidamente cuidada. 


CONCLUSÃO


Se o amor é ma planta de origem divina e todo amor genuíno provem de Deus, então a unidade que é o resultado do amor só pode provir de Deus. Independentemente de Cristo na ode haver autêntica unidade neste mundo. 

Não há um lar despedaçado que o poder da graça transformadora de Cristo não possa restaurar se ambos os cônjuges estiverem dispostos a submeter-se a Ele. Assim também, se nossa comunhão com Cristo foi corrompida ou se acha gravemente abalada, ela não está fora da esperança de restauração. Cristo deseja que isso aconteça. Tudo que é necessário, portanto, é nossa boa vontade. Há esperança  para o que parece ser desesperador.

Pergunte o seguinte a si mesmo: Minha relação com Cristo está sendo abalada? Em caso afirmativo, isto está afetando o seu lar? Estou disposto a permitir que Cristo restaure e cure, se isso for necessário?