3 O VALOR DA SENSATEZ

SERMOES MORDOMIA IASD



Texto: “Nabal era o nome deste homem, e Abigail o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era da casa de Calebe.” I Samuel 25: 2 e 3.


Objetivo: Incentivar os membros a aprenderem mais sobre cortesia e bons tratos.


Assunto: Cortesia


INTRODUÇÃO


Provavelmente nunca teríamos ouvido de Abigail se seu marido houvesse sido  um homem decente. Como, porém, ele era um ébrio e arrogante, Abigail encontrou-se no centro da trama.


Ela residia com seu marido Nabal numa vasta extensão de terra própria para pastagem de ovelhas ao sul de Hebrom, no deserto de Parã. Grupos de vigias freqüentemente procuravam afugentar saqueadores ismaelitas. 


Davi e seu exército de 600 homens tiveram ensejo de proteger os rebanhos de Nabal contra roubo. Davi decidiu então pedir algum auxílio quando ele e seus homens estavam em necessidade, mas os seus mensageiros foram repelidos indelicadamente, e Davi foi acusado de ser um desertor do dever. 

Davi enfureceu-se e quis aplicar uma punição em Nabal, porém, Abigail, esposa deste, agiu de maneira sábia aconselhando Davi a não matá-lo, pois seu marido era um insensato. 


I. O CARÁTER E HABILIDADES DIPLOMÁTICAS DE ABIGAIL


O servo de Nabal não foi ter com seu senhor ao enfrentar esse grave perigo, mas falou com a esposa dele, reconhecendo que ela era “sensata”. Este fato revela tanto a respeito de Nabal quanto de sua esposa. Ele era o chefe formal da casa, mas na realidade era ela quem desempenhava esta função. Por sua mensagem o servo mostrou que analisara corretamente a situação.

Abigail era mulher de ação. Ela compreendeu imediatamente quais seriam as conseqüências, e, em face de ruína iminente, resolveu agir. Enquanto estava a caminho, Abigail  deve ter pensado o que diria quando se encontrasse com Davi. Então ela o viu se aproximando com seu exército. Quando chegou perto de Davi, prostrou-se diante dele.

Abigail era uma mulher abastada e bela e esposa de um dos homens mais prósperos daquela região., mas humilhou-se até o pó. Advertiu a Davi de que o Senhor a estava usando para evitar que ele derramasse sangue inocente.

Ofereceu então o seu presente de gêneros alimentícios. Ela continuou a implorar numa linguagem que indicava estar ciente da posição de Davi como sucessor do ungido do Senhor ao trono de Israel. 

Sinceridade, discernimento, compreensão da natureza humana, tato e humildade, acrescidos ao fato de que essa formosa mulher se achava ajoelhada diante dele – tudo contribuiu para persuadir a Davi de que ela tinha realmente razão. 


II. MAIS LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA DE ABIGAIL


Abigail deve ter percebido, logo após casar-se com Nabal, que espécie de marido ele era. Em sua sensatez, ela se adaptara à situação e desenvolveu uma estratégia para lhe dar com ele. Reconhecia a realidade de sua situação , desprezava ou revogava as decisões dele quando percebiam que eram corretas e faziam seus próprios planos para realizar o que achava apropriado.

Davi e seus homens tinham ficados impressionados com a opulência e com a localidade das propriedades de Nabal. Também tiveram boa impressão de sua bela e talentosa esposa. Ao verem-na prostrada no pó da estrada e ouvirem seu sábio conselho, a hostilidade deles se desfez. As palavras e os atos de Abigail produziram os resultados que ela desejava.

Abigail observara as reações de Davi e suas palavras e notou como sua ira se abrandou. Ajudada pelo Espírito Santo, viu que a consciência dele estava prevalecendo. Ela fez então seu comovente apelo em palavras semelhantes a estas: “Por favor, não faça o que sabe que está errado. Somente assim terá uma consciência limpa. Se cumprir os seus desígnios, ficará cheio de remorsos pelo resto da vida.” Davi poderia ter perdido o trono caso houvesse executado seus planos.

A habilidade de Abigail para lidar com as pessoas também é demonstrada por sua relação com seus servos. Ela despertara a total confiança neles, e não tinham receio de aproximar-se dela com seus problemas e de abrir-lhes o coração com franqueza. Abigail também os tratava dessa maneira cordial. Por sua vez, eles estavam dispostos a fazer qualquer coisa que ela solicitasse. Tato, afeto e compreensão caracterizavam todos os seus atos.


CONCLUSÃO


Embora vivesse com um homem intratável, Abigail revelou a beleza interior de uma vida dominada pelo Espírito Santo. Ela não permitira que a conduta do marido deslustrasse o seu encanto e cortesia sua influência, como fragrância de uma flor, exalava bondade, paz e piedade.