2 DOUTRINAS VITAIS DA IGREJA ADVENTISTA

2 DOUTRINAS IASD


1. QUAIS SÃO ESSAS DOUTRINAS 


Que duas áreas de doutrinas estão incluídas nas questões que os adventistas estão discutindo na década de 1980? 


Na sessão da Conferência Geral em Dallas, Texas, em abril de 1980, a Igreja Adventista da Sétimo Dia reafirmou formalmente as posições doutrinárias que os adventistas têm sustentado por mais de um século. 


Duas dessas doutrines estão agora sendo questionadas. 


São elas: 


1) a crença de que Cristo iniciou um ministério especial no santuário celestial em 22 de Outubro de 1844, que incluía uma obra de julgamento e (2) a autoridade de Ellen G. White como mensageira inspirada de Deus. 


2. POR QUE ESSAS DOUTRINAS SÃO IMPORTANTES PARA OS ADVENTISTAS 


Por que essas doutrinas são importantes para os adventistas? 


A doutrina do santuário, incluindo o ensino do juízo investigativo e a crença de que Ellen White foi divinamente inspirada, são peculiares aos adventistas do sétimo dia. 


Se Cristo não iniciou um ministério que consistia no juízo investigativo no Céu em1844, e se Ellen White não foi a mensageira escolhida por Deus, a Igreja Adventista do Sétimo perderia dois ensinos que a identificam como um movimento profético, suscitado por Deus a fim de preparar o caminho para o segundo advento de Cristo. 


Na realidade a credibilidade de Ellen White está intimamente entrelaçada com a interpretação adventista do santuário celestial e sua purificação, que inclui a doutrina do juízo investigativo. 


Em seu sermão no sábado pela manhã na Conferência Geral de 1891, Urias Smith, editor da Review and Herald, enfatizou a inseparabilidade entre a doutrina do Santuário e o Espírito de Profecia. Ele declarou: 


"Dentro de algumas semanas após o desapontamento, e enquanto os sinceros de coração estavam aguardando pacientemente para ver o que a bondosa providência de Deus faria por eles, surgiu luz sobre o grande tema do santuário. 


Isto abriu diante de nós, um novo e vasto campo de luz e verdade; e o espírito de profecia iniciou também sua obra justamente naquele local e naquela época para advertir a igreja, a fim de que esta não renunciasse à verdade do passado. 


E dessa forma a luz sobre o santuário e o dom do espírito de profecia, de mãos dadas, surgiram para levar avante este povo, a uma ampla esfera de luz, conhecimento, e verdade adicionais, para preparar para a vinda do Filho do homem". Boletim da Conferência Geral, 18 de março de 1891, Testemunho dos Pioneiros, p. 63. 


Ellen White sustentava, em 1906, que "a questão do santuário permanece em justiça e verdade, da mesma forma que a temos mantido por tantos anos", e que esta verdade "foi revelada a nós pelo Espírito Santo" (Carta 50, 1906; cópia do manuscrito # 1760, p. 23). 


À luz destas e de outras declarações similares, uma rejeição do juízo investigativo é também uma rejeição de Ellen White. 


VEJA AQUI O 👉 Índice Completo Sobre o Santuário e Ellen White