12 CRISTO – O PRÍNCIPE

PRETENCIOSAS TESTEMUNHA JEOVA TEMAS



A palavra príncipe é bastante rica em sua significação, como pode ser vista pelas inúmeras palavras usadas no original, especialmente no hebraico para transmitir as várias nuanças de significado. Como confirmação eis o que declara o Novo Dicionário da Bíblia ao comentá-la: 


"Muitas palavras hebraicas são traduzidas pelo termo português 'príncipe', em nossas diversas versões. 'Chefe', 'líder', 'capitão', etc., também são outras traduções, visto que os tradutores estavam seguindo (embora não de forma igualmente consistente) o termo usado pela Septuaginta, archon, vocábulo que representa mais de vinte palavras hebraicas, entre as quais a mais importante é aquela que significa 'cabeça', ro'sh. 


Os vocábulos hebraicos se dividem em duas categorias: 


Primeiramente, palavras emprestadas, que usualmente se referem a dignitários estrangeiros. Por exemplo, khshathrapavan, 'sátrapa', e fratama, 'primeiro', que são palavras persas transliteradas em Dan. 3:2, etc. (aramaico, ahashdarpan), 1: 3 (em hebraico, plural, partemim). 

Em segundo lugar, palavras de origem indígena, que representam as seguintes idéias salientes: 

1. Sar, 'que exerce domínio', quer como supremo ou como vassalo de um senhor superior; 

2. Naghidh, 'que está defronte', usada especialmente acerca dos líderes militares; 

3. Nãsi - 'exaltado'; 

4. nadhibh 'voluntário', que talvez signifique um contraste com aqueles a quem um rei pode compelir a lutar em seu favor; 

5. qãcin 'juiz'. 

Ezequiel freqüentemente emprega o vocábulo nãsi para indicar o Messias, corresponde com sua concepção sobre o verdadeiro Davi. (Ezeq. 37:24-25). Em Daniel, sar e nãghidh são usados para indicar o Messias, correspondendo ao conceito militar mediante o qual se representa a luta cósmica. Sar também é termo usado para indicar os anjos guardiões dos países, especialmente no caso de Miguel (Dan. 10:13, 21). 

Há uma outra palavra hebraica 'alluph', líder de um eleph (mil). Essa palavra é empregada exclusivamente como título dos filhos de Seir, o horeu (Gên. 36:20-30) dos netos de Esaú, por Ada e Basemate, e dos seus filhos por Aolibama (Gên. 36:1-19), bem como dos descendentes posteriores de Esaú (Gên. 36:40-43; 1 Crôn. 1:51-54). Era título característico dos chefes tribais de Edom, até os tempos de Moisés (Êxo. 15:15), e também é conhecido nas inscrições em ugarítico que falam sobre eles. Em Jos. 13:21, 'príncipes' representa o termo hebraico nasikh, isto é, 'príncipes' de Seom. 

Quanto ao Novo Testamento, o vocábulo archon é empregado para designar Satanás, 'príncipe deste mundo', etc., e no plural é usado para designar as autoridades romanas ou judaicas. Uma só vez é empregada para indicar Jesus Cristo (Apoc. 1:5), 'príncipe dos reis da terra'; mas noutros lugares onde geralmente aparece o termo 'príncipe', emprega-se a mesma palavra usada pela Septuaginta, archegos (tradução de nãsi e qãcin), mas aplicada a Cristo, que de suas ligações gregas adiciona a idéia de 'autor' e 'pioneiro'." – Vol. III, páginas 1315-1316. 

A Bíblia não usa a palavra no limitado sentido do filho, herdeiro de um monarca. 

Príncipe é um governador, comandante, líder, um chefe, uma pessoa que está em eminência. 

O termo grego para Príncipe tanto pode ser αρχω - archon, como αρχηγοϖv - arquegós. Archon é traduzido como chefe, rei, arconte, senhor; e arquegós por líder, governador, originador, fundador, alguém que começa alguma coisa. 

Archon é o particípio presente do verbo archo - governar. 

Esta palavra é usada na Bíblia para: 

Cristo como o governador ou príncipe dos reis da Terra - Apoc. 1:5; 

Governantes das nações - Mat. 10:25; Atos 4:26; 

c) Juízes e magistrados - Atos 16:19; Rom. 13:3; 

Membros do Sinédrio. Luc. 14:1; S. João 3: 1; 7:26, 48; 

Governantes das sinagogas - Mat. 9:18, 23; Luc. 8:41; 18:18; 

O demônio como príncipe deste mundo - S. João 12:31; 14:30; 16:11 e como tendo o poder do ar - Efés. 2:2; 

Belzebu, o príncipe dos demônios - Mat. 9:24; 12:24; Mar. 3:22; Luc. 11:15; 


Na Bíblia príncipe é usado para reis (I Sam. 13:14; I Reis 1:35; II Reis 20:5); e oficiais militares (I Crônicas 12:27; II Crônicas 32:31). 

Este vocábulo designa também nas Escrituras uma pessoa de nobre nascimento, de educação esmerada, um chefe, alguém que é digno de honra: I Sam. 2:8; Jó 12:21; Salmos 107:40. 

Abraão é chamado de príncipe pelos heteus. Gênesis 23:6. 

Cristo é chamado - O Príncipe da paz - Isaías 9:6; o Príncipe dos príncipes - Daniel 8:25; de Messias, o Príncipe - Dan. 9:25; o Príncipe dos reis da Terra – Apoc. 1:5; Príncipe e Salvador - Atos 5:31. 


ÍNDICE DE TEMAS - Pretensões Jeovistas