2 PRINCIPIOS DE HERMENÊUTICA E EXEGESE

PRETENCIOSAS TESTEMUNHA JEOVA TEMAS


PRINCÍPIOS  E  NORMAS  DE  UMA  INTERPRETAÇÃO  CORRETA  –  HERMENÊUTICA  E  EXEGESE


HERMENÊUTICA 


Este termo provém do verbo grego ηρμηνευω que significa declarar, anunciar, interpretar ou esclarecer o sentido de uma palavra ou de uma frase. Estas múltiplas significações do verbo hermeneuo podem ser sintetizadas na frase: tornar alguma coisa compreensível. 


Ela é definida como a ciência da interpretação de textos escritos, de acordo com as regras e princípios cientificamente formulados. 


Há cogitações, mas não absoluta certeza de que a palavra seja derivada de Hermes, o mensageiro dos deuses a quem se atribui a origem da linguagem. 


Schleirmacher explica hermenêutica como sendo, "a doutrina da arte de compreender". 

Louis Berkhof no livro Princípios de Interpretação Bíblica, página 11, assim a define: "Hermenêutica é a ciência que nos ensina os princípios, as leis e os métodos de interpretação". 

A necessidade de uma ciência da interpretação nasceu virtude das diversidades mentais e culturais das pessoas e nações. 

O objetivo da interpretação é apresentar a revelação Deus, numa linguagem que seja compreensiva ao homem moderno. 

Roberto M. Grant definiu a tarefa da interpretação de qualquer registro do pensamento humano como sendo a exposição que o autor quer dizer em termos de nossas próprias formas pensamento. A Short History of the Interpretation of the Bible, p. 11. 

A hermenêutica estabelece princípios, métodos e regras necessárias para elucidar palavras ou frases, cujo sentido não esteja bem claro. A hermenêutica teológica procura traduzir, interpretar e fazer compreensiva a mensagem da Bíblia na situação contemporânea. 


POR QUE HÁ NECESSIDADE DO ESTUDO DA HERMENÊUTICA? 


O estudo de Hermenêutica é muito importante para os futuros ministros do evangelho, porque: 

Somente o estudo inteligente da Bíblia lhes fornecerá o material de que necessitam para a construção de sua teologia. 

Cada sermão pregado deve repousar numa sólida fundamentação exegética. Esta é uma das maiores aspirações dos nossos dias. 

Instruindo os jovens da igreja, e na visitação aos lares, os ministros são freqüentemente solicitados a interpretar passagens da Escritura, Em tais ocasiões, um conhecimento razoável das leis de interpretação será de valor inestimável. 

Será parte de seu ministério defender a verdade contra os ataques da Alta Crítica. Mas, para poder fazer isto eficientemente, os ministros devem saber manuseá-la. 

A exegese se tornou necessária para evitar o erro, desde que o pecado obscureceu o entendimento do homem. 


EXEGESE 

Disciplina que aplica métodos e técnicas que ajudam na compreensão do texto. 

Do ponto de vista etimológico hermenêutica e exegese são sinônimas, mas hoje os especialistas costumam fazer a seguinte diferença: hermenêutica é a ciência das normas que permitem descobrir e explicar o verdadeiro sentido do texto, enquanto a exegese é a arte de aplicar essas normas. 


PRINCIPIOS HERMENÊUTICOS 


Retirados de várias fontes e harmonizados, aqui se encontram doze princípios que devem ser seguidos na interpretação bíblica: 

1º) Denomina-se princípio da unidade escriturística. Sob a inspiração divina a Bíblia ensina apenas uma teologia. Não pode haver diferença doutrinária entre um livro e outro da Bíblia. 

2º) Deixe a Bíblia interpretar a própria Bíblia. A Escritura é a sua própria intérprete. Este princípio vem da Reforma Protestante, que declarava Sola Scriptura, isto é, só a Bíblia. (Ver Apêndice). O sentido mais claro e mais fácil de uma passagem explica outra com sentido mais difícil e mais obscuro. Este princípio é uma dedução do anterior. 

3º) Jamais esquecer a Regra Áurea da Interpretação, chamada por Orígenes de Analogia da Fé. O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de passagens isoladas. 

4º) Sempre ter em vista o contexto. Ler o que está antes e o que vem depois para concluir aquilo que o autor tinha em mente. 

5º) Primeiro procura-se o sentido literal, a menos que as evidências demonstrem que este é figurado. 

6º) Ler e reler o texto, com profunda atenção. Consultar todas as traduções possíveis para melhor elucidação do problema. Muitas vezes uma destas traduções nos esclarece sobre o que o autor queria dizer. 

7º) Apenas um sentido deve ser procurado em cada texto. 

8º) O trabalho de interpretação é científico, por isso deve ser feito com isenção de ânimo e desprendido de qualquer preconceito. 

9º) Fazer algumas perguntas relacionadas com a para chegar a conclusões circunstanciais da passagem Por exemplo: 

a) Quem escreveu? 

b) Qual o tempo e o lugar em que escreveu? 

c) Por que escreveu? 

d) A quem se dirigia o escrito? 

e) O que o autor queria dizer? 

10º) Feita a exegese, se o resultado obtido contrariar os princípios fundamentais da Bíblia, ele deve ser colocado de lado e o trabalho exegético recomeçado novamente. 

11º) Para uma boa compreensão de determinada passagem deve-se consultar sempre as passagens paralelas. Isto é comparar, valendo-se das referências no rodapé ou na margem, com outras passagens que tratam do mesmo assunto. 

12º) Na interpretação deve-se atender mais ao psicológico do que as palavras gramaticais. 

 

Um ponto fundamental ao fazer a interpretação da Bíblia, é levar em consideração o princípio de que estes escritos são divinamente inspirados. Qualquer interpretação que ignorar esta fundamental verdade divina não nos levará a compreender a Bíblia como a segura Palavra de Deus. 

Lembremo-nos sempre da frase de Lutero: "As Escrituras são fáceis, claras e se interpretam a si mesmas." 

O objetivo da interpretação é apresentar a revelação de Deus numa linguagem que seja compreensiva ao homem moderno. 

As idéias seguintes nos ajudarão a compreender melhor o valor da correta interpretação: 

a) Jesus foi o maior intérprete. Recebeu o título de Mestre por causa da sua interpretação e aplicação dos Escritos do Velho Testamento. 

b) O erro primordial do povo judeu esteve na interpretação errada da figura do Messias que esperavam. 

c) A diferença fundamental entre os apóstolos e os fariseus esteve na interpretação das Escrituras. 

d) Muitos conceitos bíblicos são estranhos aos membros comuns de nossa igreja. É preciso que alguém lhes explique para que possam entender. 

e) Princípios errados de interpretação têm sido usados para apoiar atividades e atitudes condenadas pela Bíblia. 

Sirvam de exemplo: 

1º) Usar a Bíblia em defesa da poligamia porque os patriarcas a praticaram. 

2º) Defender a escravidão porque ela foi praticada nos tempos bíblicos. 

3º) A defesa da superioridade de uma raça sobre a outra, justificada pela nação israelita. 


QUALIDADES  DO  INTÉRPRETE 


De acordo com M. S. Terry em seu livro Hermenêutica Bíblica, páginas 9 a 12 são estas as qualidades do intérprete: 

a) Em primeiro lugar, o intérprete das Escrituras deve possuir uma mente sã e bem equilibrada; esta condição é indispensável, pois a dificuldade de compreensão, o raciocínio defeituoso e a imaginação extravagante são coisas que pervertem o raciocínio e conduzem a idéias vãs e néscias. 

b) O exegeta deve ser capaz de perceber rapidamente o que uma passagem não ensina, bem como captar sua verdadeira tendência. 

c) Deve possuir uma intuição da natureza e da vida humana que lhe permita colocar-se no lugar dos escritores bíblicos para ver e sentir como eles. 

d) Antes de expor suas conclusões, precisa pesar todos os prós e contras de sua interpretação para ver se elas são sustentáveis e conseqüentes. 

e) Ele precisa não apenas entender as Escrituras, mas também ser apto para ensinar (II Tim. 2:24) aos outros de forma vívida e clara o que ele entendeu. Para isto deve possuir linguagem correta, clara e simples. 

f) Firme disposição para buscar e conhecer a verdade. Um vez alcançada deve ser aceita na própria vida. 

g) Sua mente necessita ser disciplinada e controlada por verdadeira reverência, desde que a Bíblia nos ensina em Prov. 1:7, que o temor do Senhor é o principio da sabedoria. 

h) Como qualidade final o autor nos apresenta a seguinte: O expositor da Bíblia necessita gozar de uma comunhão viva com o Espírito Santo. Por meio de uma profunda experiência da alma deve alcançar o conhecimento salvador que há em Cristo; e em proporção à profundidade e plenitude de tal experiência, conhecerá a vida e a paz, como declara Paulo em Romanos 8:6. Deve fazer sua a oração de Paulo, em Efésios 1:17-18. 


APÊNDICE 


O PRINCÍPIO DE "SÓ A BÍBLIA" E ELLEN G. WHITE


A ênfase que damos ao princípio de "só a Bíblia" requer alguns esclarecimentos com respeito ao lugar e propósito dos escritos de E. G. White. Entre os adventistas do sétimo dia aceita-se geralmente o fato do Espírito Santo ter inspirado os escritos de E.G. White da mesma maneira que inspirou os profetas bíblicos. Contudo, os escritos inspirados da mensageira de Deus para a Igreja Adventista não substituem a Bíblia,1 nem são qualquer acréscimo ao cânon da Escritura. A própria E.G. White sustenta que a Bíblia é "a prova de toda a inspiração"2 e "a pedra de toque da experiência religiosa".3 Com respeito à relação que existe entre os seus escritos e a suprema autoridade da Bíblia, E. G. White afirmou explicitamente o seguinte: 

"Pouca atenção se deu à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para conduzir os homens e mulheres a uma luz maior."4 "Sendo que seus escritos são tão inspirados como os da Escritura, são eles, como esta, também uma luz, mas não um acréscimo à Escritura, nem estão acima dela e nem são iguais a ela. O propósito dos testemunhos inspirados de E.G. White é, pois, dirigir o povo para a luz maior da Escritura e impressionar as mentes humanas com a importância."5 

Considerando a inspiração dos escritos de E. G. White, os adventistas do sétimo dia afirmam corretamente que eles têm uma autoridade superior a de outros escritos, excetuando unicamente a Escritura. Contudo, isto não significa que seus escritos tenham primazia sobre a Bíblia. Seus escritos têm um papel subordinado ao da Escritura e visam dar uma compreensão mais clara dela,6 exaltá-la,7 atrair as mentes para ela,8 chamar a atenção para verdades negligenciadas,9 fixar verdades inspiradas já reveladas,10 despertar e impressionar as mentes,11 trazer o povo de volta à Bíblia,12 chamar atenção para os princípios bíblicos,13 e aplicá-los à vida prática.14 

Não surpreende, pois, que os escritos de E.G. White tenham um lugar especialmente honrado junto aos adventistas do sétimo dia porque representam um comentário inspirado sobre a Escritura e explicam sua aplicação à vida. Contudo, E.G. White insiste no fato de que eles "não foram dados para substituir a Bíblia", nem constituem "um acrescentamento à Palavra de Deus".15 Em virtude deste lugar ocupado por E. G. White entre os adventistas do sétimo dia, seus escritos inspirados são uma fonte constante de informação e orientação na interpretação da Bíblia. O exegeta cuidadoso consultará constantemente seus comentários inspirados sobre a Escritura. 


Estes comentários foram feitos pelo professor Gerhard F. Hasel do Seminário Teológico da Andrews. 


G. C. p. 10 

G. C. p. 190 

G. C. p. 9 

R. H. (20 de janeiro 

de 1903) p. 15 

2 T. S. p. 281 

2 T. S. p. 279 

2 T. S. p. 281 

4 T. P. p. 246 

2 T. S. 279 

2 T.S. p. 281 

Ibidem 

2 T.S. p. 455; 2 T. S. p. 279 

2 T.S. p. 687; 2 T. S. p. 279 

2 T. S. p. 688 

2 T. S. p. 279



PENSAMENTOS  DE  ELLEN  G.  WHITE  RELACIONADOS  COM  A  INTERPRETAÇÃO  DA  BÍBLIA


"Não existe justificativa para alguém assumir a posição de que não há mais verdades a serem reveladas, e que todas as nossas exposições das Escrituras não contêm qualquer erro. O fato de que certas doutrinas têm sido aceitas como verdadeiras, durante muitos anos por nosso povo, não constitui uma prova de que nossas idéias são infalíveis. O tempo não transformará o erro em verdade, e a verdade pode permitir-se ser bela. Nenhuma doutrina verdadeira perderá algo por rigorosa investigação".  

Conselhos aos Escritores e Editores, p. 35. 


"É investigando rigorosamente cada jota ou til que pensamos ser verdade estabelecida, comparando uma passagem com outra, que poderemos descobrir erros em nossas interpretações das Escrituras. Cristo deseja que o pesquisador de Sua Palavra lance a pá mais profundamente nas minas da verdade. Se a pesquisa é realizada de modo apropriado, serão encontradas jóias de inestimável valor". 

Review and Herald, 12 de Julho de 1898. 


"A Bíblia interpreta a si mesma. Um texto deve ser comparado com outro. O estudante deve aprender a encarar a Palavra como um todo, e ver a relação de suas partes. ... Devemos dar atenção ao Antigo Testamento, não menos que ao Novo. ... O Antigo Testamento derrama luz sobre o Novo, e o Novo sobre o Antigo." 

Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, página 462. 


"Quando a pesquisa é conduzida de modo apropriado, envida-se todo o esforço para conservar pura a compreensão e o coração. Se a mente se mantiver aberta e esquadrinhar constantemente o campo da revelação, encontraremos ricos depósitos de verdade. Velhas verdades serão reveladas sob novos aspectos, e aparecerão verdades que foram omitidas na investigação". 

Manuscrito 75, 1897, citado no Ministry de Junho de 1953. 


"Como o clarão de um relâmpago, novas significações cintilarão de textos familiares da Escritura; vereis a relação de outras verdades com a obra da redenção, e sabereis que Cristo vos está guiando; que tendes ao lado um Mestre divino". 

O Maior Discurso de Cristo, p. 20. 


INTERPRETAÇÃO  DE  TEXTOS

Por J. Arthur Buckwalter 


"A integridade ministerial no uso de textos bíblicos é grandemente fortalecida pelo conhecimento de seu sentido original. Saber o que o texto realmente significava para o escritor e o que ele tencionava que significasse para seus primeiros leitores, é o segredo da exegese bíblica correta. A compreensão da Bíblia exige a compreensão do significado do texto em sua forma original. No preparo dos sermões, o uso do texto não é determinado pela pergunta: 'Como posso usar este passo da Escritura para ajudar o meu povo?', por mais importante que essa pergunta possa ser, mas antes: 'Que ensina ele realmente?' Quando o pregador se tiver satisfeito sobre esse ponto, poderá então de maneira exata e eficaz descobrir que uso do texto será de primordial importância para os membros de sua congregação. 

Deve o pregador acautelar-se para que seus próprios conceitos não tenham prioridade sobre as palavras das Escrituras. Nenhum pregador sincero porá em dúvida as óbvias vantagens de começar a usar um texto com uma compreensão tão clara quanto possível, de seu significado original. Isto, certamente, exige estudo diligente e com oração da parte do pregador. Requer grande familiaridade com os livros da Bíblia. Além disso sua compreensão é aumentada pela informação cultural e histórica relativa aos tempos e condições sob que a mensagem originalmente foi dada. 

Precisamos de mais pregadores que preguem a significação bíblica e histórica dos textos. Toda a fantasiosa alegorização e separação do significado básico dos textos deve ser evitada. Estamos certamente cientes de que quando soubermos o que certo texto disse à sua geração, saberemos qual seja sua principal mensagem para a nossa geração. É verdade que a passagem do tempo e o cumprimento de profecias aumentaram grandemente a compreensão das mensagens originais de passos proféticos das Escrituras. Sua verdade essencial, contudo, é sua significação original. 

Muitos textos, certamente, têm uma rica variedade de implícitas significações, mas é muito necessário ser muito cuidadoso para não tirar do texto o que seu autor nunca tencionou dizer. Quando alguém começa com uma compreensão tão clara quanto possível do significado original do texto, tem um leme para guiá-lo em seu uso presente e não se desviará para longe. Não há afastamento do texto quando se encontra um novo significado que esteja de acordo com o significado original; nem quando os acontecimentos atuais ou novas revelações lançam luz adicional sobre a importância de seu significado em nossos dias. O homem que tenha sido ordenado para pregar a Palavra de Deus, sempre procurará, com toda a integridade, transmitir a sua congregação a significação que Deus tencionava dar. 


ÍNDICE DE TEMAS - Pretensões Jeovistas