1 A MORDOMIA DO TEMPLO

SERMOES MORDOMIA IASD


Texto: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1.


Objetivo: Ajudar os membros a saberem que cuidar da saúde faz parte da mordomia cristã e que são responsáveis em cuidar do seu corpo que é o templo do Espírito Santo.


Assunto: Saúde.


INTRODUÇÃO


Suponhamos que alguém lhe tenha dado um belo copo de cristal. A despeito de sua fragilidade, esse copo é muito útil. E, se for bem cuidado, poderá dura por muito tempo. Se houver, porém, algum descuido no seu manuseio ele se despedaçará com facilidade. 


Imaginemos agora que alguém lhe dê um copo de prata, que também é muito bonito e útil. Este copo suportará numerosas pancadas e pressões sem quebrar-se.


Esses dois copos representam dois tipos de saúde física herdados pelas pessoas. Alguns talvez tenham uma estrutura corporal mais débil do que a dos outros, a maioria de nós se encontra numa posição intermediária. Todos nós, porém, podemos tirar bom proveito quando, pelo poder de Deus, cuidamos devidamente do tipo de saúde que temos.


Mordomia cristã é gerenciar ou administrar a vida. Ser sadio desempenha uma parte importante em nossa capacidade para ajudarmos a propagar o evangelho de salvação em Cristo. Por isso, cuidar da saúde faz parte do plano de Deus para a mordomia, tanto quanto cuidar do dinheiro, do tempo e dos talentos.


I. SOMOS ADMINISTRADORES DE DEUS.


A Terra pertence a Deus porque Ele a criou. Quando entregou o domínio da Terra para Adão e Eva, o Senhor confiou a eles e seus descendentes a responsabilidade de administrá-la e cuidar dela. Foi assim que nos tornamos mordomos de Deus.

Depois da queda, cumprir a missão evangélica tornou-se um dos objetivos da mordomia.

Tempo, e talentos; riqueza e saúde. Estes recursos que Deus nos confiou são a matéria-prima de que se compõe a vida. 

“Muitos há que em seu coração acusam a Deus de ser Senhor severo, porque deles reclama posses e serviço. Nada, porém, podemos entregar a Deus, que já não Lhe pertença. ‘Porque tudo vem de Ti’, disse o rei Davi, ‘e da Tua mão To damos.’ I Cr 29:14. Todas as coisas são de Deus não somente pela criação como pela redenção. Todas as bênçãos desta vida e da futura nos são concedidas assinaladas com a cruz do Calvário.” Parábolas de Jesus, 362. 

Que responsabilidade emocionante é administrar fielmente todas as bênçãos que Deus nos tem concedido! E uma dessas bênçãos é ter o organismo sadio - único meio pelo qual Deus pode se comunicar conosco.

Manter a saúde física é uma responsabilidade muito importante. Os cristãos devem viver mental, física e espiritualmente do modo indicado pelo seu Criador e Redentor, para a glória do seu nome, e não para a satisfação dos desejos carnais. Ter boa saúde contribui par que  haja clareza mental e correto discernimento da verdade, e ajuda a pessoa a ser mais eficiente no trabalho para o Senhor. 

Até certo ponto, a saúde constitui o resultado de conhecer o que causa doenças de compreender que devemos viver de acordo com esse conhecimento, “A luz que Deus tem dado sobre a reforma pró-saúde, é para nossa salvação e para a salvação do mundo. Homens e mulheres devem ser informados acerca da habitação humana, habilitada por nosso Criador como Sua morada, e da qual Ele deseja que sejamos mordomos fiéis.” – Testimonies, vol.7, 136.

Os dois grandes princípios da mordomia, são o direito de propriedade da parte de Deus , e nossa administração dos recursos que Ele nos confiou. Qual será o efeito desses princípios quando você os aplicar ao cuidado de sua saúde?


II. MORDOMIA E SAÚDE


Assim como dedicamos nossos dízimos e ofertas à causa de Deus, também devemos dedicar-lhe nosso corpo. Quando sob a influência do Espírito Santo, fazemos o que está ao nosso alcance para ser sadios, demonstramos que conhecemos o direito de propriedade de Deus em virtude da criação e da redenção.

A mordomia da saúde é mais do que apenas formar bons hábitos. Consiste em aprender tudo que for possível sobre o corpo e se funcionamento, o que causa doenças, etc., e partilhar então esse conhecimento de modo formal ou informal.

Ter boa saúde ajuda a cumprir a finalidade da mordomia das maneiras que seguem:

1. Aumenta a clareza mental para aprender algo sobre Deus;

2. Dá alegria para ajudar a propagar o evangelho;

3. Dedicar a saúde a Deus nos lembra que Ele é nosso Criador e Redentor.


1. Preservar a duração da vida.


 Tratar do corpo de maneira insensata encurta o período de tempo em que Deus deseja que labutemos para a Ele. Formar maus hábitos, recolher ou levantar-se tarde, e satisfazer o apetite à custa da saúde, nos priva do vigor de que necessitamos para participar no cumprimento da comissão evangélica. “Aqueles que assim encurtam a existência, desatendendo as leis da Natureza, são culpados de roubo para com Deus. Não temos nenhum direito de negligenciar ou fazer mau uso do corpo, da mente ou das energias, os quais devem ser utilizados para oferecer a Deus um devotado serviço.” Conselhos sobre saúde, 41.


2. Maravilhosa criação efetuada por Deus.


Embora possa ser comparado com um mecanismo, o corpo é muito mais prodigioso. Cada dia o organismo substitui cerca de dois bilhões de células desgastadas, a camada exterior da pele é substituída num período de 15 a 30 dias.

O coração e os rins trabalham continuamente. O coração de uma pessoa de setenta anos de idade bombeou pelo menos 174 milhões de litros de sangue.

O que você está fazendo para ajudar a prolongar os dias da maravilhosa criação de Deus, que é o seu corpo? Há alguma coisa que gostaria de estar fazendo, mas não tem efetuado por lamentável descuido? 



CONCLUSÃO


Cuidadosa administração dos recursos da vida – incluindo a saúde – é uma maneira de honrar nosso Criador e Redentor. Quando partilhamos o que temos, quer seja dinheiro, posses, capacidades ou saúde habilitadora, outros verão o amor de Cristo em ação. 

Jesus torna claro que não devemos negligenciar, abandonar, ou dissipar os dons de Deus. Precisamos usá-los com sabedoria e bom senso, procurando descobrir quais são Suas intenções quando não houver instruções específicas. Se fizermos isso, não teremos receio de prestar contas. Quantos gostariam de ouvir de Jesus as palavras “bem está, servo bom e fiel” e, a partir de hoje, tomar o propósito de cuidar melhor de sua saúde para apresentar seu corpo como sacrifício vivo a Deus?