182 A MELHOR PARTE

acervo de sermões extra


Assunto: A qualidade do cristianismo


Objetivo: Incentivar a igreja a buscar a Jesus em primeiro lugar


Texto: Lc. 10:38-42. “ Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou -o na sua casa. 


Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. 


Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pis, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”


Introdução: Todos os cristãos são discípulos de Jesus, sendo salvos por sua divina graça. Mas nem todos são iguais. De fato, estudando as atitudes de Marta e Maria, a quem o Senhor amava em cuja casa gostava de estar, descobrimos nelas dois tipos de cristão. Vejamos quais são esses tipos: 


I - Cristãos mais preocupados com o aspecto material da vida do que com o espiritual. 

(verso 40).


1 – Marta, não obstante ter sido uma boa crente, representa esse tipo de cristão.

2 – Ela convidou Jesus para entrar em sua casa (verso 38).

3 – Mesmo tendo Jesus em sua casa, não procurava ouvi-lo.

a) Preocupação: “te preocupas com muitas cousas”. Isto significa uma ocupação antes da hora.

b) Ansiedade: “Marta estás ansiosa”.” A ansiedade é fruto de alguma preocupação de ordem material ou moral, a falta de confiança na providência de Deus.

c) Perturbação: “Marta andas perturbada”.  O cristão que coloca os  valores materiais em primeiro plano em sua vida não pode deixar de ter perturbações.

d) Censura aos cristãos mais espirituais: “Senhor, não te importas de que minha irmã me deixe servir só?”.

4 – Desse modo, os cristãos que andam assoberbados de serviços e negócios não dispõem de tempo:

a) oração

b) meditação

c) leitura da bíblia

d) testemunhar

e) freqüentar a igreja


II - Cristãos que se preocupam mais com o aspecto espiritual do que o material

Maria sabia que era seu dever ajudar sua irmã, mas no momento, estar com Jesus era mais importante.

Os serviços domésticos sempre poderiam fazê-los, mas estar aprendendo de Jesus era raro. Por isso não queria perder a oportunidade.

Há vantagens em parar um pouco com nossas atividades e negócios para tratar das coisas concernentes ao reino de Deus. 


Conclusão: Que tipo de cristãos somos nós? Se do tipo de Maria, somos bem aventurados. Entretanto, não devemos nos orgulhar disso, mas persistir humildemente no mesmo caminho. Se, porém, somo do tipo de Marta, atendamos às advertências carinhosas do Senhor e mudemos de rumo para nossa felicidade.


Apelo: Diga a Jesus que deseja colocá-lo em primeiro lugar na sua vida. Todas as outras coisas são secundárias, mas Jesus tem a primazia em sua vida.