177 O REALIZADOR DE IMPOSSIBILIDADES

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Oração.


OBJETIVO: Mostrar que, se for segundo o Seu propósito, Deus responde qualquer pedido, mesmo que seja impossível para o homem.


TEXTO: Lc 1:5-17


TESE: Para Deus, o pedido impossível torna-se possível


INTRODUÇÃO:


O ser humano é limitado e finito. Mas Deus é infinito e Seu poder é ilimitado. Portanto, o desejo de realizações impossíveis para o homem, são possíveis para Deus, e Ele os realiza quando tem um propósito. 


Um exemplo bíblico disso foi o nascimento de João Batista, através de Zacarias e Isabel. Vejamos então na história desse idoso casal que para Deus o pedido impossível torna-se possível.


I. Zacarias e Isabel

1) Ambos eram justos (v. 6)


2) Andavam irrepreensíveis diante de Deus (v. 6)


3) Observavam os mandamentos (v. 6)


II. Impossibilidade Familiar

1) Não tinham filhos. Segundo Barclay, os rabinos judeus diziam que essas pessoas que não tinham filhos não podiam comunicar-se com Deus, especialmente um sacerdote, como era o caso de Zacarias.


2) Isabel era estéril

À semelhança de Sara (Gn 15), a idosa Isabel (Lc 1:7) era estéril. E na ótica humana morreria sem ter o prazer de gerar.


III. A Ação Divina

1) Visita Zacarias

a) “Zacarias habitava nas montanhas da Judéia, mas fora a Jerusalém para ministrar por uma semana no templo, serviço requerido duas vezes no ano dos sacerdotes de todas as turmas”. Segundo o v. 9, ele foi sorteado entre os demais sacerdotes, a entrar no templo do Senhor para oferecer incenso.


b) Então foi no templo, ao lado do altar (v. 11), que o Senhor, através do anjo Gabriel o visitou e prometeu-lhe um filho. Ele seria o pai do precursor de Jesus, João Batista. Zacarias duvidou, mas Deus concretizou a promessa (mesmo Isabel sendo estéril e avançada em idade), pois tinha um propósito Ellen White afirma que:

“O nascimento de um filho a Zacarias, como o do filho de Abraão , e do de Maria, visava ensinar uma grande verdade espiritual, verdade que somos tardios em aprender e prontos a olvidar. Somos por nós mesmos incapazes de fazer qualquer bem; mas o que não somos capazes de fazer, o poder de Deus há de operar em toda alma submissa e crente”.

O milagre do nascimento de João Batista foi mais uma confirmação da promessa de Lc 18:27.


CONCLUSÃO:

Então, pudemos ver no nascimento de João Batista que para Deus o pedido impossível torna-se possível, pois mesmo sendo idosos e Isabel sendo estéril, Deus visitou-lhes e prometeu um filho, e cumpriu a promessa.


APELO:

Quantos querem entregar seus impossíveis pedidos nas mãos do Deus do impossível?

Levante sua mão, pois se for segundo Seu propósito, Ele tornará possível o impossível.