172 POR QUE SOMOS AFLIGIDOS PELA ADVERSIDADE?

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Relação entre Deus e as adversidades


OBJETIVO: Mostrar que quando Deus permite as adversidades Ele tem um propósito


TEXTO: 2Rs 5:2-4


TESE: Deus não origina, mas permite algumas adversidades


INTRODUÇÃO:


Ao longo da Bíblia, Deus é descrito como Alguém que é amor, e que ama Seus filhos. Então, por que Ele permite que esses sofram? Inclusive os inocentes? À luz de 2Rs  5:2-4 vejamos por que Deus, mesmo não sendo o originador, permite algumas adversidades.


I. Ele Sabe que o Ser Humano Pode Suportar

Na avaliação humana, parece ter sido uma injustiça da parte de Deus permitir que uma inocente garota fosse arrancada da sua família, levada como prisioneira para um outro país, tornar-se uma escrava e ainda suportar as perdas, separação e solidão.

Mas, valendo-se da Sua onisciência, Deus sabia que ela continuaria obedecendo-Lhe e depositando-Lhe toda a sua confiança. Pois os seus pais haviam cumprido maravilhosamente bem seu papel, diante da garota, nos primeiros ensinamentos do lar.


ILUSTRAÇÃO:

No final de 2001, perdi um grande amigo. Revoltado, perguntava constantemente para Deus, através de preces, por que Ele havia permitido que o pecado acometesse o meu amigo, a ponto de tirar-lhe a vida física. Foi quando deparei-me diante de Sua resposta: “Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis suportar” (1Co 10:13). Após encontrar essa resposta na Palavra de Deus, entendi claramente que Deus permitiu passar por essa perda, porque eu, ligado ao Seu poder, podia suportá-la.

Vivemos em um mundo de pecado, conseqüentemente todos estamos susceptíveis ao sofrimento, inclusive os cristãos; pois se Deus os poupasse satanás poderia acusá-Lo de injustiça. Mas há sofrimentos que Deus só permite que lhes venham se eles puderem suportar. O sofrimento não origina-se em Deus (Tg 1:13), mas as vezes é permitido por Ele para o cumprimento de um propósito.


II. O Sofrimento Permitido por Deus tem um Propósito.

Cativa em uma terra estranha, aparentemente a menina estava desprezada por Deus e sem esperança. O Comentário Adventista diz:

“A vida não parecia oferecer grande coisa, e poderia haver se amargurado se tivesse dedicada a pensar em si mesma e em sua desgraça. Porém, numa terra estranha, Deus tinha um serviço para que ela realizasse”.

“Esta pequena jovem era não obstante uma das testemunhas de Deus cumprido inconscientemente o propósito pelo qual Deus havia escolhido Israel como Seu povo”. Deus permitiu que essa garotinha fosse vítima de adversidades, porque Ele sabia que sua diligência, pureza e confiança nEle, seria capaz de trazer esperança ao leproso Naamã, e propagaria o nome de Jeová, o Deus de Israel, diante daquela nação.


ILUSTRAÇÃO:

Eu havia concluído, no final de 97, o curso Técnico em Enfermagem. Objetivava trabalhar e coloquei meu currículo em vários hospitais. O que eu menos desejava foi o único que convocou-me. Tratava-se de um hospital psiquiátrico. Desenvolvi um trabalho profissional de um ano e meio. Foi um dos períodos mais felizes da minha vida. Ali tive o privilégio de ser um instrumento nas mãos de Deus para testemunhar diante de profissionais da área de saúde, e levar esperança a pacientes e familiares. Antes desse período, julguei que Deus estava distante de mim; mas ao longo do referido, detectei que ainda não havia estado perto dEle.

Na maioria das vezes, somos quase que incapazes de vermos propósitos divinos por trás das adversidades - mas eles existem. Se olharmos além das lágrimas, enxergaremos um Jesus dizendo que Ele também está sofrendo com o nosso sofrimento; que nós podemos suportá-los, se nos agarrarmos em Seus braços poderosos; e que por trás desses, há uma bênção para nós. Tiago 1:12 expressa: “Bem-aventurado o homem que suporta a provação, porque depois de ter passado na prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que O amam”.


CONCLUSÃO:

Como vimos, todos estamos susceptíveis ao sofrimento, inclusive os cristãos. Mas Deus só permite que eles venham se pudermos suportá-los (1Co 10:13), e que por trás desses sofrimentos, permitidos por Deus, há um propósito. Se com o discernimento divino, conseguirmos detectá-lo e aceitá-lo, então alcançamos a bênção divina.


APELO:

Quantos gostariam de, a exemplo da pequena jovem hebréia, buscar forças em Deus para suportar as adversidades da vida; e com o discernimento divino entender os propósitos de Deus ao permiti-las?

Fique de pé, e ore comigo.