166 APROVADOS DIANTE DE DEUS

acervo de sermões extra


ASSUNTO: À obediência por amor vem através da fé.


OBJETIVO: Levar as pessoas a seguir a Cristo por amor e não em troca de benefícios


TESE: A verdadeira obediência é por amor.


TEXTO: Gênesis 22.16.


INTRODUÇÃO:


A obediência por amor é um fruto de um relacionamento vivido na companhia de Cristo e esse amor leva-nos a tomar grandes escolhas e renunciar grandes sonhos e propósitos mediante uma fé que transforma.

Alguém com um sorriso lindo no rosto corre em sua direção, com ambas as mãos escondidas atrás do próprio corpo, esse alguém pede que você escolha uma das mãos ...


Vamos lá !!! Escolha uma delas !!! 


Primeiro a surpresa, depois o momento de decisão: qual das duas escolher? Dois caminhos ... uma dúvida seguida de uma escolha que lhe dará um resultado.


Desde muito cedo, escolhas nos são oferecidas pela vida e, invariavelmente, sendo o leme condutor dela. Escolhemos caminhos, coisas, rumos, pessoas ... Escolhemos e somos escolhidos. Se deixarmos de escolher, acabamos sendo guiados pela escolha de alguém com mais determinação e seguimos em frente, até o ponto de nossas vidas onde nos damos conta que houve uma escolha errada.


Sempre há tempo para novas escolhas mas não há como apagar marcas de uma escolha pouco sábia. Aprendemos escolhendo. 

Ensinamos com nossas escolhas. Conhecemos novos caminhos com escolhas pessoais ou escolhas do Outro. Sorrimos ou sofremos com essas escolhas...


As escolhas são diárias, portanto, as oportunidades para novos rumos são também diárias. A escolha é sua, é minha, é de todos que querem realmente. Criamos nosso futuro diante de novas escolhas. Repetir escolhas insensatas é permanecer numa situação que pouco (ou nada), nos acrescenta enquanto Seres. Somos quem escolhemos ser ... se formos obedientes é por quer permitimos o seu poder em nossas vidas.


I. OBEDIÊNCIA MEDIANTE A FÉ


1 – as vantagens de amar a Deus


Se alguém um empresário muito rico perguntasse para você hoje, o que gostaria de ganhar sem precisar tirar um tostão do seu bolso? Como você se sentiria? talvez pedisse um carro novo uma casa grande ou outras coisas e acredito que você ficaria muito agradecido. Agora imagine o Criador do universo que te criou o que Ele não pode te dá? Mais que uma casa ou um carro novo, mas um novo coração, uma nova oportunidade de vida. As vantagens são imensas os benefícios do amor da paz e da  alegria torna o cristão feliz.

Por isso, quando pedirmos algo ao Senhor, devemos sempre lembrar de que Ele estará esquadrinhando nosso coração enquanto pedimos, analisando o tamanho da nossa fé. E mesmo que não vejamos a manifestação do seu poder em nossas vidas devemos continuar crendo e obedecendo a sua voz... tendo a certeza de que Ele tem o melhor para nós, no tempo certo. Se algo ficou sem solução, deixe na beira da estrada da vida e continue seu caminho... Entregue para Deus e confie, mas siga enfrente.. com fé e obediência . 


a)  (I Cor 8.3) Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.

"Deus conhece os que lhe amam".


b)- (I João 2.15) Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

"O pai não ama os que amam o mundo".


2-deus não negou seu filho como holocausto


a) (Romanos 12.1) Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

"Deus nos requer o sacrifício vivo".


b) (Mateus 10.33) Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

"O que nega a Cristo, é negado por ele".


II. FÉ UM EFEITO DUPLA AÇÃO


1 – a fé em cristo nos dar poder na provação


Tudo pela fé... Quando pedimos algo, creio que Deus esquadrinhe o nosso coração, como a sua Palavra mesmo diz, e procure nele a fé, e conforme o que Ele ache nos concede.

 É pela fé !!! Por isso quando oramos devemos dizer ao final : “... é o que pedimos e já te agradecemos, em nome de Jesus”. Quando Abraão Foi testado, ele e nunca pensou em desistir sua fé confortava-lhe o coração mesmo na perca de seu filho amado. 


a) (Hebreus 11.1) Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

"Firme Fundamento".


b) (Hebreus 11.6) Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

"Sem fé não agrada a Deus".


c) (Romanos 10.17) Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

"Fé vem pelo ouvir".


d) (Atos 16.31) Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

"Crê e será salvo tu e tua casa".


2- bênçãos recebidas mediante a obediência e a fé


a) (Gênesis 22.17-18) Que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

“Te abençoarei por Ter obedecido a minha voz”.


b) (Mateus 11.28-29) Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

“Vinde a mim”.


CONCLUSÃO: 


A verdadeira obediência é fruto do amor. Paulo escrevendo aos Romanos 13:10, assim afirmou: "de sorte que o cumprimento da lei é o amor". Jesus relacionou de forma muito clara a ligação do amor e da obediência. 


Em suas orientações finais aos discípulos, pouco antes de Sua morte, Ele disse: "Se me amais guardareis os meus mandamentos". São João 14:15 "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço". São João 15:10 


Com estas colocações, Jesus não deixa dúvida alguma com respeito a esse assunto. A obediência genuína, tem como fonte geradora o amor . O amor verdadeiro se manifesta através de atos de amor, através da obediência. 


ILUSTRAÇÃO:


Certa vez, um Pai disse a seu Filho amado: 
Faz o que eu te peço. 
E o Filho disse: 
Sim Pai, tudo que pedirdes eu faço. 
Então, o Filho foi fazer a vontade do Pai, e durante a vida ele obedeceu todas as ordens fielmente. 
Até que um dia, o Pai pediu algo impossível, que iria doer muito, um sofrimento inefável, sem igual, por uma causa quase perdida, então o Filho disse: 
"Se possível Pai, afasta de mim esse cálice, mas, que seja feita a tua vontade, e não a minha"... 
Então, ele foi Traído, Preso, Açoitado, Humilhado, Cuspido, Julgado e Condenado por crimes que nunca havia cometido... 
Ele pegou uma cruz, que deveria ser Minha e Sua, e trilhou o caminho de dores, sendo morto, mesmo inocente, por cada um dos Nossos pecados. 
Apesar de todo o sofrimento, ele fez a vontade do Pai. E por isso, hoje, eu posso contar essa história. Porque alguém, um dia, resolveu enfrentar a cruz e passar por todas as dores conhecidas para vencer no meu lugar, e no seu lugar também.


APELO: 

Olhe agora para a cruz, e pense em tudo que Jesus Cristo fez por você, e o quanto você tem feito por Ele, o quanto Ele lhe amou e ainda ama, e o quanto você o ama. 
Pense.... Não tire os olhos daquela cruz , e pense... 
Ele deu a vida por você. Agora, em gratidão e amor, entregue a sua vida a Ele, e deixe-o guiar seus passos, chame-o para entrar em sua vida e fazer morada, entregue-se, como Ele se entregou por amor a você, deixe-o tomar conta do seu ser, e aprenda com Ele, como viver uma Nova Vida.