164 A REALIDADE DA MORTE

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Mortalidade da alma.


OBJETIVO: Levar a igreja a entende a doutrina da morte


TESE:  A morte é semelhante ao sono


TEXTO: Eclesiastes 9:5


INTRODUÇÃO:


Uma das descobertas mais desagradáveis da infância é quando uma criança percebe que ela vai ter que morrer um dia. Esse quadro agravasse ainda mais quando o ser humano em seu estado adulto não consegue realizar-se profissionalmente ou atingir seus sonhos isso na vida emocional coisas como casar ou ter filhos etc... O fato é, se a faixa etária de vida hoje é de setenta e cinco a oitenta anos quem chega aos quarentas sem construir família ou ter pelo menos um  emprego, percebe que chegou na metade e a única coisa certa que ele tem em sua vida agora é a morte. 


As pessoas que não tem um relacionamento pessoal com Deus limitam-se a pensar na morte como um fator definitivo.E não como um sono provisório ocorrido entre o almoço e o trabalho, porém o esse é um tema muito mais profundo do que muita gente pensa. A morte não é o fim. 


O homem foi feito para viver eternamente. Morte significa “Separação”; separação entre fôlego divino e o corpo. O corpo vai para a sepultura; e o fôlego para Deus que o deu: Porem o presente momento causa a diferença de onde vamos estar depois dela por ocasião da segunda vinda de cristo teremos uma vida eterna lá no céu ou uma morte definitiva.


I. A MORTE REALIDADE FÍSICA

1-Uma morte que causa separação ao homem

a) A morte física também é uma separação. Quando o corpo está separado do espírito, ele está morto (Tiago 2:26). Eclesiastes 12:7 nos diz que isto é o que acontece no fim da vida física: "O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu". 

b) Para o cristão, as ESCRITURAS SAGRADAS são a maior autoridade em matéria de religião. E isso é afirmado, mantido e sustentado por JESUS CRISTO e Seus seguidores, em várias partes. (Veja-se João 5:39; Lucas 16:17; Mateus 22:29; Romanos 1:16; 1 Tessalonicense 2:13). Logo, para esclarecer as dúvidas com respeito à MORTE, ninguém melhor do que o próprio Criador para falar!...

c) JESUS, quando Lázaro morreu, disse que ele estava dormindo (João 11:11-13). E este mesmo conceito foi ensinado por Paulo, o apóstolo dos gentios, na sua Primeira Epístola aos Tessalonicenses, capítulo 4, verso 13, onde diz: "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança."

Em sono profundo está-se inteiramente inconsciente; o tempo passa sem se sentir; e as funções mentais, que estão ativas quando se tem consciência, ficam suspensas.

d) Outra idéia que a Bíblia transmite, é que quando a pessoa morre, ela deixa de ter qualquer emoção, sentimento, ação ou coisa parecida. Eclesiastes 9:5 e 6 afirmam o seguinte: "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisas nenhuma, nem tão pouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol."


II. A MORTE REALIDADE ESPIRITUAL

1-Uma morte que causa separação de Deus

a) Sabendo  que a morte é uma separação. Podemos entender este fato claramente, considerando como a Bíblia descreve a morte espiritual. Comecemos no livro de Gênesis, onde encontramos pela primeira vez o conceito de morte. 

b) Quando Deus disse a Adão que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele revelou que a conseqüência da desobediência seria a morte no mesmo dia do pecado (Gênesis 2:17). Com certeza, Deus cumpriu sua promessa sobre a conseqüência do pecado, porque ele sempre fala a verdade e nunca quebra uma promessa. Por causa do pecado do casal original, Deus expulsou-os do Jardim do Éden (Gênesis 3:23-24). Mesmo tendo Adão vivido, em seu corpo físico, por 930 anos, ele e sua esposa morreram no dia de seu pecado, no sentido de que eles foram separados de Deus. A morte espiritual é a separação de Deus. 

c) O caso de Adão e Eva nos ajuda a entender que é possível está fisicamente vivo, enquanto morto espiritualmente (veja Efésios 2:1-6, por exemplo). A razão para esta morte espiritual esta separação de Deus é sempre a mesma. Separamo-nos de Deus pelo nosso próprio pecado (Isaías 59:1-2).


III. A MORTE A SAÍDA DIVINA

1- O ato de misericórdia de Deus

a) O ser humano precisa preparar-se para entrar na eternidade. O profeta Amós escreveu “prepara-te para te encontrares com o teu Deus” (Amós 4:12). Após a morte, teremos um inevitável encontro com Deus. Ele há de pedir conta da nossa vida aqui (Eclesiastes 3:15). Você está preparado para encontrar-se com Deus? Sua religiosidade não poderá esconder seus pecados. Tampouco suas boas obras negarão o fato de seus pecados cometidos contra Deus. Deus aprecia aquilo que é bom, mas também julga o pecado, pois, ele é santo e justo.

b) A Bíblia afirma que não. A profeta Isaías, capítulo 38, versos 18 e 19 esclarecem este assunto da seguinte forma: "A sepultura [e o seu ocupante] não te pode louvar; nem a morte glorificar-Te; não esperam, em Tua fidelidade os que descem `a cova. Os vivos, somente os vivos, esses Te louvam como hoje eu o faço."

O salmista também sustenta esse mesmo ensinamento, quando escreve: "Os mortos não louvam o senhor; nem os que descem à região do silêncio"(Salmo 115:17).

Alguém deseja saber o que significam os vocábulos "espírito" e "alma"...

A palavra "espírito" (em hebraico é RUACH, e em grego é PNEUMA) significa, na Bíblia, "fôlego", "respiração"; "vida"; "faculdades morais"; "caráter", "pensamento", "sentimento"; "ânimo", "energia"; "hálito vital", etc.

Por sua vez, "alma" (do hebraico NEPHESH, e do grego PSYCHE) é traduzida na Bíblia por: pessoa, corpo, vida, coração, ser.


CONCLUSÃO:

Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e tirando pecado tira a morte Ele diz eu vim para que tenham vida e vida em abundancia Ele é a estrela da manhã de cada alma 

Através de Sua morte Ele satisfez a Lei de Deus, quebrada pelo pecado. Aqui há um argumento poderoso para aqueles que não aceitam a lei. Se a lei de Deus pudesse ser deixada de lado, Cristo não precisava ter morrido para satisfazer à lei de Deus quebrada pelo pecado. Gálatas 3:13, Salmo 46:6-8 

Ele, pela Sua obediência até a morte, engrandeceu a lei de Deus. Isaias 40:19-21, Lucas 16:17 

Jesus estava dizendo é que, se alguém almeja a salvação eterna junto com Ele, no reino do Pai, terá de morrer para a sua própria vida ou para os seus próprios valores, porque estes não levam ninguém ao Pai. Na volta de Cristo à esta terra é que será conferida a imortalidade aos que pela graça de Deus se tornarem dignos dela. O Salvador voltará com poder e glória, para buscar o Seu povo. "E se eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também." João 14:3 

Quando Jesus aparecer nas nuvens dos céus, Ele fará ressurgir os mortos que dormiram no Senhor. Aqui nesta terra, mesmo os que recebem a Cristo no coração continuam sujeitos à morte. Mas esta morte não será eterna. Ela é um estado transitório. "Quem crê em mim" disse Jesus, ainda que morra viverá." João 11:25

Ao erguer o Seu povo do túmulo, no dia final, o divino Salvador lhes conferirá imortalidade.

Ele dará vida imortal a todos os remidos, aos que provaram a morte e foram ressuscitados, e aos que estiverem vivos naquele dia. 

Descendo ao nível do homem e dando a Sua vida em expiação pelas transgressões do homem, Cristo proveu cura para a doença que traz a morte eterna, a doença do pecado. Cristo salva do pecado e dá-nos vida, vida imortal.


APELO: 

Aceite o que ele comprou com o Seu próprio sangue. A Vida Eterna. Aceite hoje o Salvador Jesus Cristo. "Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida, aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." I João 5:11-12