156 VOCÊ PODE SER RESTAURADO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Transformação de vidas.


OBJETIVO: Conscientizar a igreja de que Cristo ama o pecador e interessa-Se por ele


TEXTO: Jo 5:1-14.


TESE: Cristo ama o pecador.

INTRODUÇÃO:


Dentre as várias lições aprendidas no capítulo 5 de João, está a do incomensurável amor de Jesus pelo pecador. Mas, quais as ações comprovadoras desse amor?


I. Vai Até o Pecador (v. 6)


Seguindo a cronologia de João, essa era a segunda vez que Jesus ia a Jerusalém. Nessa, Ele não foi primeiro ao templo, como da outra vez; mas ao tanque de Betesda. Neste local, jazia muitos enfermos, e Jesus deslocou-Se até um homem que era paralítico há 38 anos.

1) “Sabendo que estava assim há muito tempo” (v. 6)

Jesus sabe tudo acerca dos homens: suas necessidades, suas aflições, seus desejos.


II. Soluciona o Seu Problema.

1) Depois de autorizado

Primeiro Jesus pergunta: “Queres ser curado?” (v. 6). O homem havia esperado 38 anos, e poderia ter perdido a esperança. “Podia haver sucedido que no mais íntimo de seu coração se sentia satisfeito de prosseguir sendo um inválido, porque se fosse curado teria que enfrentar todo o peso da vida e assumir todas as responsabilidades”.

O paralítico compartilhava a crença comum das propriedades terapêuticas da água agitada (fenômeno real, mas não sobrenatural). Assim, aceita o oferecimento de Jesus em termos de Suas próprias idéias, como mostra o v. 7.


2) Jesus o Cura (v. 8-9)

“Levanta-te, toma o teu leito e anda” (v. 8).

“Imediatamente o homem se viu curado” (v. 9)

Ellen White diz que a fé do homem apoderou-se daquelas palavras, cada nervo e músculo vibra de nova vida, e a energia da saúde enche-lhe os membros paralisados. Sem dúvida determina-se a obedecer-lhe a vontade. Pondo-se repentinamente de pé, sente-se um homem no gozo de suas atividades.


III. Mostra-lhe o Caminho a Seguir (v. 14)

“Não proves mais”

Jesus expressou-lhe essas palavras no reencontro que ocorreu no templo. Ellen White diz que o ex-paralítico foi ao templo oferecer uma oferta pelo pecado, e também uma de ação de graças pela grande mercê recebida.

O Comentário Adventista acrescenta que “sua resposta em Betesda à ordem de Jesus: “Levanta-te, toma o teu leito, e anda”, havia sido uma resposta de fé, o começo de uma saúde tanto espiritual como física”.

“Por meio da mesma fé podemos receber cura espiritual. Fomos, pelo pecado, separados da vida de Deus. Temos a alma paralítica. Não somos, por nós mesmos, mais capazes de viver vida santa, do que o era aquele homem de andar”.


CONCLUSÃO:

Portanto, o relato da cura do paralítico de Betesda evidencia o amor divino pelo pecador, pois Jesus:

- Vai até o pecador;

- Soluciona seus problemas, respeitando seu livre arbítrio;

- Mostra-lhe o caminho a seguir.


APELO:

Quantos, conscientes do amor e interesse de Deus por nós, gostariam de pedir que Ele cure suas paralisias espirituais?

Coloque-se de pé.