154 O IRMÃO EPAFRODITO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Serviço para Deus.


OJETIVO: Levar a igreja a envolver-se mais na causa de Deus


TEXTO: Fp 2:25-30


TESE: Epafrodito, exemplo de zelo a ser seguido.


INTRODUÇÃO:


Epafrodito (latim, “atrativo”, “fascinante”, “encantador”) era um dos amigos colaboradores do ministério de Paulo. Durante sua carreira cristã teve muito zelo e dedicação pela causa do Senhor. Zelo tal que tornou-se um exemplo bíblico a ser seguido. Mas por que? Vejamos no texto.


I. Paulo Testemunhou a Seu Respeito

1) “Meu irmão” (v. 25)

Indicando que o referido é um participante de sua fé.


2) “Cooperador na obra” (v. 25)

“Epafrodito havia sido o portador de um presente (Fp 4:18) da igreja para Paulo e havia servido bem aos apóstolos durante sua permanência com eles”.


3) “Companheiro nos combates” (v. 25)

“Como estava em liberdade podia realizar trabalhos que Paulo não podia; portanto, pode haver sofrido perigo, e por isso merecia a descrição de ‘companheiro nos combates’”.


4) “Mensageiro” (v. 25)

Ele foi enviado pela igreja de Filipos até Paulo, que provavelmente estava preso em Roma, pois “a forma tradicional de datar a carta associa-se ao cativeiro do apóstolo em Roma (At 28:16, 30)”. Essa missão era especial – ele deveria levar ajuda para Paulo (Fp 4:18).


II. Teve uma Dolorosa Experiência no Ministério

1) Esteve mortalmente doente (vv. 26-27)

Não há indicação de qual foi a doença, mas foi grave, pois esteve a ponto de morrer. Por isso, Paulo o enviou de volta a Filipo. Evitando uma tristeza sobre tristeza (v. 27), pois o seu encarceramento era uma, e se Epafrodito morresse era outra.


2) Devido à compaixão de Deus, foi curado (v. 27).


III. Paulo pediu que a igreja o estimasse (v. 29)

“Este grande elogio dedicado a Epafrodito  destaca um importante dever quanto ao trato que deve dar-se aos que têm um caráter nobre. É um dever cristão respeitar os virtuosos e piedosos, e especialmente, honrar aos que têm sido fiéis à obra do Senhor”.


ILUSTRAÇÃO:

Durante muitos anos o irmão João de Liontino foi um zeloso cristão na causa do Senhor. Missionário, realizou conferências, fundou igrejas, dirigiu-as e levou muitas pessoas aos pés de Cristo. No final do ano 2000, o irmão João foi acometido por um derrame, que o deixou fraco, dependente de auxílio para locomover-se, sem clareza no falar, entre outras seqüelas.

Desde então, a igreja tem orado e realizado visitas ao irmão João, oferecendo-lhe empatia, apoio e ânimo. No início do corrente ano, tive a oportunidade de participar em sua casa de um culto de gratidão pela manutenção de sua vida.

A conduta da igreja para com este irmão é uma demonstração de respeito e reconhecimento pelo que ele fez, e também um apoio para que ele continue firmado em Cristo.

Assim como Epafrodito, o irmão João deixou um exemplo de fé, dedicação e zelo pela causa do Senhor.


CONCLUSÃO:

O zelo pela causa do Senhor, demonstrado por Epafrodito, é um exemplo a ser seguido, porque Paulo o testemunhou (meu irmão, cooperador, companheiro e mensageiro). Pois ele permaneceu firme diante de uma dolorosa experiência no ministério (uma doença mortal); mas devido à compaixão de Deus foi curado; e também a pedido de Paulo foi honrado pela igreja de Filipos.


APELO:

Os que gostariam de, a exemplo dos irmãos Epafrodito e João, envolver-se mais no trabalho do Senhor, e também ser um exemplo de zelo pela causa, coloque-se de pé.