151 VAMOS TRABALHAR

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Trabalho missionário.


OBJETIVO: Levar a igreja ao trabalho missionário.


TEXTO: Mateus 28:19


TESE: A igreja tem uma missão.


INTRODUÇÃO:


Em Gênesis 1:2, diz que a terra era “sem forma e vazia”. Quantas pessoas existem hoje no mundo que podemos usar essa expressão, sem forma e vazia, pois uma pessoa que não tem Cristo em seu coração, ela não tem conteúdo, não passa de um ser sem forma e vazia.


A maior de todas as honras concedidas por Deus ao homem, foi dar-lhe o privilégio de tornar-se seu representante e embaixador na terra, seu mensageiro de salvação a um mundo à perecer.


I. Salvar Almas


1- “A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação de homens, foi organizada para servir e sua missão é levar o evangelho. Aos membros da igreja a que ele chamou das trevas para sua maravilhosa luz, compete manifestar sua glória.”

Essa é a grande tarefa que a igreja tem, levar Cristo aquelas pessoas que não o tem ainda. Deus move homens em posição humilde, a que declarem a mensagem da verdade presente. Deus sempre chamou e chama homens e mulheres para enfileirarem nesta obra tão sublime.

2- Deus sempre chama homens ocupados para fazer seu trabalho, como por exemplo:

a) Moisés quando chamado, pastoreava ovelhas de Jetro.

b) Gideão trabalhava com trigo.

c) Saul, na ocasião procurava os animais de seu pai.

d) Eliseu, arava o solo com 12 juntas de bois.

e) Pedro e André, pescavam no mar da Galiléia.

f) Mateus, cobrava impostos em sua coletoria.

g) Dorcas, sempre foi uma senhora muito ocupada.

Não devemos dizer que não temos tempo para o trabalho, pois Deus confia a todos nós cristãos.

Paulo disse: “Ai de mim se eu não pregar o evangelho.” (I Co. 9:16). Paulo sentia que tinha que fazer alguma coisa nesta obra. Possuía uma mensagem que devia ser dada, e ele tinha uma grande preocupação com os homens, que não tinham a mensagem ainda.

3- A igreja primitiva era uma igreja essencialmente evangélica, porque testemunhava. Cada membro tornava-se uma testemunha e o evangelho era espalhado cada vez mais forte.

“Tão depressa uma pessoa se chegue a Cristo, nasce-lhe no coração o desejo de testemunhar aos outros, que precioso amigo encontrou em Jesus, a salvação e santificante verdade não lhe pode ficar encerrada no coração.”

Com essa declaração podemos dizer que, aquele que não tem a disponibilidade de pregar o evangelho, é porque não experimentou a verdadeira transformação.


II. Sendo Atalaia


1- Ezequiel 33:1-9 - No tempo do antigo Israel era escolhido algumas pessoas que seriam atalaias. O que eram e qual o papel dos atalaias?

Os Atalaias ficavam em cima do muro de uma cidade, vigiando, pois naquela época existia os ataques às cidades. A função dos atalaias era, quando vissem os inimigos vinham atacar a cidade eles tocavam as trombetas, e assim os moradores da cidade se despertavam e saiam para lutar.

A tarefa era de grande responsabilidade, pois se o atalaia dormisse, e ao vir o inimigo ele estaria desapercebido não tocava a trombeta e a cidade fosse tomada e resultasse em muitos mortos, naquela cidade, o sangue dos mortos clamaria sobre o atalaia, ou seja, ele seria morto, pois não tinha avisado sobre o ataque. Mas, se viesse o inimigo e o atalaia tocasse a trombeta, mas tivesse alguém que se acomodasse e não se preparasse para a batalha e viesse a morrer ele era culpado da sua própria morte, pois ouviu o toque, mas não se preparou.

2- Nós somos os atalaias da atualidade. Jesus nos deu essa missão em Mateus 28:19, “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...”

O mundo está esperando uma destruição total, onde o inimigo e os que não estão preparados para o ataque perecerão. Qual é a nossa tarefa? sair pelo mundo a fora tocando  a trombeta que é a pregação do evangelho dizendo ao povo que o ataque está para acontecer. Se uma pessoa que houve a toque da trombeta, mas não se prepara e vir a perecer, ele é culpado da sua morte, mas se alguém vir a morrer por falta do toque da trombeta, o atalaia será achado em falta e morrerá também, pois não foi responsável em tocar a trombeta.

“Maravilhosa é a obra que o Senhor se propõe a realizar, por intermédio de sua igreja; todos aqueles cujos os corações Cristo habilitar, cada um que mostre o seu amor ao mundo perdido; é um cooperador de Deus, para benção da humanidade.”

Todo cristão já nasce na igreja como um missionário. com essa afirmação, podemos dizer que aquele que não prega o evangelho não é cristão.


ILUSTRAÇÃO:


Um certo homem evangélico, achava que não tinha tanta necessidade assim de pregar o evangelho, e vivia acomodado, e esporadicamente era que pregava.

Aquele cidadão era bombeiro, e um certo dia receberam um denúncia de um incêndio. Alguns bombeiros entraram em viaturas e seguiram rumo ao incêndio. Aquele homem evangélico estava no meio do salvamento. Ao chegar na casa, viu que tinha gente dentro da casa que pegava fogo. Mais que depressa providenciaram a retirada daquelas pessoas da casa. Depois do fogo apagado, terminou seu período de trabalho e foi para casa. Ao chegar em casa contou para a mulher a difícil tarefa que cumprira.


Dando os detalhes de como foi o salvamento, falou das pessoas que estavam presas na casa. A mulher sabendo da resistência dele em pregar o evangelho disse: Vocês tiveram a responsabilidade de livrar aquelas pessoas do fogo que vocês puderam controlar, imagine a responsabilidade que temos de tirar as pessoas do fogo eterno que ninguém contou, a não ser Deus.

Confabulando consigo mesmo o homem disse: De hoje em diante tirarei quantas pessoas eu puder do fogo eterno. Aquele homem de fato assumiu o seu papel de cristão e tornou-se um grande evangelista.


CONCLUSÃO:


Portanto, podemos dizer que temos uma grande responsabilidade com as pessoas que estão despreparadas para o ataque do inimigo. Devemos tocar a trombeta a toda hora a todo instante e levar a mensagem do evangelho eterno para quem não conhece, pois, se alguém perecer por causa da nossa irresponsabilidade, pereceremos também.


APELO:


Quantos gostariam de assumir o papel de verdadeiros Atalaias e ir pelo mundo a fora tocando a trombeta, livrando pessoas do fogo eterno?